segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Praça Dom José Freire

 Localizada no Centro de Apodi
"A Praça da Matriz" 
Placa de Inauguração da Praça Dom José Freire 

Placa de Inauguração da Biblioteca Válter de Brito Guerra, depois de anos vivendo em prédios alugados, a Biblioteca Municipal de Apodi passa a ter sede própria. 


Praça Dom José Freire, antiga Praça Getúlio Vargas.

Estátua do Bispo apodiense Dom José Freire de Oliveira Neto 

Busto de Dom José Freire 
 Homenagem a Dom José Freire 

Estátua em homenagem ao apodiense Dom José Freire de Oliveira Neto. 

Localizada no Centro da cidade de Apodi/RN, também conhecida como "Praça da Matriz". A antiga Praça Getúlio Vargas mudou de nome através da lei municipal Nº 1050/2015 de 16 de dezembro de 2015, aprovada pela Câmara Municipal de Apodi e sancionada pelo Prefeito Flaviano Monteiro, no ano de 2015, que mudou o nome de "Praça Getúlio Vargas" para "Praça Dom José Freire". Em uma homenagem ao apodiense Dom José Freire de Oliveira Neto.

Dom José foi o primeiro apodiense a se ordenado Bispo da Diocese de Mossoró. Foi o 5º Bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, atuando de 1984 a 2004. Em 2004, tornou-se bispo emérito. Faleceu em Mossoró, no dia 10 de janeiro de 2012, aos 83 anos de idade. Uma justa homenagem do povo de Apodi para um de seus filhos mais ilustres.

A praça abriga ainda a Estátua do Bispo Dom José de Oliveira Neto e a nova sede própria da Biblioteca Pública Municipal Válter de Brito Guerra. A Praça Dom José Freire foi inaugurada às 18 hs do dia 22 de dezembro de 2016 pelo prefeito municipal de Apodi, Flaviano Moreira Monteiro. 

Sobre o apodiense Dom José Freire 

Dom José Freire de Oliveira Neto - 5º Bispo da Diocese de Mossoró 

Natural de Apodi/RN , nascido em 09 de março de 1928. Seus estudos primários, foram em sua terra natal. 

Nos anos de 1944 a 1949, Dom José fez o curso ginasial no Seminário Santa Teresinha, em Mossoró/RN. De 1950 a 1952, cursou Filosofia no Seminário Central de São Leopoldo (RS), seguindo, logo após, para Roma, na Itália, onde cursou Teologia na Pontíficia Universidade Gregoriana.
Além de licenciatura em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, Dom José Freire fez mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Catequese, pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma.

Em Mossoró, desempenhou as funções de professor, capelão, Presidente do Instituto Amantino Câmara, Reitor do Seminário Santa Teresinha, Diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia e Vigário Episcopal das Religiosas.

Até se tornar bispo emérito de Mossoró, Dom José Freire teve uma trajetória marcada por nomeações de expressão na Igreja Católica. Em 22 de setembro de 1956, foi ordenado presbítero, em Roma, por Dom Luís Luigi Traglia.

Já no dia 3 de novembro de 1973 foi eleito Bispo Auxiliar de Mossoró, recebendo sagração episcopal no dia 2 de junho de 1974, na Capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, sendo Dom Gentil Dinis Barreto o bispo consagrante. 

No dia 18 de julho 1975, Dom José foi apresentado à Diocese de Mossoró, em solenidade na Catedral de Santa Luzia. Em 1979, foi nomeado bispo coadjutor. Assumiu ainda interinamente o governo diocesano em 14 de março de 1984, por ocasião da renúncia de Dom Gentil Diniz Barreto.

Dom José foi o primeiro apodiense a se ordenado Bispo da Diocese de Mossoró. Foi o 5º Bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró, atuando de 1984 a 2004. Em 2004, tornou-se bispo emérito. Faleceu em Mossoró, no dia 10 de janeiro de 2012, aos 83 anos de idade.

Em 2015, foi sancionada pelo prefeito Flaviano Moreira Monteiro, a lei municipal nº 1050/2015 de 16 de dezembro de 2015, que trata da alteração do nome da "Praça Getúlio" Vargas, passando a se chamar "Praça Dom José Freire". 

A nova Praça Dom José Freire foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 2016, contendo uma estátua do homenageado com os seguintes dizeres: 

"Homenagem do povo de Apodi, dos seus familiares, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista, na passagem dos seus 250 anos, a Dom José Freire de Oliveira Neto, bispo da Diocese de Santa Luzia, de Mossoró." 

Fonte de pesquisa: Jornal "O Mossoroense"; Portal Oeste News - Jotta Maria

LEI MUNICIPAL Nº 1050/2015 16 DE DEZEMBRO DE 2015

Altera a denominação de Praça Getúlio Vargas - na Cidade de Apodi-RN, para Praça Dom José Freire de Oliveira Neto e dá outras providências.

O PREFEITO MUNICIPAL DE APODI-RN faz saber, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas por Lei, que a Câmara Municipal de Apodi, aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei.

Art. 1º - Fica alterada a denominação de Praça Getúlio Vargas – na Cidade de Apodi – Rio Grande do Norte, para Praça Dom José Freire de Oliveira Neto.

Art. 2º - No Local conterá placa com o nome de Praça juntamente com um pequeno histórico de Praça Dom José Freire de Oliveira Neto.

Parágrafo Único – A homenagem de que trata esta lei terá lugar na Praça.

Art. 3º - As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.

Art. 4º - Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação, Revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal em Apodi/RN, em 16 de dezembro de 2015

Flaviano Moreira Monteiro
Prefeito Municipal

Marcos Antonio Campos
Secretário Municipal de Administração e Planejamento 

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Apodi.

Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook