domingo, 29 de dezembro de 2019

Benedito de Zé Severo, campanha de 1982

Campanha Municipal de 1982 em Apodi/RN

No ano de 1982, realizaram-se eleições gerais para vereadores, prefeitos, deputados estaduais, deputados federais, senador da República e governador do Estado em todo o Rio Grande do Norte e mais 21 estados do Brasil. 

Na cidade de Apodi o então vereador Benedito José de Morais, conhecido popularmente por "Benedito de Zé Severo" lançou-se como postulante à Prefeitura Municipal de Apodi, empunhando a bandeira do PMDB.

Seu Benedito já vinha militando na política do município há vários anos, visto que se elegeu vereador a primeira vez no ano de 1958 e voltou a conquistar a vereança em 1976, sempre com destacada atuação em Apodi, principalmente na sua comunidade de origem, o Sítio Rio Novo, na região do vale. Em 1965 tentou se eleger prefeito da vizinha cidade de Felipe Guerra mas não logrou sucesso em sua empreitada. 

E diante de tamanha penetração nas classes mais humildes de Apodi, Seu Benedito resolveu  encarar a disputa pelo comando do poder executivo municipal, contando com o apoio de grandes lideranças do estado, a exemplo do deputado Patrício Júnior, que concorria a reeleição, o então candidato a deputado federal Antônio Câmara, o ex-deputado federal e  candidato a senador Odilon Coutinho e o ex-governador Aluizio Alves(que tentava chegar ao comando da chefia do governo potiguar pela segunda vez). 

Nessa emblemática campanha prevalecia uma série de dispositivos eleitorais, dentre eles o chamado "voto vinculado", ou seja o eleitor era obrigado a votar em candidatos de um mesmo partido para todos os cargos. Por exemplo, quem votasse em um vereador do PMDB, também teria que votar em um prefeito desse mesmo partido e assim sucessivamente. Caso isso fosse descumprido o  voto seria  automaticamente anulado. 

Outra característica desse pleito foi a possibilidade do registro  de mais de um candidato a prefeito pelo mesmo partido, o que realmente aconteceu em Apodi e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro se dividiu em três "sublegendas"  lançando os nomes de Seu Benedito("PMDB 1"), Manoel Galdino("PMDB 2") e Terceiro Melo("PMDB 3") para prefeito. Enquanto isso, o  agricultor  Manoel Mendes de Freitas, vulgo "Melinho Matias" saiu como candidato a vice do respectivo "trio". 

Apesar de todo o seu empenho e dedicação na disputa, Seu Benedito não galgou sucesso, porém foi o candidato mais votado de seu partido conquistando 1.759 votos, sendo seguido por Manoel Galdino(1.361 sufrágios) e Terceiro Melo(1.225 votos). Portanto, o PMDB obteve 4.345 votos na majoritária. 

Vale destacar ainda que os demais candidatos apoiados por seu Benedito também obtiveram expressivas votações no município, conforme dados do Cartório Eleitoral de Apodi, veja: 
Patrício Júnior(dep. est.) - 1.275 votos
Antônio Câmara(dep. fed.) - 717 votos 
Odilon Coutinho(senador) - 2.910 votos
Aluizio Alves(governador) - 4.156 votos 

Na época o vencedor da disputa municipal  para a Prefeitura de Apodi foi o candidato situacionista do  Partido Democrático Social(PDS), o ex-vereador Hélio Morais Marinho, eleito com 4.885 votos, que teve como companheiro de chapa o médico veterinário Ivo Freire de Araújo. Das 10 vagas destinadas à  Câmara Municipal, o PDS elegeu 05 vereadores, enquanto o PMDB também conquistou 05 cadeiras. 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook