quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Fatos de Apodi no dia 01º de janeiro

Apodi

01º/01/1929 - O Coronel Francisco Ferreira Pinto toma posse como o primeiro prefeito constitucional do município de Apodi/RN para o triênio 1929/1931.

Líder de grande prestígio, Chico Pinto foi eleito com 694 votos no pleito municipal de 2 de setembro de 1928. Durante a sua administração, foi construído o prédio da Prefeitura Municipal de Apodi(atual Palácio Francisco Pinto), que na época, também abrigava a cadeia municipal.

Embora eleito para um mandato de três anos, Francisco Pinto governou o município somente até o mês de outubro de 1930, quando foi afastado pelo movimento revolucionário de Getúlio Vargas. 

01º/01/1989 – Simão Nogueira Neto toma posse como prefeito do município de Apodi/RN.

Simão elegeu-se pelo Partido Liberal(PL)  nas eleições municipais de 15 de novembro de 1988, recebendo o apoio do então prefeito Ivo Freire de Araújo, derrotou o candidato José Pinheiro Bezerra do PMDB. Eleito com 6.804 sufrágios, obtendo uma maioria de 523 votos.

Sua vice foi a professora Zuleide Marinho, esposa do saudoso ex-prefeito Hélio Morais Marinho, falecido no ano de 1985.

01º/01/1989 - A professora Zuleide Marinho toma posse como a primeira vice-prefeita da cidade de Apodi/RN 

Maria Zuleide Marinho elegeu-se na eleição municipal de 15 de novembro de 1988,  pelo PFL, na chapa encabeçada por Simão Nogueira Neto,  e ambos recebiam apoio do então prefeito Ivo Freire de Araújo.

Antes dela, a tabeliã Maria Romana Leite foi a primeira apodiense a disputar o respectivo cargo, isso no ano de 1968 como vice do médico José da Silveira Pinto, entretanto não logrou êxito. Dona Zuleide exerceu a função no período de 1989 até 1982. 

01º/01/1993 – O médico José Pinheiro Bezerra assume o comando da Prefeitura de Apodi pela primeira vez

Após duas tentativas sem sucesso(1976 e 1988), o  médico José Pinheiro Bezerra elegeu-se prefeito de Apodi pelo PMDB nas eleições municipais de outubro de 1992, ao vencer o ex-prefeito Ivo Freire de Araújo, este último apoiado pelo então prefeito Simão Nogueira. Na ocasião consagrou-se vitorioso com 8.894 sufrágios, com uma maioria de 2.440 votos.

Para o cargo de vice-prefeito da chapa encabeçada por Pinheiro, elegeu-se o empresário Evandro Marinho de Paiva, o "Vandinho".

01º/01/1997 – Evandro Marinho de Paiva toma posse como prefeito da cidade de Apodi/RN. 
O prefeito empossado Vandinho Marinho assinando o ato de transmissão de cargo, ao seu lado o ex-prefeito Dr. Pinheiro, em 01 de janeiro de 1997. 

Vandinho Marinho conquistou o comando do Palácio Francisco Pinto no pleito municipal de outubro de 1996,  com 9.665 votos ao vencer o candidato Fábio Soares. Recebeu o apoio do prefeito Dr. Pinheiro, de quem se elegeu como vice no pleito anterior.

Teve como vice-prefeito, o bioquímico Dr. Klinger Péricles Pinto Diniz(PMDB), com quem administrou o município até o ano de 2000.

01/01/2001 – Dr. Pinheiro assume a Prefeitura de Apodi pela segunda vez. Para o cargo de vice-prefeito, tomou posse o professor Tibúrcio Marinho da Costa, também filiado ao PMDB.

O médico José Pinheiro Bezerra voltou a se eleger prefeito do município de Apodi nas eleições municipais de outubro de 2000 pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro(PMDB), enfrentando o ex-prefeito Simão Nogueira(na época no PSDB), conquistando 9.338 sufrágios. 

01/01/2004 - Falecia o professor Raimundo Valdoci de Melo, conhecido por todos por "Valdó" ou ainda por "Titi de Sebastião Tito". Ele trabalhou por longos anos na Escola Estadual Professor Antônio Dantas, em Apodi, com destacada atuação.

01/01/2005 – O médico José Pinheiro Bezerra tomou posse como prefeito do município de Apodi pela terceira vez. A professora e ex-vereadora Maria Gorete da Silveira Pinto,  eleita pelo PMDB tomou posse no cargo de vice-prefeita da cidade. 

Dr. Pinheiro conquistou o terceiro mandato de chefe do poder executivo apodiense  pelo PMDB no pleito municipal de outubro de 2004, época em que enfrentou a chapa formada pelos ex-prefeitos Vandinho(como candidato a prefeito) e Simão Nogueira(postulante a vice).

Pinheiro governou a cidade até o ano de 2008, sendo até o momento o único prefeito  constitucional reeleito da história política da cidade. 

01º/01/2009 – A professora Gorete Silveira toma posse como a primeira mulher prefeita da cidade de Apodi/RN. 
A prefeita Gorete discursando na sede do  Palácio Francisco Pinto, ao seu lado o vice Vandinho Marinho. Foto - Reprodução

Ao assumir o comando do Palácio Francisco Pinto, Gorete tornou-se a primeira mulher prefeita da história política apodiense. Antes, ela já havia ocupado os cargos de vereadora de 2001 a 2004 e vice-prefeita de 2005 a 2008. Ao seu lado, tomou posse como vice-prefeito, o empresário e ex-prefeito Evandro Marinho de Paiva, vulgo “Vandinho”.

Maria Gorete da Silveira Pinto, filiada ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) elegeu-se nas eleições municipais de 05 de outubro de 2008, quando na época, enfrentou o professor Flaviano Monteiro do PC do B. Ela se elegeu com uma expressiva votação de 10.825 sufrágios, com 997 votos de maioria. 

01º/01/2013 – O professor Flaviano Monteiro assume o comando do poder executivo apodiense. 
Prefeito Flaviano na sede da Prefeitura Municipal. Foto - Reprodução

Flaviano Moreira Monteiro, filiado ao Partido Comunista do Brasil(PC do B), elegeu-se prefeito do município de Apodi na eleição de 7 de outubro de 2012, época em que enfrentou a prefeita e candidata a reeleição, Gorete Silveira, do PMDB. Flaviano venceu sua opositora com 11.314 votos(maioria de 2.924 votos), o maior percentual de vantagem já registrado em toda a história política do município. 

No cargo de vice-prefeito, tomou posse o empresário José Maria da Silva, vulgo “Zé Maria” do Partido Social Democrático(PSD). 

01º/01/2017 – Alan Silveira assume o comando do Palácio Francisco Pinto 
O jovem bioquímico Alan Jefferson da Silveira Pinto elegeu-se prefeito do município de Apodi/RN  pelo PMDB nas eleições municipais de 2 de outubro de 2016, enfrentando  o prefeito e candidato a reeleição, Flaviano Monteiro. Alan venceu a disputa com uma maioria de 1971 votos, tendo a vereadora Hortência Regalado  do PSDB como vice-prefeita. 

Alan Silveira é neto materno do ex-vereador Francisco Silveira, o Caboclo de Manú, que ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Apodi por 07 mandatos seguidos. Além disso, é filho da professora Gorete Silveira(ex-vereadora, ex-vice-prefeita e ex-prefeita de Apodi), e do bioquímico e também ex-vice-prefeito Dr. Klinger Pinto. 

Por Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook