quinta-feira, 9 de março de 2023

José Barra Neto, ex-vereador

JOSÉ BARRA NETO, natural do Sítio Brejo, atualmente localizado no município de Felipe Guerra/RN, nascido em 10 de dezembro de 1902,  era filho de Pedro José de Santana Barra e Theomila de Souza Nogueira.

No dia 03 de outubro de 1950, elegeu-se vereador na cidade de Apodi/RN, sendo empossado no cargo em 23 de abril de 1951 e encerrando seu mandato parlamentar em janeiro de 1955.


Com a emancipação política da localidade de "Pedra de Abelhas", José Barra Neto foi eleito o primeiro vice-prefeito de Felipe Guerra no dia 24 de janeiro de 1965, pelo Partido Social Progressista(PSP), sendocompanheiro da chapa do médico Eilson Gurgel do Amaral. 

Tomou posse como vice-prefeito no dia 31 de janeiro de 1965 e  automaticamente passou a acumular o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Felipe Guerra, conforme determinava a legislação vigente. Com a instituição do bipartidarismo no Brasil, passou a fazer parte do partido da ARENA - Aliança Renovadora Nacional. 

No dia 30 de junho de 1969, o prefeito Eilson Gurgel renunciou ao cargo de prefeito e o vice José Barra Neto passou a responder pelo comando político-administrativo de Felipe Guerra. Zé Barra atuou como prefeito municipal até o dia 31 de janeiro de 1970, sendo sucedido no cargo por Francisco Chagas da Silva(Titico de Adelino). 

Foi casado com a professora Maria Zenóbia de Oliveira Pinto(Dona Lili Pinto, filha do Capitão Miguel Ferreira Pinto e Izabel Zenóbia de Oliveira Pinto), com quem teve 11 filhos: Raimundo Pinto Barra, José Pinto Barra (Zezito Barra), Paulo Pinto Barra(ex-vice-prefeito e ex-prefeito de Felipe Guerra), Pedro Pinto Barra(Petroca), Francisco de Assis Pinto Barra (Didi), Pacifico Pinto Barra(ex-vereador de Felipe Guerra), Miguel Pinto Barra, Francisca Pinto Barra(Chaguinha), Genoveva Pinto Barra, Maria das Graças Pinto Barra e Iolanda Pinto Barra

Faleceu em sua terra natal no dia 17 de agosto de 1979.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook