sábado, 10 de agosto de 2019

Chico Santino


FRANCISCO MOREIRA DE SOUZA mais conhecido por Chico Santino, nasceu no dia 07 de maio de 1917, no município de Apodi/RN, filho do casal Santino Moreira de Souza e Dona Francisca Cândida de Assis(Cachica).

Durante sua infância trabalhou ajudando seus pais na agricultura e viveu durante toda a sua vida no Sítio Santa Rosa, neste município. 

Entrou para a vida pública  no dia 03 de outubro de 1950, oportunidade na qual elegeu-se vereador da cidade de Apodi, pelo Partido Social Trabalhista(PST), ocupando o cargo de 1951 a 1955.

Reelegeu-se no pleito de 03 de outubro de 1954, para o período legislativo de 1955 a 1959. Durante seus mandatos, ocupou o cargo de vice-presidente da Câmara Municipal de Apodi/RN, e assumiu a presidência do poder legislativo por diversas vezes, durante as ausências do então presidente Júlio Marinho. Foi ligado politicamente ao Coronel Lucas Pinto, principal liderança política da época.

Na seca de 1958, deixou sua esposa e os filhos e foi para o Maranhão com dois caminhões, onde conseguiu agregar em uma fazenda para fazer o transporte da colheita, de produtos como arroz e farinha.

Retornando à sua terra natal em 1964, passou a se dedicar a agricultura com a plantação de bananeira, mangueiras, algodão, feijão e milho.

Quando casou-se, sua esposa fazia louças de barro,  tais como panelas, bules, xícaras, e ele ia vender nas feiras das cidades de Apodi e Umarizal. Além disso, comercializava a produção de frutas nas feiras de Caraúbas/RN e comunidades vizinhas.

Fez uma escola próxima a sua residência no Sítio Santa Rosa, onde lecionaram as professoras Iza Mota, Nativa, entre outras.

Chico Santino foi casado com Dona Raimunda Alves da Costa, conhecida por "Mol" ou "Mundinha", filha do casal Manoel Joaquim Pedro Viana e Francisca Antônia de Oliveira. Sua esposa foi a primeira mulher vereadora  da cidade de Apodi, ocupando o cargo entre o final da década de 60 e início dos anos 70.

Desse matrimônio, nasceram 10 filhos: Maria Moreira da Costa(in memoriam), Sebastiana Moreira Viana, José Moreira da Costa(in memoriam), Dalvani Moreira da Costa, Maria de Lourdes Moreira, Maria Moreira de Oliveira(Ceição, mãe do ex-prefeito Flaviano Monteiro), Antônia Moreira da Costa(in memoriam),  Maria Rita Moreira de Souza, Ednardo Moreira da Costa e Francisca Moreira da Costa. 

Chico Santino faleceu em sua terra natal no dia 07 de maio de 2002, em virtude de problemas pulmonares. 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook