domingo, 30 de junho de 2019

Termo de posse do prefeito interino Celso Marinho, janeiro de 1963

 Termo de posse do vereador Celso Marinho de Oliveira no cargo de prefeito(interino) do município de Apodi, em virtude da cassação/afastamento  do prefeito João Pinto.

O substituto legal de João Pinto seria  o vice Izauro Camilo de Oliveira, mas não assumiu à Prefeitura por ter se afastado dos cargos de vice-prefeito e Presidente da Câmara Municipal. A partir dai, a linha sucessória caiu nas mãos do 1º primeiro vice-presidente do poder legislativo apodiense, o vereador Celso Marinho.

"Termo de compromisso que prestou o cidadão Celso Marinho de Oliveira   1º(primeiro) vice-presidente em exercício de Presidente da Câmara Municipal do Apodi, 


Aos vinte e oito dias (28) do mês de janeiro janeiro do ano de 1963(mil novecentos e sessenta e três) nesta cidade do Apodi, no Salão nobre da Prefeitura Municipal pelas 22 (vinte e duas) horas e 45(quarenta e cinco) minutos, ai reunidos o conselho de vereadores pela unanimidade de seus membros, presente também o vice-prefeito empossado, perante à Câmara Municipal reunida extraordinariamente que deu posse ao (prefeito), vice-prefeito em exercício Celso Marinho de Oliveira no cargo de Prefeito do município de Apodi, na qualidade de substituto legal do Prefeito Constitucional, cidadão João Pinto, que foi suspenso das suas funções na (última) (penúltima) sessão extraordinária do legislativo municipal pôr deliberação unânime dos vereadores, presentes tomou posse êle posse com tôdas as formalidades legais, assim na oportunidade, passando o vice-prefeito à presidência do substituto eventual, 2º vice-presidente da Câmara, Severino Pereira Tôrres, foi pôr este último declarado empossado na chefia do executivo deste Município, perante à respectiva Câmara reunida, tendo prestado compromisso de praxe. Defireu o compromisso de mui fielmente cumprir os dispositivos das Constituições Federal e Estadual zelar pelo bem estar da familia e trabalhar pela a prosperidade do Município; Aceito este compromisso de maneira foi pelo o mesmo lido em vós alta e a seguir lavrou-se o presente termo que vai assinado pelo o  presidente  pelos membros da Câmara Municipal e pelo o compromissado do que para constar. Eu Francisco Lima, secretário efetivo da Mêsa o escrevi e subscrevi. 

Apodi, 28 de janeiro de 1963. 

Severino Pereira Tôrres
Celso Marinho de Oliveira
Francisco Chaves Sizenando
Edmilson Edson de Morais
Francisco Felinto Neto
José Firmino de Oliveira
José Clauber Gurgel da Nóbrega"


OBS: Celso Marinho permaneceu à frente do poder executivo apodiense até 18 de fevereiro de 1963, quando abdicou do cargo, sendo empossado em seu lugar, o vereador Valdemiro Pedro Viana. Naquela época, os mandatos dos prefeitos começavam e terminavam no dia 31 de março. 

FONTE: Livro de Atas da Câmara Municipal de Apodi - CMA

Pesquisa: Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook