sexta-feira, 20 de março de 2020

Dodonha


MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA, conhecido popularmente como Dodonha, era um ser humano da melhor qualidade, humilde e muito apegada aos seus familiares, principalmente seus irmãos Chico Lúcio e Dodora.

Nasceu no dia 20 de março de 1952, filha de Sebastião Lúcio da Silva(Tião Lúcio) e dona Eugenia Pereira da Silva. Era casada e mãe de 02 filhos: Allan Donato e Uberlandio Donato Filho.

Dodonha foi professora na Escola Estadual Ferreira Pinto durante muitos anos, ao lado das amigas Conceição Sena e Marta de Xavier, depois ensinou Matemática e Geografia na Escola Professor Antonio Dantas e chegou a ensinar na escola Zenilda Gama.

Conceição, como era chamada por seus alunos, ensinou durante mais de 30 anos e dedicou a sua vida exclusivamente ao magistério, embora também fosse advogada, formada em 1980 na Faculdade de Direito de Sousa, atual Campus VI da Universidade Federal/PB.

Ela foi Presidente da Fundação Sebastião Lucio da Silva – FUNSEL – entidade de cunho sociocultural com atuação na Baixa do Caic,.

Conceição era uma pessoas simples, mas bastante vaidosa, amava andar elegante, usando calçados de saltos altos, bem maquiada e sempre com adereços de ouro, era muito querida pelos seus inúmeros amigos, com quem gostava de se encontrar pra um bom papo, regado de cervejinhas e boas risadas; ela era assídua frequentadora dos bailes de Tremendões, onde se divertia bastante com as amigas Albinha, Grazia, Zildete Sena, Aparecida de Fanhico, Aparecida de Caboclo e Leylla Carla..A grande amiga e confidente era Neide de Olavo, mãe de Patricia Lorena e Poliana Raposo, que as chamavam de tia Donha.

Dodonha era muito católica e chegava cedo à igreja para sentar sempre no mesmo banco e ao lado de Graças de Costa, Ritinha Almeida e Titico Sizenando.

Dodonha era uma doceira de mão cheia, talvez a única da família que herdou os saberes da tia Cotó; os seus doces foram destaques do livro de pesquisas “Sabores, Saberes e Fazeres da Chapada do Apodi” do professor Nilton Xavier do IFRN.

A professora Maria da Conceição Silva faleceu no dia 13 de maio de 2015 deixando uma imensa lacuna na vida dos seus familiares.


 Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

3 comentários:

  1. Com certeza o legado da professora e doceira, Maria da Cnceiçao continuará vivo!
    “Sabores, Saberes e Fazeres da Chapada do Apodi” do professor Nilton Xavier do IFRN, foi lançado quando, Francisco?

    ResponderExcluir
  2. Minha sogra tão linda e amada saudades eterna de dona dodonha

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Facebook