Faleceu nesta sexta-feira, 11 de dezembro de 2020, o senhor Alaíres Dias de Freitas(86 anos), conhecido popularmente por "Seu Lalá". Ele já vinha doente há alguns anos, e infelizmente partiu hoje.
Lalá era uma referência na cultura do município, grande contador de fatos da história, da política, da religião, do futebol apodiense.
Nascido no dia 13 de novembro de 1934 na cidade de Apodi - RN, era filho do saudoso casal Domingos Freire de Freitas e Adolphina Carmina Dias. Era neto paterno de Pedro Advincula Freire da Silveira e Cherubina Benvinda de Freitas. Neto materno de Hermino Tolentino Alves de Oliveira e Petronila Pastora do Rosário.
Tinha apenas duas irmãs, as professoras Alvanir de Freitas Dias(in memorian) e Maria de Lourdes de Freitas Dias (in memoriam). Casou-se no dia 28 de Janeiro de 1958 com a Sra. Sebastiana Moreira de Lima Freitas (in memoriam) do qual nasceram 05 filhos: José Maria Moreira de Freitas, José Humberto Moreira de Freitas, José Ribamar Moreira de Freitas(in memoriam), Maria Luci Moreira de Freitas, Maria Lúcia de Fátima Moreira de Freitas e José Antônio Moreira de Freitas.
Sendo de uma família bastante religiosa, quando criança foi coroinha, depois tornando-se ajudante de sacristão ajudando em todas as tarefas da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista em Apodi – RN. Trabalhou desde sua infância carregando banana do brejo do Apodi, hoje Felipe Guerra em lombo de jegues para ajudar a família, foi agricultor, pedreiro, verdureiro, churrasqueiro, chamador de bingo, pindoré, leiroeiro desde os 14 anos de idade por mais de quarenta anos.
Teve uma grande participação no esporte da cidade o qual jogou nos times de futebol que existiam como Centro Esportivo Apodiense e Moto Esporte Clube sempre participando dos campeonatos existentes na região, depois de alguns anos trabalhou como técnico, roupeiro. Homem de muita fé, gostava de participar do terço dos homens na Igreja Matriz de Apodi e enquanto pode frequentava todas as missas e eventos da paróquia.
Era membro da Academia Apodiense de Letras(AAPOL), cadeira nº 7, que tem como patrona, sua irmã, a saudosa professora Alvani de Freitas Dias.
*Blog Fatos de Apodi.
Parabéns Francisco Verissimo, por sempre lembrar das pessoas apodienses das Antigas, assim não perdemos nossas origens 👏👏👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluirParabéns Francisco Verissimo, por sempre lembrar das pessoas apodienses das Antigas, assim não perdemos nossas origens 👏👏👏👏👏👏👏👏
ResponderExcluir