terça-feira, 28 de abril de 2020

Leôncio Nogueira: legado de luta e amor


LEÔNCIO NOGUEIRA DE MORAIS, residente e domiciliado no Sítio Carrilho, zona rural do município de Apodi-RN, nasceu no dia 28 de abril de 1949, filho do casal de agricultores João Epitácio Nogueira e Sebastiana Duarte de Morais, no qual tiveram dez filhos, sendo que Leôncio é o primogênito dos homens.

Desde cedo, Leôncio teve a sua infância cravada pela responsabilidade do cuidar e ajudar ao seu genitor e agricultor João de Tatão, sempre juntos buscavam produzir o sustento de toda a sua família, ele sempre foi um jovem carismático e disposto a ajudar a todos que estava ao seu lado, e com isso, não teve a oportunidade e o incentivo de frequentar os bancos escolares e conhecer o mundo letrado e ser alfabetizado. As suas raízes encravadas no sitio e amor pelo seu pai fez ele permanecer morando na zona rural e cuidando da pessoa mais importante de sua vida, seu pai, que até hoje lembra e chora com saudades.

Nesse ensejo, o jovem agricultor apaixona-se pela adolescente Ozenira de Morais Nogueira e no dia 24 de junho de 1972 é celebrado o seu matrimonio. Desse amor entre os dois brotam seus cravos e rosas para alegrar o jardim da sua residência, os filhos são a maior prova de amor de um casal e assim nasceram: Laecia Nogueira de Morais(microempreendedora), Lindocastro Nogueira de Morais(advogado), Leila Silmara de Morais Nogueira(psicopedagoga), Liécio de Morais Nogueira(advogado), Leôncio Nogueira de Morais Filho(advogado) e o caçula João Paulo Nogueira de Morais(advogado).

Ao lado da sua amada, a agricultora Ozenira que sempre foi uma mulher de batalha, perseverança e força e união, buscava na sua rotina diária cuidar dos seus seis filhos e ajudar ao seu esposo na agricultura, sempre com a sua inchada (ferramenta) acunhada e seu balde ajudava ao seu amado a plantar e colher os alimentos para saciar a fome da sua família. Embora ambos analfabetos, mas não mediram esforços e tinham a missão de educar com todo carinho e respeito os seus filhos no ceio familiar e de conduzi-los ao mundo da alfabetização. As suas lutas foram constante para que seus filhos tivessem acesso a maior riqueza que um pai pode deixar para os filhos, que é o universo do estudo, do caráter e da ciência e que jamais alguém na sociedade roubara.

Portanto, Leôncio Nogueira é exemplo de amorosidade, caráter, humildade, serenidade e todas essas características faz ele ser um homem de LUZ, admirado e amado por todos que tem o prazer de conviver e interagir com ele. Com isso, almejamos que cada filho (a) nesse universo tivesse a oportunidade de ser criado, educado e conduzido pelo amor, carinho e determinação de seu Leôncio Nogueira de Morais. 

Você é nosso maior orgulho, Leôncio Nogueira de Morais.

Sitio Carrilho - Apodi/RN, 28 de abril de 2020              

Escrito por Leila Silmara de Morais Nogueira (filha) 


Postado por Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Termo de posse do prefeito Francisco Holanda Cavalcante, 1948


Termo de compromisso que presta o candidato eleito para o cargo de Prefeito 

Aos vinte e dois(22) dias do mes de abril do ano de mil novecentos e quarenta e oito(1948) nesta cidade de Apodi, no Salão nobre da Prefeitura Municipal, pelas quinze e meias horas, ai reunido o conselho de vereadores, pela unanimidade de seus membros, presente também o Vice-Prefeito, já compromissado e empossado, em cerimonia presidida pelo Doutor João Epitácio Fernandes Pimenta, Juiz de Direito da Comarca e Juiz Eleitoral desta 27º Zona, instalada no dia 14 do corrente mez, o qual presidida a sessão por especial convite de seu Presidente efetivo, compareceu o cidadão Francisco Holanda Cavalcante, a quem o Doutor Juiz Presidente, digo, a quem a Camara Municipal por intermédio do Dr. Juiz Presidente, deferiu o compromisso de "mui fielmente cumprir os dispositivos das Constituições Federal e Estadual, zelar pelo bem estar da familia e trabalhar pela prosperidade do Município". Aceito este compromisso de maneira solene pelo candidato eleito, foi o mesmo lido em vós alta, ia seguir lavrou-se o presente termo que vai assinada pelo Presidente, pelos membros da Câmara Municipal e pelo o compromissado. Do que para constar, eu Agostinho Sancho de Oliveira, secretário efetivo da Mesa o escrevi e subscrevi. 

Apodi, 22 de abril de 1948. 
João Epitacio Fernandes Pimenta
Julio Marinho
João Batista de Melo 
José Olegário de Oliveira
Manoel José Dantas
João Alves de Oliveira Maia
Domingos Freire de Freitas
José Albino Gurgel
Cicero Monteiro Cavalcante
Eudóxio Magno de Oliveira
Agostinho Sancho de Oliveira
Antônio Lopes Filho
Francisco Holanda Cavalcante

FONTE: Livro de  Atas da Câmara Municipal de Apodi/RN 

Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

Termo de posse do vice-prefeito Antônio Lopes Filho, 1948


Termo de compromisso que presta o candidato eleito para o cargo de Vice-Prefeito. 

Aos vinte e dois(22) dias de Abril de 1948 de mil novecentos e quarenta e oito(1948), no salão nobre da Prefeitura local, pelas quinze(15) horas, estando reunida a Camara Municipal com a unanimidade de seus membros, ainda presidindo a cerimonia de instalação desta mesma Camara Municipal, o Doutor Zacarias Gurgel Cunha, ai compareceu o cidadão Antonio Lopes Filho, a quem a Camara, por intermedio do Drº Juiz Presidente deferiu o compromisso de "mui fielmente cumprir os dispositivos das Constituições Federal e Estadual, zelar pelo bem estar da familia, e trabalhar pela prosperidade do Município". Lido este compromisso em vós alta, foi o mesmo aceito de maneira solene pelo candidato eleito para o cargo de Vice-Prefeito, sendo a seguir lavrado o presente termo, que depois de lido e achado conforme vai assinado pelo Juiz Presidente, vereadores e o compromissado. Eu, Agostinho Sancho de Oliveira, servindo como secretario provisorio, escrevi e subscrevi. 

Apodi, 22 de abril de 1948. 
Zacarias Gurgel Cunha
Julio Marinho 
João Batista de Melo
Jose Olegario de Oliveira
Manoel Jose Dantas
João Alves de Oliveira Maia
Domingos Freire de Freitas
José Albino Gurgel 
Cicero Monteiro Cavalcante 
Eudóxio Magno de Oliveira
Agostinho Sancho de Oliveira
Antonio Lopes Filho

FONTE: *Livro de Atas da Câmara Municipal de Apodi/RN 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

Termo de posse de Vereadores, abril de 1948


Termo de compromisso que prestam os candidatos eleitos para os cargos de vereadores 

Aos vinte dois (22) de Abril de novecentos e quarenta e oito (1948), pelas quatorze (14) horas, no salão principal da Edilidade local, onde se achava o Drº Zacarias Gurgel Cunha, Juiz Eleitoral e Presidente da Junta Apuradora, ai estando reunidos os candidatos eleitos para os cargos de veriadores, Julio Marinho, Manoel José Dantas, Domingos Freire de Freitas, João Alves de Oliveira Maia, José Olegário de Oliveira, João Batista de Melo, Agostinho Sancho de Oliveira, José Albino Gurgel, Cicero Monteiro Cavalcante e Eudóxio Magno de Oliveira, aos mesmos o Juiz Presidente deferiu o compromisso de "mui fielmente cumprir os dispositivos das Constituições Federal e Estadual, zelar pelo bem estar da familia e trabalhar pela prosperidade do Municipio". Lido este compromisso em vós alta, a seguir os senhores veriadores declararam assim prometer. E aceito por esta forma o solene compromisso, mandou o Dr. Presidente que se lavrasse este termo, que se assina com os veriadores. Eu, Agostinho Sancho de Oliveira, servindo como secretário provisório, o escrevi e subscrevi. 
Apodi, 22 de Abril de 1948. 
Zacarias Gurgel Cunha
Julio Marinho 
Manoel Jose Dantas
Jose Olegario de Oliveira
Domingos Freire de Freitas
João Alves de Oliveira Maia
João Batista de Melo 
Agostinho Sancho de Oliveira
José Albino Gurgel 
Cícero Monteiro Cavalcante
Eudóxio Magno de Oliveira

FONTE: Livro de Atas da Câmara Municipal de Apodi/RN 

Pesquosa: Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

sábado, 18 de abril de 2020

Vereadores de Apodi eleitos em 1948



Vereadores do município de Apodi/RN, eleitos no pleito de 21 de março de 1948(primeira eleição após o fim da Era Vargas)

Legislatura:
 22 de abril de 1948 a março de 1951

01. Júlio Marinho(PSD) - 186 votos

02. Agostinho Sancho de Oliveira(UDN) - 151 votos

03. Manoel José Dantas(PSD) - 145 votos


04. Cicero Monteiro Cavalcante(UDN) - 143 votos

05. João Batista de Melo(PSD) - 141 votos

06. João Alves de Oliveira Maia(PSD) - 129 votos

07. José Albino Gurgel(UDN) - 126 votos

08. José Olegário de Oliveira(PSD) - 122 votos

09. Domingos Freire de Freitas(PSD) - 120 votos

10. Eudóxio Magno de Oliveira Pinto(UDN) - 95 votos

Fonte:  Livro de Atas da Câmara Municipal de Apodi(CMA);
Cartório Eleitoral de Apodi - 35º Zona Eleitoral

OBS: O edil Agostinho Sancho de Oliveira era o representante do povoado de Pedra de Abelhas(atual cidade de Felipe Guerra); já os vereadores João Alves de Oliveira Maia e Cícero Monteiro Cavalcante representavam o distrito de Itaú(atual município de mesmo nome);  e o sr. João Batista de Melo levava a voz da população do povoado de Bom Lugar(atual cidade de Severiano Melo).

Pesquisa: *Francisco Veríssimo  - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

Pesquisar este blog

Facebook