sábado, 20 de outubro de 2018

Isabel Aprígida


ISABEL APRÍGIDA DE CARVALHO, mais conhecida por "Biluca" nasceu em 03 de janeiro de 1891, era filha de Luiz Rodrigues de França Filho e Joaquina Mariana de Carvalho. 

Foi casada com o agricultor e comerciante Sebastião Gomes de Oliveira Filho(filho de Sebastião Gomes de Oliveira, vulgo Tatão Paulino, e  de Maria Gomes da Assumpção). Desse matrimônio tiveram uma numerosa prole, dentre eles: Júlia Gomes de Oliveira, Elizabete Gomes de Oliveira(Betinha), Isabel Gomes de Oliveira, Lucas Gomes de Oliveira(Lucas de Tatão), João Tatão de Oliveira(Totó), José Gomes de Oliveira(Zé), Maria Açucena de Souza, Francisco Gomes de Oliveira(Chico) e Raimunda Gomes de Oliveira Pinto(Niná). 

Seu marido foi um dos grandes incentivadores do progresso do "Sítio Melancias", no município de Apodi/RN, sendo responsável pela construção da escola estadual daquela localidade, atualmente denominada de "Sebastião Gomes de Oliveira". Também prestava assistência aos comboieiros que passavam por Melancias, onde fazia questão de hospedá-los em sua casa.

Dona Biluca faleceu no dia 18 de fevereiro de 1947.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN.

Um comentário:

Pesquisar este blog

Facebook