terça-feira, 28 de abril de 2020

Leôncio Nogueira: legado de luta e amor


LEÔNCIO NOGUEIRA DE MORAIS, residente e domiciliado no Sítio Carrilho, zona rural do município de Apodi-RN, nasceu no dia 28 de abril de 1949, filho do casal de agricultores João Epitácio Nogueira e Sebastiana Duarte de Morais, no qual tiveram dez filhos, sendo que Leôncio é o primogênito dos homens.

Desde cedo, Leôncio teve a sua infância cravada pela responsabilidade do cuidar e ajudar ao seu genitor e agricultor João de Tatão, sempre juntos buscavam produzir o sustento de toda a sua família, ele sempre foi um jovem carismático e disposto a ajudar a todos que estava ao seu lado, e com isso, não teve a oportunidade e o incentivo de frequentar os bancos escolares e conhecer o mundo letrado e ser alfabetizado. As suas raízes encravadas no sitio e amor pelo seu pai fez ele permanecer morando na zona rural e cuidando da pessoa mais importante de sua vida, seu pai, que até hoje lembra e chora com saudades.

Nesse ensejo, o jovem agricultor apaixona-se pela adolescente Ozenira de Morais Nogueira e no dia 24 de junho de 1972 é celebrado o seu matrimonio. Desse amor entre os dois brotam seus cravos e rosas para alegrar o jardim da sua residência, os filhos são a maior prova de amor de um casal e assim nasceram: Laecia Nogueira de Morais(microempreendedora), Lindocastro Nogueira de Morais(advogado), Leila Silmara de Morais Nogueira(psicopedagoga), Liécio de Morais Nogueira(advogado), Leôncio Nogueira de Morais Filho(advogado) e o caçula João Paulo Nogueira de Morais(advogado).

Ao lado da sua amada, a agricultora Ozenira que sempre foi uma mulher de batalha, perseverança e força e união, buscava na sua rotina diária cuidar dos seus seis filhos e ajudar ao seu esposo na agricultura, sempre com a sua inchada (ferramenta) acunhada e seu balde ajudava ao seu amado a plantar e colher os alimentos para saciar a fome da sua família. Embora ambos analfabetos, mas não mediram esforços e tinham a missão de educar com todo carinho e respeito os seus filhos no ceio familiar e de conduzi-los ao mundo da alfabetização. As suas lutas foram constante para que seus filhos tivessem acesso a maior riqueza que um pai pode deixar para os filhos, que é o universo do estudo, do caráter e da ciência e que jamais alguém na sociedade roubara.

Portanto, Leôncio Nogueira é exemplo de amorosidade, caráter, humildade, serenidade e todas essas características faz ele ser um homem de LUZ, admirado e amado por todos que tem o prazer de conviver e interagir com ele. Com isso, almejamos que cada filho (a) nesse universo tivesse a oportunidade de ser criado, educado e conduzido pelo amor, carinho e determinação de seu Leôncio Nogueira de Morais. 

Você é nosso maior orgulho, Leôncio Nogueira de Morais.

Sitio Carrilho - Apodi/RN, 28 de abril de 2020              

Escrito por Leila Silmara de Morais Nogueira (filha) 


Postado por Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook