terça-feira, 25 de junho de 2019

Zominho


FRANCISCO VIEIRA DE SOUSA mais conhecido por “Zominho”, nasceu no dia 04 de junho de 1945, no Sítio do Padre, que na época era encravado no município de Apodi, e hoje pertence ao município de Severiano Melo,  filho de Almiro Bispo Vieira e Maria Lilia de Sousa(também conhecida como Maria Vieira de Souza).

Em 1948, aos 03 anos de idade mudou-se com sua família para o Sítio Lagoa Amarela, município de Apodi, onde mora atualmente. 

Começou a estudar aos 12 anos de idade no Sítio Aleixo, tendo como primeira professora Dona Lourdes. Depois passou a frequentar uma escola particular na localidade de Córrego, município de Apodi-RN, tendo como professora Dona Letice Ferreira. Zominho  estudou até o quarto ano(quarta série). Além disso, também estudava em casa com a ajuda de sua mãe. Sempre que voltava da escola ajudava seus pais nos trabalhos do campo.

Zominho casou-se em 18 de dezembro de 1977 com Dona Maria de Fátima Freitas de Sousa, com que teve 06 filhos: Marta Maria de Freitas Souza, Maria da Paz Freitas Souza, Francisco Vieira Souza Júnior(Sousinha), Marcelo de Freitas Souza e um casal de gêmeos Maciel de Freitas Souza e Maciana de Freitas Souza. 

Aos 15 anos de idade já era atuante na política de Apodi, porém não podia votar, pois na época não era permitido o voto para menores de 18 anos.

Pela primeira vez candidatou-se a vereador em Apodi no ano de 1972, pela legenda da Aliança Renovadora Nacional(ARENA), sendo eleito no dia 15 de novembro do mesmo ano, com uma votação de 382 votos. No seu tempo trabalhava como voluntário, pois vereador não recebia remuneração.  Na Câmara Municipal, ocupou os cargos de 1º Secretário no período de janeiro de 1973 a janeiro de 1975; e 1º vice-presidente da Mesa-Diretora no período de janeiro de 1975 a janeiro de 1977. 

Durante seu mandato parlamentar, Zominho fez vários projetos  e solicitações em prol da população apodiense, principalmente em benefício da "Região da Areia" de Apodi.  Durante sua carreira política apoiou o ex-prefeito Izauro Camilo de Oliveira. 

Em 15 de novembro de 1976, disputou a reeleição ao cargo de vereador, novamente pela ARENA, porém não galgou êxito, obtendo 181 votos.

Em 1982, tentou novamente retornar ao poder legislativo apodiense, desta vez saindo candidato pelo PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro, entretanto mais uma vez não logrou êxito, conquistando 109 votos. 

Atualmente é sócio filiado ao Sindicato Rural de Apodi desde o ano de 1968, do qual atua como coordenador. É sócio da AMPC - Associação de Mini-Produtores de Córrego e Sítios Reunidos.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook