PAULO HENRIQUE MOTA DA SILVA, nascido no dia 06 de Fevereiro 1984, por falta de condições de saúde pública na maternidade Claudina Pinto no seu município Apodi, nasceu na maternidade Almeida Castro em Mossoró/RN, é filho do casal Jose Ângelo da Silva e Antônia Soraia Mota Torres. É pai de 2(dois) filhos: Lucas Kauã Alves Mota e de Luan Henrique Alves Mota.
Descendente de uma família de historiadores e educadores, tais como, Nonato Mota, que graças aos seus registros, hoje conhecemos o que foi preservado da historia antiga de Apodi, fatos e acontecimentos ligados a formação politica, administrativa e social, o mesmo escreveu interessante trabalho sobre a historia do município, intitulado "Notas sobre a Ribeira do Apodi"; Dona Lourdes Mota, professora de grandes méritos, inteligência privilegiada, possuía qualidades que marcaram sua brilhante carreira no magistério, tanto público como particular; Auri de Aceto Mota (avó in memoriam) também educadora da zona rural de Apodi, trabalhou em vários sitios( Barra e córrego). Concluiu sua carreira de professora na escola do Sitio Missão; e Isa de Aceto Mota que trabalhou durante 40 anos promovendo o conhecimento necessário à formação do ser humano. Foi escrutinadora da Justiça Eleitoral. Exerceu o ofício de Catequista, Coordenadora Bíblica. Membro Ativo da Legião de Maria. Como escritora e poetisa escreveu o livro “Poesias e Sonetos”.
Observando seu interesse, Henrique foi incentivado por sua mãe logo cedo a iniciar seus estudos na Escola Lar da Criança Pobre de Apodi. Fez o ensino fundamenta I na Escola Estadual Gerson Lopes, cursou o fundamental II na Escola Estadual Professor Antonio Dantas. Concluiu o técnico na ETC / Escola Técnica de Comércio em Natal/RN. Atualmente é estudante do IFRN, cursando técnico de Informática. Em todo esse período escolar teve uma grande dificuldade que foi sua deficiência visual desde o seu nascimento o mesmo só pode assistir as aulas como ouvinte.
Com 28 anos, fez uma cirurgia corretiva nas córneas e a partir de então passou a observar o mundo de outra forma e ter acesso a diversas oportunidades que a dificuldade visual da infância não permitia. Despertou para atuação em espaços com atividades coletivas, inicialmente conhecendo o movimento dos escoteiros, onde atuou em Apodi, fez parte da juventude petista em Natal, onde militou durante treze anos.
Participou dos movimentos sindicais no estado de Pernambuco onde lá encampou vária lutas a favor dos direitos dos trabalhadores da construção civil. Foi Sócio fundador do Instituto Pro Verde Ar, no referido instituto desenvolveu junto ao grupo projeto piloto de arborização no bairro Garilândia e na creche modelo, no momento está como dirigente do Partido Verde, diretório de Apodi, na função de Vice-Presidente. A pedido de sua avó materna, que participasse das lutas sociais e que sempre fosse defensor da natureza e das causas ambientais tornou-se um forte aliado de outros cidadãos apodienses que defendem as Bandeiras de defesa ao meio ambiente e do desenvolvimento transformador sustentável dentre os seus fortes aliados estão o educador e engenheiro ambiental Genildo Sousa e a Professora Socióloga Ecineide Silva, ambos já encamparam várias lutas em busca da promoção da justiça e da igualdade social no município.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Iniciou suas experiências profissionais na construção civil no ano de 2008, como eletricista na área da Petrobrás ficando nessa função até, 06 de Agosto de 2015, posteriormente fundou sua própria empresa, intitulada de "Aceto Mota Instaladora" com a finalidade de desenvolver um trabalho autônomo, prestando serviços a população Apodiense na área de elétrica e jardinagem dentro dos princípios de preservação ao meio ambiente.
Hoje coloca seu nome à disposição como postulante ao legislativo apodiense pelo Partido Verde - PV.
Por ter como herança a vontade de transformar a vida das pessoas através do conhecimento e de ações sustentáveis se sente motivado a lutar por aquilo que acredita, e apresenta-se como candidato ao cargo de vereador em Apodi. Henrique quer deixar sua contribuição como filho dessa terra, seguindo o exemplo da avó, das tias e do tio, que se doaram de forma humanista para construir um Apodi digno do seu povo.
Segundo ele, se obtiver um resultado concreto, sua principal meta será trabalhar para o povo, realizando o processo de escuta e respeitando sua autonomia e com base nesses princípios propor e encaminhar projetos que promovam ações sustentáveis e que impactem em uma melhor qualidade de vida de todos os nossos munícipes.
*Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN.
Com certeza seria um excelente prefeito
ResponderExcluir