sábado, 22 de junho de 2019

Domingos Freire de Freitas


DOMINGOS FREIRE DE FREITAS nasceu no município de Apodi/RN, no dia 15 de setembro de 1899, filho de Pedro Advincula Freire da Silveira e Cherubina Benvinda de Freitas. Tinha como irmãos Tibúrcio Freire da Silveira, Philomena Gomes de Freitas, Natividade, Maria do Mudo e Petronila Gomes de Freitas.

Passou a sua infância e juventude no Sítio Rio Novo, em Apodi/RN. Mesmo não tendo estudado, seu Domingos era um homem muito astuto e inteligente.

No dia 03 de março de 1928, casou-se com a apodiense Adolphina Carminda Dias(filha do casal Hermino Tolentino Alves de Oliveira e Petronila Pastora do Rosário). Desse matrimônio, nasceram três filhos: Alaires Dias de Freitas, vulgo "Seu Lalá"; a professora Alvani de Freitas Dias(in memoriam) e Maria de Lourdes de Freitas(in memoriam). 

Durante sua vida, Domingos Freire de Freitas exerceu as funções de agricultor, comerciante e político. Trabalhou como caixeiro-viajante e foi leiloeiro das festas religiosas da cidade.

No ano de 1948, realizaram-se eleições municipais para os cargos de prefeito, vice e vereadores em todo o país,  primeira disputa municipal após o fim da Ditadura do "Estado Novo". No pleito de 21  de março daquele ano, Seu Domingos Freire disputou uma vaga na Câmara Municipal de Apodi, elegendo-se pela legenda do antigo Partido Social Democrático(PSD).

Tomou posse em 22 de abril de 1948 e encerrou seu mandato parlamentar em março de 1951. Antes, disputou à reeleição no pleito de 03 de outubro de 1950, pelo PST - Partido Social Trabalhista, logrando 124 votos, mas não conseguiu manter sua cadeira na Câmara Municipal. Após concluir seu mandato, passou apenas a dedica-se à família e ao seu trabalho do dia a dia. 

Trabalhou por muitos anos ao lado Coronel Lucas Pinto, principal liderança política de Apodi.  Porém, devido a alguns acontecimentos políticos da época, acabou afastando-se do velho "Luquinha". 

Domingos Freire foi Sócio-Fundador e Presidente da Fundação São Vicente de Paula, em Apodi, foi Presidente da antiga Cooperativa de Agricultores de Apodi e também atuou como Presidente do Centro Esportivo Apodiense.

Domingos Freire de Freitas faleceu  em sua terra natal no dia 18 de junho de 1981. É patrono da "Rua Vereador Domingos Freire de Freitas", sediada no Bairro Betel, na cidade de Apodi.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook