terça-feira, 31 de março de 2020

Termo de posse do prefeito Izauro Camilo, 1963


"Têrmo de compromisso que presta o candidato eleito para o cargo de prefeito 

Aos 31 (trinta e um) dias do mês de Março do ano de 1963 ( mil novecentos e sessenta e três) pelas 16 (dezesseis) horas, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal do Apodi, estando ai reunido o Consêlho de Vereadores desta Câmara Municipal, com 10(dez) dos seus membros e sob a presidência do vice-prefeito compromissado e empossado o sr. Manoel Antônio de Souza, ai compareceu o cidadão Izauro Camilo de Oliveira a quem a Câmara Municipal por intermédio do Sr. Presidente deferiu o compromisso de "mui fielmente" cumprir os dispositivos das Constituições Federal e Estadual e os preceitos da Lei Orgânica dos Municípios zelar pelo o bem estar da família e trabalhar pela a prosperidade do Municipio. Aceito êste compromisso, de maneira solene, pelo candidato eleito, foi o mesmo lido em voz alta declarando-se dêsde já empossado. E a seguir lavrou-se o presente têrmo que vai assinado pelos Srs. Presidente, Vereadores e o Empossado. Do que, para constar, eu Francisco Chaves Sizenando, 2º Secretário a escrevi e subscrevi. 

Apodi, 31 de março de 1963 
Manoel Antônio de Souza 
Valdemiro Pedro Viana
Manoel Libanio da Silva
Francisco Silveira
Francisco Chaves Sizenando 
Bevenuto José de Paiva
Antonio de Oliveira Lima
João Crisóstomo da Gama
Celso Marinho de Oliveira
Izauro Camilo de Oliveira." 


FONTE: Livro de Atas e Termos de Compromisso da Câmara Municipal de Apodi/RN. 


*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

Termo de posse do vice-prefeito Manoel Antônio de Souza, 1963



"Têrmo de compromisso que presta o candidato eleito para o cargo de Vice-Prefeito 

Aos 31 (trinta e um) dias do mês de Março do ano de 1963 ( mil novecentos e sessenta e três) no salão nobre da Prefeitura Municipal do Apodi às 16 horas, estando  reunida a Câmara Municipal, com 10(dez) dos seus membros, ainda sob a presidência do sr. Manoel Libânio da Silva, 2º Vice-presidente em exercício de Presidente,  ai compareceu o cidadão Manoel Antônio de Souza, a quem a Câmara, por intermédio do Sr. Presidente, deferiu o compromisso de "mui fielmente"  os dispositivos das Constituições Federal,Estadual, zelar pelo o bem-estar da família e trabalhar  pela prosperidade do Município. Lido este compromisso em voz alta, foi o mesmo aceito de maneira solene, pelo candidato eleito para o cargo de Vice-Prefeito, sendo a seguir lavrado o presente têrmo que depois de lido e achado conforme vai assinado pelo o Presidente, Vereadores e compromissado. Eu Francisco Chaves Sizenando, 2º Secretário a escrevi e subscrevi. 

Apodi, 31 de março de 1963
Manoel Libanio da Silva
Valdemiro Pedro Viana
Francisco Silveira
Francisco Chaves Sizenando
Celso Marinho de Oliveira
João Crisóstomo da Gama
Antonio de Oliveira Lima
Bevenuto José de Paiva
Manoel Antonio de Souza."

FONTE: Livro de Atas e Termos de Compromisso da Câmara Municipal de Apodi/RN. 

OBS: Naquela época o vice-prefeito após ser empossado também acumulava automaticamente o cargo de Presidente da Câmara Municipal. 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

quarta-feira, 25 de março de 2020

Ata de posse do prefeito Major Joaquim Teixeira de Moura, 1944



Arquivo extraído da Câmara Municipal de Apodi. 

Pesquisa: Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi

OBS: É permitida a reprodução em outros meios, impresso ou virtual, desde que citada a fonte.

sexta-feira, 20 de março de 2020

Dodonha


MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA, conhecido popularmente como Dodonha, era um ser humano da melhor qualidade, humilde e muito apegada aos seus familiares, principalmente seus irmãos Chico Lúcio e Dodora.

Nasceu no dia 20 de março de 1952, filha de Sebastião Lúcio da Silva(Tião Lúcio) e dona Eugenia Pereira da Silva. Era casada e mãe de 02 filhos: Allan Donato e Uberlandio Donato Filho.

Dodonha foi professora na Escola Estadual Ferreira Pinto durante muitos anos, ao lado das amigas Conceição Sena e Marta de Xavier, depois ensinou Matemática e Geografia na Escola Professor Antonio Dantas e chegou a ensinar na escola Zenilda Gama.

Conceição, como era chamada por seus alunos, ensinou durante mais de 30 anos e dedicou a sua vida exclusivamente ao magistério, embora também fosse advogada, formada em 1980 na Faculdade de Direito de Sousa, atual Campus VI da Universidade Federal/PB.

Ela foi Presidente da Fundação Sebastião Lucio da Silva – FUNSEL – entidade de cunho sociocultural com atuação na Baixa do Caic,.

Conceição era uma pessoas simples, mas bastante vaidosa, amava andar elegante, usando calçados de saltos altos, bem maquiada e sempre com adereços de ouro, era muito querida pelos seus inúmeros amigos, com quem gostava de se encontrar pra um bom papo, regado de cervejinhas e boas risadas; ela era assídua frequentadora dos bailes de Tremendões, onde se divertia bastante com as amigas Albinha, Grazia, Zildete Sena, Aparecida de Fanhico, Aparecida de Caboclo e Leylla Carla..A grande amiga e confidente era Neide de Olavo, mãe de Patricia Lorena e Poliana Raposo, que as chamavam de tia Donha.

Dodonha era muito católica e chegava cedo à igreja para sentar sempre no mesmo banco e ao lado de Graças de Costa, Ritinha Almeida e Titico Sizenando.

Dodonha era uma doceira de mão cheia, talvez a única da família que herdou os saberes da tia Cotó; os seus doces foram destaques do livro de pesquisas “Sabores, Saberes e Fazeres da Chapada do Apodi” do professor Nilton Xavier do IFRN.

A professora Maria da Conceição Silva faleceu no dia 13 de maio de 2015 deixando uma imensa lacuna na vida dos seus familiares.


 Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

quinta-feira, 19 de março de 2020

Termo de posse do prefeito Lucas Pinto, 1946

 
 

"Ata da posse ao Prefeito deste Municipio, Lucas Pinto 

Aos 19 dias do março de mil novecentos e quarenta seis, nesta cidade de Apodi, Estado do Rio Grande do Norte, em o edificio da Prefeitura Municipal, em o salão de audiencias publicas, designado para a posse do prefeito recem nomeado, sr. Lucas Pinto pelas dezenove hor, digo este ai compareceu pelas dezenove hora, acompanhado do cidadão Francisco Xavier de Oliveira no exercio de Prefeito, e em minha presença exibiu o seguinte telegrama... "Dr Juiz Municipal - Apodi RN ciente nosso telegrama pt. Podeis dar posse Lucas Pinto indepedente apresentação titulo nomeação ou exibição orgam oficial - Saudação, Claudionor Andrade Secretario Geral. 
E depois de haver dado conhecimento de sua nomeação pelo decreto de 8 de março do ano em curso pelo Exmº Sr. Ubaldo Bezerra de Melo, Interventor Federal do Estado, assumiu o exercicio de seu cargo, na presença ao Exmº Dr. Euvaldo Poti Martins, Juiz Municipal, autoridade, funcionarios municipais e pessôa gradado municipio. 
E, para constar, lavrei a presente ata que vai assignada pelo empossado e de mais pessôas presentes. 
Eu, Francisco Raposo de Oliveira, respondendo pelo secretario, a escrevi e assigno. 
Apodi 19 de Março de 1946. 

Lucas Pinto 
Euvaldo Poti Martins
Francisco Xavier de Oliveira
Francisco Raposo de Oliveira
Carlos Borromeu de Brito Guerra
Solon Francisco Dantas 
Antonio Ferreira Pinto 
João Pinto 
Joaquim Augusto de Noronha
José Olinto Xavier
Francisco Alves de Oliveira
Sebastião Paulo Ferreira Pinto
Francisco Assis Pinto
João Gurgel Ferreira Pinto
Valdemiro Custodio da Silva
Pedro Paulo da Silva
Raimundo Nonato de Sousa
Aristides Pinto 
Francisco Monteiro 
Antonio da Silva Pinto 
João Rodrigues de França
Raimundo Maia
João Batista Dantas
João Batista Oliveira
Jose Filgueira de Assis
Frutuoso Marinho de Carvalho" 

FONTE: Livro de Atas da Câmara Municipal de Apodi/RN

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN 

domingo, 15 de março de 2020

Damião Rodrigues


FRANCISCO DAMIÃO FREIRE RODRIGUES, natural do Distrito de Melancias, município de Apodi/RN, nasceu no dia 16 de março de 1978, filho do casal João Rodrigues Neto e Maria do Socorro Freire Rodrigues. É  neto paterno de Raimundo de França e Dona Maria Rodrigues Filha. Neto materno de José Freire e Francisca das Chagas.

São seus irmãos: Manoel Freire, João Freire Rodrigues, Assis Freire, Xavier Freire, Francisco Freire, Raimundo Freire e Francisco  Cornélio Freire Rodrigues, Netinha Freire, Maria da Saúde Freire, Damiana Freire e Janaina Freire.

Iniciou seus estudos na Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira, Distrito de Melancias e cursou o ensino médio na Escola Estadual Professor Antônio Dantas, na cidade de Apodi.

É licenciado em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, e é Especialista em Linguística Aplicada pela mesma universidade. Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos pelo IFRN (2012). Possui Mestrado em Letras pela UERN(2013).

Foi professor da Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte de 1999 a 2009. Professor da Secretaria Municipal de Educação do Município de Apodi, de 2002 2007. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, lotado no Campus Apodi, desde setembro de 2009.

Damião foi diretor da Escola Estadual Sebastião Gomes de Oliveira, no Distrito de Melancias, em Apodi, no período de 2006 a 2009. Foi Coordenador de Cursos em Educação a Distância do Campus Apodi do IFRN de janeiro a outubro de 2013, e Diretor Acadêmico do IFRN/Campus Apodi, de novembro de 2013 a abril de 2016.

No dia 09 de dezembro de 2015 foi eleito Diretor-Geral do Campus Apodi, com  69% dos votos válidos,  para o período de 2016 a 2020, sendo inclusive o primeiro apodiense a exercer o respectivo cargo. Em 04 de dezembro de 2019, o professor Damião foi reeleito para o mesmo cargo, com 89,53% dos votos válidos, para atuar na gestão de 2020 a 2024. 

É casado com Maria Neires Barbosa Carvalho Freire, e dessa união nasceram os filhos: Raul Carvalho Freire(falecido aos  4 anos) e Maria Safira Rodrigues Barbosa.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

quarta-feira, 11 de março de 2020

Lei Municipal Nº 1605/2020: Dá denominação ao canteiro da Rua Manoel João Dantas de Praça Benedito José de Morais (Benedito de Zé Severo) na cidade de Apodi-RN



LEI Nº 1.605/2020, 10 DE MARÇO DE 2020

Dá denominação ao canteiro da Rua Manoel João Dantas de Praça BENEDITO JOSÉ DE MORAIS (Benedito de Zé Severo) na cidade de Apodi-RN e dá outras providencias.

LEI MUNICIPAL Nº 1605/2020
DE 10 DE MARÇO DE 2020

Dá denominação ao canteiro da Rua Manoel João Dantas de Praça BENEDITO JOSÉ DE MORAIS (Benedito de Zé Severo) na cidade de Apodi-RN e dá outras providencias.

Alan Jefferson da Silveira Pinto - Prefeito Municipal de Apodi, Estado do Rio Grande do Norte, usando das atribuições legais, que lhe são conferidas pelo art. 66, XII, da Lei Orgânica do Município de Apodi e o disposto nos artigos 40, 41, 42 e 43, da Lei nº 4.320/64, de 17 de março de 1964. Faz saber que a Câmara Municipal aprovou e ele sanciona a seguinte lei:

Art. 1º Fica denominada o canteiro da Rua Manoel João Dantas de Praça BENEDITO JOSÉ DE MORAIS (Benedito de Zé Severo) - Apodi - Rio Grande do Norte.

Art. 2º Fica o Poder Executivo responsável por colocar, na referida praça, um busto/placa do homenageado com um pequeno histórico.

Parágrafo único. As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal em Apodi/RN, em 10 de março de 2020.

Alan Jefferson da Silveira Pinto
Prefeito Municipal

Ariana Cinthia Dantas de Paiva
Secretária de Administração e Planejamento Portaria nº 0430/2017

Pesquisar este blog

Facebook