quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Com candidatura deferida, prefeito Alan Silveira disputa a reeleição em Apodi

 Chapa Alan/Neilton. Foto: reprodução.

O atual prefeito de Apodi, Alan Silveira(MDB) está apto a ter mais uma  vez seu nome sufragado pelo voto popular no pleito de 15 de novembro. 

Seu registro de candidatura à reeleição foi deferido na última terça-feira(20 de outubro), pelo juiz da 35º zona eleitoral de Apodi, o Dr.  Antônio Borja de Almeida Júnior. A Justiça Eleitoral também confirmou o registro de Neilton Diógenes(PL) como candidato a vice da chapa. 

Sua base de apoio engloba a união de 04 siglas: MDB, PL, Solidariedade e PSDB, formando a coligação "O Trabalho Tem que Continuar". 

ALAN É O QUARTO PREFEITO QUE TENTA RECONDUÇÃO AO EXECUTIVO APODIENSE. ANTES DELE, TRÊS TENTARAM, MAS APENAS UM LOGROU ÊXITO:

A reeleição aos cargos executivos no Brasil foi aprovada pelo Congresso Nacional com a promulgação da Emenda Constitucional nº 16, de 04 de junho de 1997. A medida permitiu a reeleição do presidente da República, governadores de Estado e prefeitos para um único período subsequente. Em 1998, o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso foi o primeiro a ser beneficiado com o instituto da reeleição, conquistando mais quatro de anos de mandato com 53% dos votos válidos. 

Em Apodi a reeleição passaria a valer no ano 2000, quando a cidade era administrada pelo prefeito Evandro Marinho de Paiva(eleito em 1996), vulgo Vandinho. "Passaria" porque o então prefeito teve o seu "direito" de buscar à reeleição negado pelo seu próprio partido, o PMDB. A sigla optou pela candidatura do ex-prefeito José Pinheiro Bezerra(Dr. Pinheiro), que na época venceu o ex-prefeito Simão Nogueira(apoiado por Vandinho), com uma maioria apertadíssima de apenas 99 votos. 

Em 2004Dr. Pinheiro foi o primeiro prefeito da história política apodiense a disputar à reeleição ao Palácio Francisco Pinto. Aliás, até o momento, ele foi o único que conseguiu essa façanha. Na época, Pinheiro conseguiu  renovar seu mandato com uma diferença de 997 sufrágios sobre o segundo colocado, Vandinho Marinho, que tentava retornar ao executivo apodiense. 

Em 2012, foi a vez da então prefeita Gorete Silveira(PMDB) concorrer à reeleição, porém acabou perdendo para o professor Flaviano Monteiro. Flaviano conquistou 13.057 sufrágios, enquanto Gorete recebeu 10.133 votos. Uma maioria de 2.924 votos(a maior diferença de votos entre todas as eleições municipais). 

Em 2016, o prefeito Flaviano Monteiro(PCdoB) tentou renovar sua administração, mas não galgou êxito. Entretanto, o eleito foi o bioquímico Alan Silveira(filho da ex-prefeita Gorete), do PMDB, com 12.623 votos. Enquanto Flaviano, ocupando o segundo lugar, logrando 10.652 votos. A maioria foi de 1.971 sufrágios. 

Agora neste pleito de 2020,  é a vez do prefeito Alan Silveira(MDB) também buscar a renovação de sua gestão por mais 04 anos à frente do município. 

*Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook