sábado, 29 de maio de 2021

Vereador Júnior Souza foi eleito 3º vice-presidente da FECAM/RN

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Apodi, Antônio de Souza Maia Júnior(Júnior Souza), foi eleito para o cargo de  3º vice-presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte(FECAM/RN). A  eleição foi realizada nesta sexta-feira (28/05), em Natal, capital do estado.

Para a presidência da entidade, foi eleito o vereador-presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire. O mandato da nova diretoria se estenderá até 2022.

A Fecam representa as Câmaras Municipais, procurando por todos os meios integrá-las como comunidade estadual, defendendo seus interesses.  Atualmente, a FECAM/RN conta com 163 câmaras filiadas.

Saiba mais, clicando aqui: https://portalfatosdorn.blogspot.com/2021/05/paulinho-freire-e-eleito-presidente-da.html

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Barragem Santa Cruz do Apodi chega a 42,81% da sua capacidade

Foto: divulgação.

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior reservatório do RN, acumula 256.716.675 m³, equivalentes a 42,81% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Este já é o maior volume acumulado pelo manancial desde novembro de 2014. 

No relatório da semana passada a barragem estava com 249.760.110 m³, correspondentes a 41,65% do seu volume total.

Saiba sobre os volumes de outros reservatórios acessando: www.igarn.rn.gov.br 

Faleceu Fanfanta Duarte, ex-secretário da Prefeitura de Apodi

Faleceu o apodiense Antônio Francisco Duarte, mais conhecido por todos por "Fanfanta". Ele estava lutando contra a Covid-19 há varias semanas, e infelizmente não resistiu às complicações causadas pela doença. 

Estava internado em uma UTI do Hospital Wilson Rosado, na cidade de Mossoró, e sua morte foi confirmada na manhã desta segunda-feira(24/05). Ele completaria 59 anos no dia 06 de junho. 

Fanfanta era filho de Antônio Duarte de Morais(in memoriam) e de Dona Maria Lizete Marinho Duarte. Era sobrinho do ex-prefeito Hélio Morais Marinho(in memoriam) e da professora e ex-vice-prefeita Dona Zuleide Marinho. 

Fanfanta foi servidor público e exerceu o cargo de secretário municipal de Finanças da Prefeitura de Apodi na gestão do ex-prefeito Evandro Marinho de Paiva(1997-2000). Irmão da professora e ex-secretária de Educação, Mara Marlizete Duarte Marinho de Paiva. 

Homem preocupado com as demandas do município, também deixou sua contribuição em diversas entidades, cooperativas, entidades, a exemplo da COOPERMIL - Cooperativa Mista de Apodi, onde desempenhou a função de presidente por diversas vezes. 

Nota do Blog: Expressamos nossos sentimentos de pesar às famílias Marinho/Duarte pela partida do grande Fanfanta, um homem que sem dúvida deixou sua história em nosso município. Que Deus conforte a todos.

*Fatos de Apodi.

domingo, 23 de maio de 2021

MESTRES DO APODI - Episódio 07: Dodora

 Série Mestres do Apodi, do canal do Youtube "Bater Sete Freguesias": 

Quando criança ouviu na igreja que não podia ser anjo porque não havia anjo preto.
Ao dizer para uma de suas tias que um dia iria ser doutora, ouviu "deixe de ser besta, menina! Quem já viu negro ser doutor?"

Precisou se desfazer de seu Chevette para pagar trinta mil cartões-postais que mandou fazer para divulgar as riquezas de APODI, em especial o Lajedo. Ao lutar pela não destruição das pinturas do Lajedo ouviu de um dono de Caeira que a jogaria dentro do fogo.

Dedicou os trinta melhores anos de sua vida na luta de preservação de um grande patrimônio brasileiro.

Ela é a responsável pela existência, hoje, do segundo maior sítio arqueológico do Brasil. 
Seu nome é uma legenda: DODORA DO APODI.

Clique no vídeo para conferir(curta, se inscreva no canal e compartilhe nas redes sociais):

sábado, 22 de maio de 2021

MESTRES DO APODI - Episódio 06: Zé da Rabeca

 Série Mestres do Apodi, do canal do Youtube "Bater Sete Freguesias": 

Desde criança ele sonhava em tocar violino. Fazia os violinos de lata, com cordão e usando querosene como breu. 

O sonho de infância tornou-se realidade quando pode, depois de adulto, finalmente comprar um violino e sozinho passou a tocar e animar a comunidade do Assentamento Frei Damião, na região da Chapada do Apodi. 

Ele é tão querido que é aceito para tocar na calçada do bar, como também na igreja evangélica, a convite do pastor. 

Além de tocar para as pessoas, sua identificação como mestre se dá por conta das inúmeras histórias que conta para os moradores do Assentamento, que o chamam de Zé da Rabeca: o nosso episódio de hoje da série MESTRES DO APODI.

Clique no vídeo para conferir(curta, se inscreva no canal e compartilhe nas redes sociais):

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Lei autoriza Prefeitura de Apodi adquirir imóvel para ampliação do Cemitério Parque da Saudade



ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO
LEI MUNICIPAL Nº 1716/2021 DE 20 DE MAIO DE 2021

AUTORIZA A AQUISIÇÃO DE IMÓVEL PELA PREFEITURA MUNICIPAL PARA AMPLIAÇÃO DO CEMITÉRIO
 
O PREFEITO MUNICIPAL DE APODI, Estado do Rio Grande do Norte, faz saber a todos os habitantes deste Município, que a Câmara Municipal de Vereadores votou e aprovou, e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:
 
Art. 1º - Fica a Prefeitura Municipal de Apodi, por intermédio do Poder Executivo, autorizado a adquirir imóvel situado na Zona Urbana deste Município, destinado à ampliação do Cemitério Municipal Parque da Saudade.

§1º – O imóvel a ser adquirido corresponde a um terreno situado no Bairro São José, Zona Urbana deste Município de Apodi com área total de 3.540m² (três mil quinhentos e quarenta metros quadrados), tendo as dimensões e coordenadas constantes no Memorial Descritivo e Laudo de Avaliação e Escritura Pública que seguem anexos, os quais são parte integrante e indispensável da presente Lei.
 
§2º – O imóvel em referência encontra-se individualizado na Escritura Pública de Compra e venda prenotada no 1º Cartório do Registro de Imóveis desta cidade de Apodi - RN, no Protocolo 1, sob o nº 2114, fls. 125 e Registrado no livro 2-6 as fls. 138, sob o nº R 1.1519, referente à Matrícula nº 1519 de 26 de maio de 1978, cujos proprietários são ANTÔNIO TEODORO DA MOTA e FRANCISCA AMÉLIA DA MOTA;

Art. 2º – Pelo imóvel identificado no artigo 1º, o Município pagará aos vendedores a importância de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Parágrafo único – O valor da transação, aceito pelos proprietários, está pouco abaixo do valor de mercado do imóvel, conforme comprova o laudo de avaliação que faz parte integrante dessa lei, de acordo com o disposto no art. 24, X, da Lei 8.666/93.

Art. 3º – Fica o Prefeito Municipal autorizado a criar a fonte de recurso 20010000 –Recursos Ordinários, na ação 1.11 – Construção, Ampliação, Reforma e Manutenção de Cemitério Público, no valor de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Art. 4° - Fica o Poder Executivo autorizado a custear as despesas decorrentes do desmembramento e Registro do Imóvel/ Escritura Pública.

Art. 5º – Para a formalização da aquisição, deverá o Poder Executivo verificar previamente a regularidade do imóvel perante a Fazenda Pública e a inexistência de ônus reais sobre o mesmo, junto ao Cartório de Registro de Imóveis.

Art. 6º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito Municipal em Apodi/RN, em 20 de maio de 2021.

ALAN JEFFERSON DA SILVEIRA PINTO
Prefeito Municipal
 
ARIANA CINTHIA DANTAS DE PAIVA
Secretária de Administração e Planejamento Portaria nº 0001/2021

Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte no dia 21/05/2021. Edição 2529. A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site: http://www.diariomunicipal.com.br/femurn/

MESTRES DO APODI - Episódio 05: Golinha

Série Mestres do Apodi, do canal do Youtube "Bater Sete Freguesias": 

Se algum dia, pelas forças do homem (devastando, jogando veneno, derrubando, cortando...) não houver mais possibilidade das novas gerações conhecerem as plantas, as árvores de nossa região, as sementes que ele guarda em sua coleção, que hoje conta com mais de quinhentos tipos, talvez seja uma das poucas saídas. 

Ele é mestre-guardião de um tesouro de valor inestimável: sementes crioulas com mais de trezentos anos, vindas de seu bisavô, avó e pai, Conhece tudo da mata nativa, pois aprendeu com seu pai, desde os primeiros anos de sua vida, sobre cada planta, cada árvore, cada semente. Na comunidade onde nasceu Sítio do Góis - zona rural de Apodi) muitos dizem que é profeta porque adivinha chuva, mas ele explica que o que sabe é pelo movimento da natureza: as formigas, os pássaros e até a estrela d'alva. Guarda consigo a rica história de sua comunidade, e procura uma forma de passar esse conhecimento para as novas gerações. 

É poeta, é agricultor, é pensador, é mestre. 

No episódio de hoje, da Chapada do Apodi para o mundo, o poeta das sementes: Golinh

Clique no vídeo para conferir(curta, se inscreva no canal e compartilhe nas redes sociais):

Faleceu o comerciante apodiense Fernando Menezes

Faleceu nesta sexta-feira(21/05), o senhor Francisco das Chagas Menezes, mais conhecido por Fernando Menezes, um dos comerciantes mais antigos do município. Ele faleceu em decorrência das complicações causadas pela Covid-19, e  estava internado no Hospital Regional Hélio Morais Marinho,em Apodi. Casado com Dona Terezinha Barros, pai de Marcelo e Abília. 

O historiador e advogado apodiense Marcos Pinto emitiu nota de pesar em sua rede social, exaltando a trajetória do sr. Fernando, segue a íntegra: 

APODI   e   seu  histórico   "QUADRO  DA  RUA"   VESTEM  LUTO:

     O   negro  contexto  que   emoldura   a   dor  e  o  luto ,  amalgamando  e   marcando    as  páginas   dolorosas  dos  anais  do  tempo, noticiam   o     desfalque  do   antigo  "QUADRO  DA RUA" com  o   chamamento   à   Corte  celestial   do   popular  e  estimado   comerciante -  um  dos  mais  antigos,  ainda  em  atividade  no  Apodi,  FERNANDO  MENEZES, (FRANCISCO   CHAGAS   DE  MENEZES)  Casado   com  dona   TEREZINHA  de  Abília, .(irmã   de  Maria  de  Abilia) .  Apesar  de  sempre  ostentar  um  jeito    carrancudo, de  cara  trancada ,  tinha  um coração   boníssimo   imensurável ,   no  contexto    da  interatividade   espiritual.  Foi  um  arraigado   e  devotado  paroquiano, contribuindo   decisivamente  para  o  sucesso  das  festas  paroquiais  alusivas  aos  seus   consagrados  Padroeiros  São  João  Batista   e   Nossa  Senhoea  da  Conceição.   Deixou   uma  honrada   prole.  DEUS   o  acolha  em  sua  Casa   Celestial.  À   luz   perpétua   o   resplendor.

UERN emite nota de pesar pelo falecimento do servidor Lyneker Morais


UERN: Nota de pesar pelo falecimento do servidor Édson Lyneker Costa Morais

É com profundo pesar que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) comunica o falecimento do servidor técnico Édson Lyneker Costa Morais, ocorrido nesta sexta-feira, 21 de maio, vítima de complicações decorrentes da Covid-19.

Lyneker ingressou na Uern em dezembro de 2010 e era lotado na Biblioteca Central. Atualmente estava cedido ao Tribunal Regional Eleitoral.

A Uern, em nome de toda a comunidade acadêmica, solidariza-se com familiares e amigos neste momento de dor e tristeza, e agradece pelos relevantes serviços prestados por Lyneker a esta Instituição.

Nota do Blog Fatos de Apodi: o apodiense Lyneker era filho do professor Geone Morais, atual diretor da Escola Estadual Professor Antônio Dantas. Atualmente, Lyneker trabalhava no Cartório Eleitoral de Apodi. À família, também prestamos nossos sentimentos de pesar.

quinta-feira, 20 de maio de 2021

MESTRES DO APODI - Episódio 04: Augusto dos Papangus

Série Mestres do Apodi, do canal do Youtube "Bater Sete Freguesias": 

De sua infância ficou o forte contato com os circos que passavam nas proximidades do Córrego do Apodi, também os bonecos que fazia de madeira junto com sua mãe, o trabalho na agricultura e a naturalidade de ser engraçado, característica marcante que sempre trouxe muitas pessoas para junto de si.

Com o passar do tempo se tornou grande conhecedor de rezas e da medicina popular, deixando a sua casa sempre muito frequentada por pessoas de todas as regiões do Apodi, que procuram nas suas rezas dele, uma alternativa para a cura de doenças.
No início da década de setenta iniciou um trabalho que mudaria sua vida: a brincadeira de papangus, composta pelos caretas, com máscaras de papelão, vestimenta de palha de carnaúba, mas com fortes características do boi de reis, pelas presenças do boi, da pinta, a burra e do jaraguá.

Depois de anos desativado por falta de brincantes e apoio, em 2019 os Papangus do Córrego do Apodi voltaram à cena, com grande envolvimento da comunidade.

No episódio de hoje, da comunidade do Córrego, zona rural de Apodi, para o mundo, o mestre Agostinho Elisiário, mais conhecido como Augusto dos Papangus.

Clique no vídeo para conferir(curta, se inscreva no canal e compartilhe nas redes sociais):

quarta-feira, 19 de maio de 2021

MESTRES DO APODI - Episódio 03: Dona Celi

Série Mestres do Apodi, do canal do Youtube "Bater Sete Freguesias": 

Ela afirma que não pode realizar os sonhos que teve na sua infância. Sonhava ser cantora porque gostava de cantar. Não estudou muito por falta de oportunidade mas batalhou para que seus filhos surdos tivessem esse direito.

Quem a conhece sabe que um encontro casual com essa mestra pode se transformar em duas, três horas ouvindo-a cantar as dezenas e dezenas de dramas que herdou de sua mãe. 
Seu nome escrito é COELI, mas  ninguém a conhece assim. Sua sina é cantar.

No episódio de hoje, da comunidade de Lagoa Rasa, zona rural de Apodi para o mundo, a cantadora e contadora de dramas: Dona Celi.

Clique no vídeo para conferir(curta, se inscreva no canal e compartilhe nas redes sociais):

Lei nº 1714, de 18/05/2021: Declara de utilidade pública o Grupo de Jovens Mensageiros da Fé Sítio Ponta II


ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO
LEI MUNICIPAL Nº 1714/2021 DE 18 DE MAIO DE 2021

PLL nº. 0052/2021 Autor, Antonio de Souza Maia Júnior
 
Declara de Utilidade Pública o GRUPO DE JOVENS MENSAGEIROS DA FÉ SÍTIO PONTA - II

O PREFEITO MUNICIPAL DE APODI, Estado do Rio Grande do Norte, faz saber a todos os habitantes deste Município, que a Câmara Municipal de Vereadores votou e aprovou, e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica declarada de utilidade pública a entidade civil de natureza jurídica de associação de Direito Privado, sem fins lucrativos e com finalidade filantrópica e de assistência social, denominada GRUPO DE JOVENS MENSAGEIROS DA FÉ SÍTIO PONTA II neste Município, inscrita no cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ sob nº 07.232.146/0001-01.

Parágrafo único - Ficam assegurados à entidade declarada de utilidade pública todos os direitos decorrentes do reconhecimento perfectibilizado por esta lei, nos termos da legislação vigente. 

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal em Apodi/RN, em 18 de maio de 2021.

ALAN JEFFERSON DA SILVEIRA PINTO
Prefeito Municipal

ARIANA CINTHIA DANTAS DE PAIVA
Secretária de Administração e Planejamento
Portaria nº 0001/2021

Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte no dia 19/05/2021. Edição 2527. A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site: http://www.diariomunicipal.com.br/femurn/

Lei nº 1713, de 18/05/2021: Dispõe sobre a utilização de material publicitário nos veículos de transporte escolar do Município de Apodi com intuito de combater o bullying infantil e a pedofilia


ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO
LEI MUNICIPAL Nº 1713/2021 DE 18 DE MAIO DE 2021

PLL nº. 0054/2021 Autor, Jose Andreazo Pereira Alves
  
Dispõe sobre a utilização de material publicitário nos veículos de transporte escolar do Município de Apodi com intuito de combater o bullying infantil e a pedofilia

O PREFEITO MUNICIPAL DE APODI, Estado do Rio Grande do Norte, faz saber a todos os habitantes deste Município, que a Câmara Municipal de Vereadores votou e aprovou, e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

Art. 1º º Fica autorizado, em caráter permanente, a campanha de

Combate ao bullying infantil e à pedofilia nos veículos utilizados no transporte de estudantes no âmbito do Município de Apodi.

Art. 2º Fica o Município de Apodi autorizado a firmar convênios Com instituições públicas e privadas para participar desta campanha, inclusive com fornecimento de material gráfico e de profissionais capacitados nesta temática.

Art.3º O material gráfico utilizado na parte externa e interna dos

Veículos não poderá comprometer a segurança do trânsito, devendo respeitar o Código de Trânsito Brasileiro e as legislações municipais relacionadas ao tema.

Parágrafo Único A campanha prevista no caput deste artigo visa Conscientizar os estudantes e profissionais envolvidos nesse transporte, bem como a sociedade em geral.

Art. 4º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação
 
Gabinete do Prefeito Municipal em Apodi/RN, em 18 de maio de 2021.

ALAN JEFFERSON DA SILVEIRA PINTO
Prefeito Municipal

ARIANA CINTHIA DANTAS DE PAIVA
Secretária de Administração e Planejamento
Portaria nº 0001/2021

Matéria publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte no dia 19/05/2021. Edição 2527. A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site: http://www.diariomunicipal.com.br/femurn/

Padre Chagas é vacinado contra a Covid-19

O Pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista - Apodi/RN, Padre Chagas Costa, recebeu ontem(18/05) a primeira dose da vacina contra a Covid-19, no grupo de risco, dentro da faixa etária. Ao ser vacinado,  Padre Chagas reforçou a importância da imunização. 

O momento foi registrado pelas redes sociais da Paróquia de Apodi, e de acordo com a publicação, a segunda dose do pároco está prevista para o dia 18 de agosto. 

terça-feira, 18 de maio de 2021

MESTRES DO APODI - Episódio 02: Raposo

Série Mestres do Apodi, do canal do Youtube "Bater Sete Freguesias": 

Há mais de trinta anos ele tem uma rotina de acordar cedo e ir vender seus pastéis na feira do Apodi. Sua presença na feira por todos esses anos o colocou numa posição de ser conhecido entre os apodienses de todas as regiões do município. Difícil imaginar a feira de Apodi sem ele porque ele também é a própria feira.
 
Teve uma infância rica, de proximidade afetiva com a Lagoa do Apodi, jogou futebol, participou de festas. Em sua juventude adorava brincar carnaval e foi goleiro da Seleção Apodiense de Futebol PORQUE GOSTAVA, e não por ser ruim jogador de linha, como acontece com a maioria dos goleiros.

Ele é mestre-guardião de uma brincadeira que se tem registro de apodienses brincando desde o início dos anos trinta, do século passado. Detentor de um tesouro, valioso, ele defende a existência das brincadeiras de congos, herança recebida de seu pai.
No episódio de hoje, do Apodi para o mundo, o rei do congo apodiense: Raposo dos Pastéis.

Clique no vídeo para conferir(curta e compartilhe nas redes sociais):

segunda-feira, 17 de maio de 2021

MESTRES DO APODI - Episódio 01: Chico Augusto

Série Mestres do Apodi, do canal do Youtube "Bater Sete Freguesias": 

Ele confessa que não teve infância. Dividia seu tempo entre o estudo (cursou até a quarta série) e o trabalho na roça. Mas desde muito jovem percebeu que tinha vocação para inventar, para mexer com engrenagens. Nascido na zona rural de Apodi, quando veio morar na zona urbana viu o sonho de ser inventor ficar mais perto. E assim passou a fazer suas invenções e a se destacar com sua inteligência, raciocínio rápido e frases filosóficas,  resultado de um homem que está o tempo inteiro pensando no sentido das coisas. 

Tornou-se o guardião das águas da Barragem de Santa Cruz, a quem dedica tempo e carinho. 

Está à frente de seu tempo e é capaz de projetar a vida na terra para daqui a quinhentos anos. No episódio de hoje, do Apodi para o mundo, o inventor CHICO AUGUSTO - Mestre do Apodi

Clique no vídeo a seguir para conferir:


domingo, 16 de maio de 2021

Histórias de sete mestres e mestras da cultura popular do Apodi viram série documental no Youtube

 
Augusto do Córrego, mestre das brincadeiras de Papangus desde os anos 1970 / Foto: Ari Oliveira.

Sete mestres e mestras que mostram a riqueza cultural presente no município de Apodi serão protagonistas de uma série documental que estreia segunda-feira (17) e segue até 23 de maio, no Youtube. Os filmes estarão disponíveis no canal Bater Sete Freguesias

Augusto do Córrego – mestre das brincadeiras de Papangus desde a década de setenta; Dona Celi da Lagoa Rasa – contadora e cantadora de dramas; Raposo dos Pastéis – mestre-guardião das brincadeiras de congos, presentes em Apodi desde os anos trinta; Zé da Rabeca, do Assentamento Frei Damião; Golinha do Sítio do Góis – colecionador de sementes vindas de três gerações; Chico Augusto – o inventor apodiense e guardião da Barragem de Santa Cruz; e Dodora – dona de uma luta que foi responsável pela preservação do segundo maior sítio arqueológico do Brasil, o Lajedo de Soledade.

A série é uma idealização dos artistas Renata Soraya e Dionízio do Apodi, que através de recursos da Lei Aldir Blanc da Fundação José Augusto têm a oportunidade de realizar um sonho antigo, de registrar e contar a história de mestres e mestras importantes para a cultura potiguar, e que precisam ser conhecidos pelo povo do Rio Grande do Norte, diante de riqueza cultural de valor incalculável.

Comum a esses mestres e a essas mestras está a preocupação com a herança cultural que cada um vai deixar. O fato dessas riquezas serem passadas de pai para filho torna a preocupação ainda mais pertinente.

Zé da Rabeca, do Assentamento Frei Damião / foto: Ari Oliveira

Do espaço de tempo em que a série começou a ser pensada até o momento em que o projeto passou na Lei Aldir Blanc, dois mestres que estariam nestas gravações faleceram, sem contar outros tantos que não se tem noção da riqueza cultural que foi embora e que não ficou nenhum registro. A série quer chamar atenção do povo potiguar para a valorização destes mestres que vivem em Apodi, mas que muitos se encontram em dezenas de municípios, sem saber que são mestres, mas exercendo esse papel em suas comunidades.

A série será exibida e disponibilizada no canal Bater Sete Freguesias com tradução em Libras. Uma das mestras da série (Dona Celi da Lagoa Rasa) é mãe de três filhos surdos, e diante da sua dificuldade e revolta acerca da exclusão da comunidade surda em Apodi e região, a produção da série decidiu fazer os sete episódios com as Libras, para que seus filhos e qualquer surdo possam ter acesso ao conteúdo do projeto.

Mestra Dodora, no lajedo Soledade / foto: Ari Oliveira

Mestres do Apodi

Ideia original, roteiro e direção: Renata Soraya e Dionízio do Apodi
Trilha Sonora: Menezes de Melo e Nilsinho Souza
Identidade visual e abertura: Jeddi Torres
Imagens: Renata Soraya e Lu Nascimento
Imagens aéreas: Lu Nascimento e UERN TV
Registro fotográfico das gravações: Ari Oliveira
Edição e Finalização: Renata Soraya e Dionízio do Apodi
Intérprete de Libras: Geonara Tenório

quinta-feira, 13 de maio de 2021

Lei nº 1709, de 12/05/2021: Denomina Rua Anilda Fernandes de Oliveira no Bairro Bacurau I, em Apodi



SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO 

LEI MUNICIPAL Nº 1709/2021 DE 12 DE MAIO DE 2021 

PLL nº. 0051/2021 Autor, Adailton José Targino 

Dá Denominação de rua ANILDA FERNANDES DE OLIVEIRA existente no bairro Bacurau I na cidade Apodi-RN e dá outras providencias 

O PREFEITO MUNICIPAL DE APODI, Estado do Rio Grande do Norte, faz saber a todos os habitantes deste Município, que a Câmara Municipal de Vereadores votou e aprovou, e ele sanciona e promulga a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica denominada a rua ANILDA FERNANDES DE OLIVEIRA existente no bairro Bacurau I na cidade de Apodi – Rio Grande do Norte, cujo logradouro e arruamento são nominados com a seguinte característica de identificação:

I – Atualmente a rua se chama MANSIDÃO – passando a chamar-se rua ANILDA FERNANDES DE OLIVEIRA, uma reivindicação dos próprios moradores para homenagear essa guerreira de Apodi. 

Art. 2º - Fica o Poder Executivo Municipal obrigado afixar na rua placa indicativa com a denominação da referida rua, bem como adotar todas as providencias de praxe junto aos órgãos e instituições oficiais. 

Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal em Apodi/RN, em 12 de maio de
2021.

ALAN JEFFERSON DA SILVEIRA PINTO
Prefeito Municipal

ARIANA CINTHIA DANTAS DE PAIVA
Secretária de Administração e Planejamento
Portaria nº 0001/2021

*Matéria publicada no Diário Oficial da FEMURN(Federação dos Municípios do RN), em 13 de maio de 2021.

quarta-feira, 12 de maio de 2021

Faleceu Tarcísio de Chico Paulo

Faleceu na tarde desta quarta-feira, 12/05, o apodiense Tarcísio Paulo Freire, também conhecido por Tarcísio de Chico Paulo, em virtude de problemas cardíacos. Ele vinha enfrentando alguns problemas de saúde há algum tempo, e segundo informações, tinha 60 anos. 

Tarcísio era filho do saudoso casal Francisco Paulo Freire(Chico Paulo) e Benedita Ferreira Freire(Dona Moça). Era irmão de Ivo Freire de Araújo, ex-vice-prefeito, ex-prefeito e ex-vereador de Apodi; Maria Nilza Freire Pinto; Maria Zélia Freire de Araújo; Luiz Gonzaga Freire(Luizão); Maria Neide Freire de Araújo; Francisco Paulo Freire Filho(Chicão); Carlos Freire de Araújo; Marcos Freire de Araújo; Maria Aparecida Freire Marinho; Jairo César Freire de Araújo, ex-suplente de vereador; e Airton Cristino Freire de Araújo, e ainda de Maria Gomes Bezerra(“Pretinha”, irmã adotiva).

Tarcísio foi casado com a professora Raimunda Ferreira Freire, conhecida por Mundinha, ex-diretora da 13º DIREC de Apodi, com quem teve os filhos: Francisco Paulo Freire Neto, Laura Vicunã Ferreira Freire(in memoriam) e Lumila Paula Ferreira Freire e Souza. 

Tarcísio era um homem muito religioso, participava ativamente das atividades da Igreja Católica ao lado de sua esposa. Também deixou sua história registrada como secretário municipal da Prefeitura de Apodi, atuando nas gestões dos ex-prefeitos Ivo Freire e Simão Nogueira Neto.

Nota do Blog: Expressamos nossos sentimentos à todos da família enlutada, em especial a nossa amiga Mundinha,  pela partida do grande Tarcísio Freire. Ele era um grande admirador do nosso Blog, páginas e grupos sobre Apodi, sempre interagindo e compartilhando as nossas publicações. Descanse em paz. 

Membros da Frente Parlamentar do Esporte Amador e da Juventude, da CMA, Biênio 2021/2022


PORTARIA N.º 042/2021-GP, DE 11 DE MAIO DE 2021

Nomeia a Comissão da Frente Parlamentar do Esporte Amador e da Juventude da Câmara Municipal de Apodi-RN para o Biênio 2021/2022.

O Presidente da Câmara Municipal de Apodi-RN, Sr. Antônio de Souza Maia Júnior, no uso de suas atribuições legais, e de conformidade com o disposto da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno desta Casa Legislativa, e as Resoluções N.ºS 083/2021 e 090/2021, Resolve:

Art. 1º - Nomear os seguintes Vereadores para comporem a COMISSÃO DA FRENTE PARLAMENTAR DO ESPORTE AMADOR E DA JUVENTUDE DA CÂMARA MUNICIPAL DE APODI-RN.

Presidente - ADAILTON JOSÉ TARGINO - MDB
Membro - ANTÔNIO LAETE OLIVEIRA DE SOUZA – MDB
Membro - CARLOS ALEXANDRE ALVES- PT
Membro - EDNARTE DA SILVEIRA E SILVA - MDB
Membro - MARCOS RAILTON DIÓGENES DE ALMEIDA DIAS - MDB

Art. 2º - Revogadas as disposições em contrário esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE. 

Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Apodi/RN, em 11 de maio de 2021.

ANTÔNIO DE SOUZA MAIA JÚNIOR
Presidente da Câmara de Apodi

Matéria publicada no Diário Oficial da FECAM, no dia 12/05/2021. EDIÇÃO 1138. A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site: https://diariooficial.fecamrn.com.br

Membros da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar e da Pesca, da CMA, Biênio 2021/2022


PORTARIA N.º 041/2021-GP, DE 11 DE MAIO DE 2021

Nomeia a Comissão da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar e da Pesca da Câmara Municipal de Apodi-RN para o Biênio 2021/2022.

O Presidente da Câmara Municipal de Apodi-RN, Sr. Antônio de Souza Maia Júnior, no uso de suas atribuições legais, e de conformidade com o disposto da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno desta Casa Legislativa, e a Resolução N.º 083/2021, de 25 de fevereiro de 2021, Resolve: 

Art. 1º - Nomear os seguintes Vereadores para comporem a COMISSÃO DA FRENTE PARLAMENTAR DA AGRICULTURA FAMILIAR E DA PESCA DA CÂMARA MUNICIPAL DE APODI-RN. 

Presidente - ANTÔNIO LAETE OLIVEIRA DE SOUZA – MDB
Membro - ADAILTON JOSÉ TARGINO - MDB
Membro - CARLOS ALEXANDRE ALVES- PT
Membro - EDNARTE DA SILVEIRA E SILVA - MDB
Membro - MARCOS RAILTON DIÓGENES DE ALMEIDA DIAS - MDB

Art. 2º - Revogadas as disposições em contrário esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

REGISTRE-SE, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

Gabinete do Presidente da Câmara Municipal de Apodi/RN, em 11 de maio de 2021.

ANTÔNIO DE SOUZA MAIA JÚNIOR
Presidente da Câmara de Apodi

Matéria publicada no Diário Oficial da FECAM, no dia 12/05/2021. EDIÇÃO 1138. A verificação de autenticidade da matéria pode ser feita informando o código identificador no site: https://diariooficial.fecamrn.com.br

A apodiense Maria Gomes de Oliveira foi a primeira mulher reitora da UERN

Posse da Reitora Maria Gomes de Oliveira, em 21/01/1973.  Ao seu lado está o ex-reitor João Batista Cascudo Rodrigues. Foto: Arquivo da UERN.

A professora Maria Gomes de Oliveira foi a mulher primeira reitora da atual Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, assumindo o cargo de janeiro de 1973 a janeiro de 1977. Ela sucedeu o ex-reitor João Batista Cascudo Rodrigues, 1º reitor da instituição.

Neste período o Conselho Curador formava uma lista tríplice que era analisada pelo prefeito de Mossoró(na época ela foi indicada pelo então prefeito  Antônio Rodrigues de Carvalho). 

A partir do mandato de Maria Gomes até 1983 o comando da UERN ficou dividido entre a Reitoria e a presidência da Fundação. A primeira cuidava de questões acadêmicas e a segunda de assuntos administrativos. O primeiro presidente foi Canindé Queiroz.

Na imagem acima, Maria Gomes aparece ao lado do então prefeito de Mossoró, Dix-huit Rosado, e do presidente da FURRN, Canindé Queiroz. Foto: Arquivo da UERN.


Sobre Maria Gomes de Oliveira(perfil biográfico)

*Por Marcos Pinto, historiador apodiense: 

A magnânima intelectual MARIA GOMES DE OLIVEIRA nasceu em Apodi, na Rua São João Batista, a 30 de Novembro de 1928, no imóvel residencial de sua genitora, a hoteleira ANÁLIA GOMES DE OLIVEIRA, dona do único hotel do Apodi durante cerca de 40 anos. 

MARIA GOMES nasceu de um relacionamento amoroso de Anália com o Ex-Prefeito de Apodi Sebastião Sizenando Sena e Silva, que comandou os destinos político e administrativo do Apodi, como prefeito nomeado( no período de 26 de Setembro de 1932 a 09 de Janeiro de 1933). 

A notável Apodiense iniciou seus primeiros estudos na terra onde nasceu, cursando o curso primário no Grupo Escolar "Ferreira Pinto". Como na época em que atingiu a juventude não existia o curso ginasial em Apodi, mudou sua residência para Mossoró, onde instalou-se no casarão senhorial do seu parente Tabelião Público e advogado provisionado PHILÁSTRIO LOPES CORRÊIA PINTO, pai do fazendeiro Toinho de Filástrio e tio paterno do saudoso e eficiente Professor e intelectual ROBSON LOPES. 

Fez o curso ginasial e o 2º Grau em Mossoró, na famosa Escola Normal, onde concluiu o prestigioso Curso do Magistério. Através do Reverendo Bispo de Mossoró d. João Batista Portocarrero Costa - Dom Costa (07.06.1904/06.01.1959) ganhou uma bolsa de estudo para fazer o Curso de Serviço Social na UFRN. Ao concluir o Curso, retornou para Mossoró, onde desenvolveu várias atividades, destacando-se como fundadora do SESI e do SENAI.

Foi a primeira Secretária de Educação do município de Mossoró, na gestão do Prefeito Raimundo Soares de Souza, no período de 1963 a 1969, que lhe conferiu o título de cidadã Mossoroense. Participou, juntamente com o renomado Prof. João Batista Cascudo Rodrigues, da criação da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte - FURRN, atual UERN, e da criação e fundação da Faculdade de Serviço Social de Mossoró - FASSO, ocupando o honorável cargo de Diretora durante 08 anos. Foi Secretária de Educação do município de Natal, na gestão do Prof. Vauban Bezerra de Farias, que lhe conferiu o título de cidadã Natalense.

Concorreu ao processo de seleção para o Corpo Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, onde trabalhou no CRUTAC. Recebeu o título de "AMIGA DA MARINHA DO BRASIL". Em 1973 participou da lista tríplice, sendo nomeada Reitora da FURRN pelo Prefeito Antonio Rodrigues de Carvalho, tendo merecido destaque na imprensa nacional como a PRIMEIRA REITORA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NO BRASIL, no período de 1973 a 1977. 

Maria Gomes de Oliveira faleceu em 01 de fevereiro de 2015, aos 89 anos, em Natal. 

*Blog Fatos de Apodi.

segunda-feira, 10 de maio de 2021

Barragem Santa Cruz do Apodi acumula maior volume dos últimos 6 anos


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (10), indica que as reservas hídricas superficiais totais do RN somam 2.159.329.550 m³, percentualmente, 49,33% da capacidade total do Estado, que é de 4.376.444.842 m³. No dia 10 de maio de 2020 as reservas hídricas eram 2.215.247.855 m³, correspondentes a 50,61% da sua capacidade total. 

Segundo maior reservatório do RN, a barragem Santa Cruz do Apodi acumula 236.819.860 m³, correspondentes a 39,49% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Este é o maior volume do manancial, nos últimos 6 anos. 

No mesmo período de maio de 2020, o manancial estava com 216.650.940 m³, equivalentes a 36,13% do seu volume total. 

*Informações do IGARN(Instituto de Gestão das Águas do RN).

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Egressos do IFRN Campus Apodi relatam sobre o sucesso e superação pós-formação


O Curso Superior de Licenciatura em Química existe no Campus Apodi desde sua fundação, em 2009, e tem como principal objetivo é formar o profissional docente em Química para atuar na educação básica, bem como em áreas afins permitidas em legislação, com um saber plural, constituído pela internalização de saberes da área específica, pedagógicos e experienciais.

Nesses 12 anos de atuação o Campus Apodi já conseguiu encaminhar para o mercado de trabalho 102 novos profissionais licenciados em química, dentre esses, algumas histórias se destacam pela transformação de vida dos egressos. Segundo Coordenador do Curso de Licenciatura em Química, o professor Alcivan Evangelista, ver o sucesso dos alunos justifica a qualidade do trabalho da equipe de professores da Química que não mede esforços para alcançar bons resultados.

Confira 9 casos de sucesso e superação relatados por ex-alunos da graduação.

Karla Andrômeda: Atual Mestre em Ciências da Natureza e professora no interior do Ceará

“No ano de 2010, iniciei minha graduação no curso de Licenciatura em Química no IFRN campus Apodi. Comecei essa faculdade com o sonho de exercer um cargo público no futuro. Um dos fatores que me fizeram optar pelo curso de Química foi a falta de profissionais na época. Além disso, a chance de entrar em uma faculdade de grande renome como IFRN onde eu teria certeza que diversas portas iriam se abrir para mim naquela instituição. No início foi complicado, mas ao decorrer do ano fui me apaixonando pelo o curso. Durante os anos na faculdade além de aprender os conteúdos eu fui presidente do Centro Acadêmico do curso de Licenciatura em Química que me deu uma enorme bagagem de aprendizados e experiências, além de participar de vários projetos como PIBID e PIBIC. Sempre levando trabalhos na área de Química para outros estados. A minha jornada no curso de Química foi fundamental, para eu ser quem sou hoje, em razão da qualidade da instituição e principalmente do apoio dos professores e de toda comunidade escolar. Assim, é com muito orgulho que hoje digo que fiz parte dessa instituição. E que graças a essa jornada realizada e do apoio desses grandes profissionais eu consegui fazer meu mestrado na área de Ciências da Natureza, e no início do ano de 2018 passei em um processo seletivo na cidade de Iracema no interior do Ceará. Lá eu atuo como professora de Química do Ensino Médio e aplico todas as estratégias e metodologias que aprendi na faculdade.”

Epitácio Júnior: Com apoio da instituição mudou sua história

"Nunca imaginei que poderia ser professor algum dia, mas assim que ingressei no IFRN Campus Apodi, tive o apoio total da instituição no sentindo de ser um bom profissional, fui bolsista do PIBID e foi onde me encontrei como profissional, hoje não consigo me ver em outra profissão. Após a conclusão do curso, consegui empregos em escolas particulares como professor de Química no ensino médio e Ciências no fundamental, logo depois, em 2018 fui selecionado para ser professor substituto na rede estadual de ensino, onde estou vinculado à SEDUC/CE, na CRED11. Sou muito grato ao quadro de docentes, a gestão e todos os colaboradores do IFRN Campus Apodi, bem como a estrutura que nos foi oferecida pela instituição, pois sem eles não seria possível chegar onde cheguei”.

Belkise Moreira: Vida transformada após o curso

“É com muito orgulho e gratidão que digo que sou Licenciada em Química pelo IFRN, campus Apodi. A Licenciatura em Química foi um divisor de águas na minha vida. Mudou completamente meu projeto de vida. Isto foi graças à formação de excelência que a Licenciatura em Química do IFRN me proporcionou. Tive professores altamente qualificados e preparados durante a minha formação. Profissionais muito comprometidos com a formação docente e, claro, com a educação. Saí do IFRN com uma excelente formação acadêmica, mas, acima de tudo, saí uma pessoa bem melhor e mais protagonista da minha própria história. Se hoje sou professora efetiva de Química na Secretaria de Estado da Educação do RN (SEEC-RN), lotada na 13a Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), com toda certeza a minha formação acadêmica no IFRN contribuiu fortemente para isto. Gostaria, mais uma vez, de externar minha gratidão a todos do IFRN campus Apodi, que, de forma direta ou indireta, me ajudaram a chegar até aqui. Tenho um amor enorme e um orgulho danado por essa instituição.”

Ítala da Silva Paiva: Professora Ms. Da Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte

“Me orgulho dizer que sou Licenciada em Química, Mestra em Energias Renováveis e recém convocada para o cargo público de professor efetivo do Estado do Rio Grande do Norte, com exercício na cidade de Campo Grande. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Apodi me proporcionou uma excelente formação acadêmica, uma oportunidade de ser uma pessoa melhor e de crescer profissionalmente. Toda a minha trajetória para chegar ao sonhado cargo público deu-se devido ao empenho dos profissionais qualificados da instituição, na qual devo imensa gratidão pelo empenho na minha formação. Tenho grande orgulho de fazer parte desta instituição."

Daniel Souza: De aluno à Professor no Campus

"O IFRN Campus Apodi mudou a minha vida, desde que coloquei os pés na instituição tive apoio no fomento dos meus estudos, fui bolsista de iniciação profissional, docência e científica. Após conclusão do curso, em janeiro de 2014, consegui empregos em escolas e em um laboratório de análises químicas, voltei ao IFRN duas vezes como professor substituto, até que em 2019 consegui através de um concurso, um emprego com regime celetista no SESI-RN, só que não parou por aí. Em fevereiro de 2020 fui convocado para ser professor efetivo da rede estadual de ensino, onde estou vinculado à SEEC-RN, na 13 Direc. Hoje sou funcionário público e isso tudo foi fruto de muito esforço e dedicação da minha parte, mas nada disso seria possível sem a estrutura oferecida pela instituição que me forjou. Ao quadro docente, gestão e demais colaboradores do IFRN Campus Apodi, minha eterna gratidão!"

Gildázio Brilhante: Realizou o sonho de melhorar a vida de sua família

“Fui aluno do curso de Licenciatura em Química, do IFRN Campus Apodi, posso afirmar que essa instituição foi fundamental em minha vida, pois nela encontrei oportunidades únicas, profissionais de qualidade e todos os suportes para um desenvolvimento pessoal e profissional. O inicio de um sonho se deu em meados do ano de 2009 ao ingressar na mesma. Sempre sonhei em ser professor e passar em um concurso Público, podendo assim ter uma estabilidade financeira e dar uma vida melhor a meus pais. Todas condições para tal êxito estava em um só lugar (IFRN-Apodi). Durante o período do curso de 2009 a 2013, aproveitei muito as oportunidades, fui bolsista do PIBID, contei com ajuda de todos os profissionais do instituto, assim como toda estrutura oferecida. O sonho de ser professor aumentava a cada dia, ao ver o belo trabalho de meus Metres. Após me formar dei inicio ao ciclo de estudos, visando aprovação em concurso público, obtendo êxito no ano de 2015 ano em que fui aprovado, e concretização do sonho veio em Outubro de 2019 com a convocação, alcançando o cargo de Professor Efetivo da rede Estadual de ensino, sendo vinculado à SEEC-RN, na 13 DIREC Apodi/RN. Encerro aqui meu depoimento, com uma palavra que carregarei pra toda minha vida “GRATIDÃO” a todos os profissionais que fazem parte dessa família chamada IFRN-Apodi.”

Isaias Araújo: Professor da Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte

Minha experiência enquanto aluno foi maravilhosa, o qualificado quadro docente nos preparou para a vida profissional, e para que estivéssemos prontos para aproveitarmos as oportunidades, e elas vieram, assim que me formei pude lecionar como temporário no Estado do Ceará em duas oportunidades, consegui concluir uma especialização em Educação Interdisciplinar pela UFERSA Caraúbas e ser aprovado no concurso da SEEC/RN em 2015, fui convocado em abril de 2017 e desde então atuo como professor na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Prof. Francisco Veras, tudo isso por conta do ensino de excelência que pude desfrutar enquanto aluna desta instituição."

Orianne Cassia Canuto: Venceu as barreiras e mudou de vida

“O IF contribui para formar um aluno seguro de si, que não tem medo de pesquisar, de vivenciar a experiência acadêmica e fazer a união dessa com a experiência social. Estudar no IF significa vencer barreiras que você jamais imagina que vai conseguir vencer, ou mesmo se deparar com elas, em sua vida. O IF contribuiu com a minha aprovação no concurso (SEEC/ 13ª DIRED) pois, antes de tudo, me apresentou uma educação diferenciada, me fez capaz de correr atrás dos meus anseios e enxergar a importância da vida acadêmica. Os professores conseguem ter um olhar diferenciado sobre o aluno, enxergando capacidade nele, encorajando ele para não desistir. Muita gratidão a essa Instituição de Ensino e a todos os docentes que participaram da minha vida acadêmica e me fizeram chegar onde estou hoje.”

Mayk Henrique: Alcançou seus objetivos através do conhecimento técnico adquirido no curso

“Conclui a licenciatura em Química em junho de 2015, ano que prestei o concurso para professor do estado do RN. Em Fevereiro de 2016 fiz um processo seletivo para professor temporário do CE na cidade de Iracema, passei em primeiro lugar. Trabalhei 2 anos e meio na escola Enéas Olímpio da Silva na qual fui campeão como professor orientador de um projeto científico na área de Ciências da Natureza a nível estadual, tudo isso graças ao conhecimento técnico que adquiri no campus Apodi do IFRN ao longo da graduação. Em junho de 2018 fui convocado no cargo de professor efetivo do quadro da 15 Direc, na sexta colocação. Um sonho realizado graças ao comprometimento que tive comigo mesmo e com o apoio fundamental de toda a equipe que faz parte do IFRN campus Apodi. Além disso sou Químico responsável por duas empresas do ramo na cidade de Apodi e continuo a estudar para concursos afins.”

Verônica da Silva: Professora Ms. Da Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte

"Ingressei no curso no ano de 2013 e em 2015, ainda estando no 5° período, fui aprovada no concurso da SEEC RN. No ano de 2017 um pouco antes de concluir o curso fui aprovada no Mestrado em Ensino, POSENSINO. O IFRN me proporcionou uma formação completa de ensino e pesquisa. Lá eu tive professores inspiradores que serviram como incentivo para a minha vida profissional. Muitas portas foram abertas graças a formação que tive. Hoje sou professora efetiva do estado, realizei meu grande sonho. Muita gratidão a está instituição maravilhosa e acolhedora."

Quer saber mais sobre o curso? Acesse o link abaixo


*Portal do IFRN.

quarta-feira, 5 de maio de 2021

Lei estadual nº 10.901, de 04/05/2021 - Reconhece utilidade pública do CORE RESGATE - Apodi/RN




RIO GRANDE DO NORTE
 
LEI Nº 10.901, DE 04 DE MAIO DE 2021.                
 
Reconhece como de Utilidade Pública a Entidade que especifica e dá outras providências.

A GOVERNADORA DO ESTADO RIO GRANDE DO NORTE:  FAÇO SABER que o Poder Legislativo decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º Fica reconhecida como de Utilidade Pública o COMANDO OPERACIONAL DE RESPOSTAS AS EMERGÊNCIAS BOMBEIRO PROFISSIONAL CIVIL APODI/RN - CORE RESGATE, com sede e foro jurídico no Município de Apodi, neste Estado.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal/RN, 04 de maio de 2021, 200º da Independência e 133º da República.
 
FÁTIMA BEZERRA
Governadora

*Publicado no Diário Oficial do Estado, edição de 05 de maio de 2021.

terça-feira, 4 de maio de 2021

CCJ da Assembleia Legislativa do RN aprova Lajedo de Soledade como patrimônio cultural

Lajedo de Soledade em Apodi/RN. Foto: reprodução.

O Projeto de Lei 265/2021, de autoria do deputado Albert Dickson (PROS), aprovado na pauta da reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), realizada de forma remota nesta terça-feira (4), considera como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, o Sítio Arqueológico Lajedo do Soledade, localizado no município de Apodi. 
 
“Essa matéria é extremamente importante. Quem não conhece o Lajedo de Soledade deve conhecer. É um local que conta a história de todo o RN e precisa ser mais que protegido”, destacou a relatora da matéria, deputada Isolda Dantas (PT).
 
Além do reconhecimento, o autor da matéria destaca a importância desse enquadramento na manutenção do sítio. “É importante porque quando os recursos federais vêm para a região e têm um patrimônio imaterial reconhecido, facilita a tramitação de emendas a nível estadual. É bom para o patrimônio, para o estado, a região e, consequentemente, para as futuras gerações que terão a importância ali registrada e preservada”, disse Albert Dickson.
 
O Lajedo de Soledade é um dos sítios arqueológicos mais importantes do Brasil. Lá, pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do  Norte encontraram fósseis  de animais pré-históricos, como o bicho-preguiça e tatus gigantes, mastodontes e tigres-de-dente-desabre que viviam no Nordeste no período Glacial, além de pinturas rupestres.

*Ascom-ALRN.

Faleceu Paulinho de Felipe, vítima da Covid-19


Faleceu na tarde desta terça-feira(04/05), o senhor Paulo Néri de Souza, conhecido popularmente em Apodi por Paulinho de Felipe. Ele tinha 73 anos e não conseguiu resistir às complicações causadas pela Covid-19. 

Nascido em 19 de dezembro de 1947, Paulo Néri de Souza era filho do casal Felipe Néri de Souza e Francisca Dantas de Souza. 

Paulinho de Felipe trabalhou por vários anos como funcionário dos Correios, e também atuou como comerciante em Apodi. Era uma pessoa bastante querida pela população apodiense, bem humorado, atencioso. 

Também se envolveu em disputas eleitorais, e no pleito de 2020, disputou uma vaga na Câmara Municipal de Apodi, formando a nominata do partido Republicanos, não conseguindo se eleger. 

Nota do Blog Fatos de Apodi: Expressamos nossos sentimentos de pesar à família enlutada  e também aos seus amigos, neste difícil momento. 

OBS: O  partido Republicanos de  Apodi/RN emitiu nota de pesar pelo falecimento do ex-candidato Paulinho de Felipe:

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do nosso colega de partido Paulo Neri de Souza, conhecido por todos como Paulinho de Felipe.
Paulinho faleceu na tarde desta terça-feira (04), em decorrência de complicações da COVID-19.

A tristeza toma conta dos nossos corações e viemos aqui prestar os nossos sentimentos de solidariedade aos familiares e amigos pelo falecimento desse grande cidadão.
Paulinho esteve, a pedido dele, caminhando como candidato a vereador neste último pleito eleitoral. Ele nos dizia que antes de morrer, ainda teria a chance de votar nele mesmo novamente. 

Filiado ao Republicanos Apodi, conseguiu realizar seu desejo. E hoje, nos despedimos de sua alegria, carisma e felicidade contagiante. 

Descanse em paz amigo.

domingo, 2 de maio de 2021

Lei Municipal que instituiu o Feriado de 02 de Maio em Apodi

Cópia da Lei Municipal Nº 2/59. Clique para ampliar

Cópia da Lei Municipal Nº 2/59. Clique para ampliar


Lei Nº 2/59

Em 04 de maio de 1959
Assunto: Estabelece  Feriado Municipal o dia 2 de Maio.

O Prefeito Municipal do Apodi: Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte lei

Decreta:

Art. 1º - Fica estabelecido Feriado Municipal o dia 2(dois) de Maio de cada ano em sentimento pelo assassinato do Inf. Francisco Ferreira Pinto, sacrificado pelo progresso do Apodi.

Art. 2º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal do Apodi, em 4 de Maio de 1959.

aa) João Pinto - Prefeito
Alzenira Duarte de Oliveira - Secretária

Nota: Esta lei foi originada da Resolução Nº 1/59, da Câmara Municipal, assinado pelos vereadores Francisco Chaves Sizenando,  Francisco Silveira e Francisco LIma.

Fiel ao original - Em 12 de setembro de 1959.
- Secretário

Fonte: Arquivo da Prefeitura Municipal de Apodi

Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

Cel. Chico Pinto


FRANCISCO FERREIRA PINTO nasceu no Sítio Merêncio, município de Apodi/RN, no dia 17 de abril de 1895, filho do casal Cassimiro Ferreira Pinto(Dodô) e Vicência Gomes de Oliveira Pinto. Era neto paterno de Vicente Ferreira Gomes Pinto e Arcelina Rufina da Exaltação, e neto materno do Capitão Tito Joaquim de Souza Campêlo e D. Maria Gomes de Oliveira.

Teve como irmãos Aristides Ferreira Pinto, Lucas Pinto, Antônio Ferreira Pinto(2), João Ferreira Pinto Sobrinho(João de Dodô), Ester de Oliveira Pinto, Maria Ferreira Pinto(Maria de Dodô), Isabel de Oliveira Pinto(Bibia), Aristea de Oliveira Pinto e Raimunda de Oliveira Pinto.

Em 20 de setembro de 1913,  casou-se na Igreja Matriz de Apodi com sua parente próxima Maria Salomé Diógenes Pinto(filha legítima de Francisco Diógenes Paes Botão e Antônia Zenóbia Pinto). Desse matrimônio, tiveram os seguintes filhos: Francisco Pinto Filho, João Pinto(auditor fiscal, foi prefeito de Apodi de 1958 a 1963), Francisca Diógenes Pinto(Francisquinha) e Maria de Lurdes Pinto.

O Coronel Chico Pinto foi agricultor, comerciante e um político de grande prestígio. Jovem ainda, ingressou na atividade comercial, como sócio da firma "Jázimo & Pinto", do seu parente Cel. João Jázimo Pinto, que mais tarde(1912) viria a ser sogro. A casa comercial dedicava-se ao ramo de tecidos e miudezas em geral. Com o falecimento do Cel. João Jázimo, em 1926, a firma foi dissolvida, surgindo com a ova denominação de Casa Comercial "Pinto & Cia", tendo como sócio seu irmão Lucas Pinto, um homem de raro tino comercial.

Elegeu-se Intendente Municipal de Apodi no ano de 1922, para o triênio 1923-1925, ocasião em que foi escolhido como Presidente do Conselho de Intendência Municipal(cargo que atualmente equivale ao de prefeito). Reelegeu-se em 06 de setembro de 1925, para o triênio 1926-1928, novamente voltando a ocupar a presidência da Intendência. 

No episódio de 10 de maio de 1927, data em que o cangaceiro Massilon Leite atacou a cidade de Apodi chefiando parte do bando de Lampião, Chico Pinto teve sua vida ameaçada, por questões políticos,  mas foi salvo graças a intervenção do Padre Benedito Basílio Alves, vigário da Paróquia.

Em julho de 1927, foi eleito deputado estadual do Rio Grande do Norte, para o triênio 1927-1929, representando o município de Apodi e regiões circunvizinhas. A legislação da época permitia que Chico Pinto pudesse exercer os dois cargos públicos ao mesmo tempo. 

No pleito eleitoral de 02 de setembro de 1928 foi eleito o primeiro prefeito constitucional de Apodi(cargo criado após a Reforma da Constituição Estadual de 1926), com uma votação de 694 votos, sendo empossado no cargo no dia   01º de janeiro de 1929.

Durante a sua administração foi construído o prédio da Prefeitura Municipal de Apodi, que também abrigava uma Cadeia Pública e um Quartel, cuja inauguração ocorreu no ano de 1930. 

Porém, Chico Pinto não concluiu seu mandato, já que foi afastado do cargo em virtude da Revolução de 1930, no mês de outubro daquele ano. Foi substituído pelo prefeito revolucionário, Cosme Corsino de Lemos. Mesmo afastado de um cargo público continuou exercendo forte liderança na região

Mas, por volta das 20:30 horas do dia 02 de maio de 1934, o Cel. Francisco Ferreira Pinto foi covardemente assassinado em sua residência, quando dirigia-se em direção à porta que dava acesso ao quintal. Neste interim, foi brutalmente atingido por certeiro tiro que lhe atingiu o tórax, fulminando-o incontinenti. Por inveja de políticos e poderosos da época, tombou o Cel Chico Pinto, o mais prestigioso político de Apodi.

Ele residia em um antigo Casarão, ainda hoje existente na Rua Nossa Senhora da Conceição, no centro de Apodi,  atualmente pertencente a sua neta materna, professora Mariinha Dantas Pinto. 

Seu irmão Lucas Pinto, uma das maiores lideranças políticas de Apodi, que assumiu os destinos políticos do município após a partida de Chico Pinto, ocupou o cargo de prefeito municipal por quatro vezes: 02/02/1936 a 31/07/1937; 01/08/1937 a 26/12/1937;  27/12/1937 a 22/09/1940 e 19/03/1946 a 21/03/1948.

Chico Pinto era tio de José da Silveira Pinto(médico, ex-prefeito de Apodi e ex-deputado estadual) e Newton Pinto(ex-deputado estadual, desembargador e ex-presidente do TJ/RN).

No dia 04 de maio de 1959, foi sancionada  pelo prefeito João Pinto a  lei municipal Nº 02/59, que  instituiu o "Feriado Municipal de 02 de Maio", para relembrar a  trágica morte do ilustre filho apodiense.

Além disso, em sua homenagem foi criada a "Praça Francisco Pinto", localizada  em frente à Prefeitura Municipal de Apodi(denominada de "Palácio Francisco Pinto"). Na Praça, existe um pequeno busto retratando o ilustre chefe político de Apodi.

FONTE DE PESQUISA: "Datas e Notas para a História de Apody" - Marcos Pinto;
Livro de Atas da Câmara Municipal de Apodi.

*Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

Links relacionados: Lei que instituiu o feriado de 02 de maio em Apodi:

Feriado municipal de 02 de maio relembra a memória de Chico Pinto, 1º prefeito constitucional de Apodi

Coronel Francisco Ferreira Pinto, o Primeiro Prefeito Constitucional de Apodi. 

O Coronel Francisco Pinto foi um líder de grande prestígio político em nosso município, visto que chegou a ser eleito pelo voto direto(voto popular), como o Primeiro Prefeito Constitucional de Apodi  no pleito municipal de 02 de setembro de 1928. Foi empossado em 01º de janeiro de 1929, governando Apodi até 09 outubro de 1930, quando teve seu mandato cassado pelo "Movimento Revolucionário  de 1930".  Chico Pinto foi substituído pelo prefeito Cosme Lemos, nomeado pela Junta Governativa do Rio Grande do Norte. Durante a sua gestão foi construído o prédio da Prefeitura Municipal de Apodi.

Antes disso, Francisco Pinto  foi Presidente da Intendência Municipal de Apodi por duas vezes(1923-1925 e 1926-1928) e Deputado Estadual do Rio Grande do Norte no triênio 1927-1929.

Segundo o historiador apodiense, Marcos Pinto, em seu livro Datas e Notas para a História do Apodi: "No dia 02 de maio de 1934, por volta das 20:30 horas, o Cel Francisco Ferreira Pinto é covardemente assassinado em sua residência, quando dirigia-se em direção à porta que dava acesso ao quintal. Neste interim, foi brutalmente atingido por certeiro tiro que lhe atingiu o tórax, fulminando-o incontinenti. O projétil fora disparado pelo indivíduo de nome Roldão Maia, que encontrava-se adredemente à espreita, sob o mando da escuridão, fator que lhe proporcionou realizar tão vil e macabro intento". 

Casa onde viveu o ex-prefeito Francisco Ferreira Pinto. 

Casarão onde Chico Pinto foi assassinado na noite de 02 de maio de 1934, localizado na Rua Nossa Senhora da Conceição, centro de Apodi. 

Imagem de Chico Pinto, na galeria de ex-prefeitos de Apodi, localizada na Prefeitura Municipal de Apodi(PMA). 

Busto do Coronel Francisco Ferreira Pinto 

O Busto fica localizado na Praça Francisco Pinto 

Praça em homenagem ao Coronel Francisco Ferreira Pinto 

"Palácio Francisco Pinto", sede do pode executivo apodiense, também homenageia o líder apodiense. 

Em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município de Apodi, a Câmara Municipal aprovou e o então prefeito João Pinto sancionou a lei Nº 02/59, de 04 de maio de 1959,  que instituiu o feriado municipal do dia "02 de maio".  data em que o Coronel Chico Pinto foi assassinado.

Além disso, em sua homenagem foi criada uma praça em frente a Prefeitura Municipal de Apodi(também conhecida como "Palácio Francisco Pinto"). Na Praça, também existe um pequeno busto retratando o importante chefe político de Apodi.

Biografia completa de Francisco Ferreira Pinto, no link a seguir: https://fatosdeapodi.blogspot.com/2019/04/cel-chico-pinto.html

*Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

Pesquisar este blog

Facebook