quarta-feira, 21 de julho de 2021

Centenário de Raimunda Alves da Costa, 1º mulher vereadora da história de Apodi

Raimunda Alves da Costa completaria 100 anos de idade nesta quarta-feira(21/07/2021) 

Dados biográficos: 

RAIMUNDA ALVES DA COSTA, mais conhecida por Mol ou Mundinha de Chico Santino, nasceu em 21 de julho de 1921, no Sítio Santa Rosa, no município de Apodi/RN, filha do casal Manoel Pedro Viana e Francisca Antônia de Oliveira

Foi casada com Francisco Moreira de Souza(Chico Santino, nascido em 1917 e falecido em 2002, filho do casal Santino Moreira de Souza e Dona Francisca Cândida de Assis). Desse matrimônio, tiveram os seguintes filhos: Maria Moreira da Costa(in memoriam), Sebastiana Moreira Viana(Taninha, in memoriam), José Moreira da Costa(in memoriam), Dalvani Moreira da Costa, Maria de Lourdes Moreira, Maria Moreira de Oliveira(Ceição), Antônia Moreira da Costa(in memoriam),  Maria Rita Moreira de Souza, Ednardo Moreira da Costa e Francisca Moreira da Costa. 

Mol era uma mulher muito dinâmica, exercia o trabalho de comerciante e auxiliava o marido Chico Santino nas atividades agrícolas. Formou e educou uma grande família, tendo deixado todos muito bem sucedidos. Sua marca era saber receber bem e ajudar solidariamente o povo da Santa Rosa. Sorridente em seu dia a dia, Mol foi uma das personalidade mais generosas da comunidade de Santa Rosa. Semeou muitas roseiras nas colinas de sua residência, situada num terreno pedregoso, porém produtivo graças a sua teimosia em semear flores e criar aves domésticas. 

Sua maior especialidade, todavia, fora servir ao próximo, principalmente em momentos difíceis, quando de corpo e alma doava-se em pro do bem estar alheio. Também se sentia feliz cada vez que partilhava o pão com o próximo em sua residência.  

Raimunda Alves da Costa foi a primeira mulher a exercer o mandato de vereadora da cidade de Apodi, fato este que ficou marcado na história do município. Ela saiu candidata ao legislativo  apodiense no pleito de 15 de novembro de 1966, pelo partido da ARENA - Aliança Renovadora Nacional, conquistando 181 votos. Porém, não foi eleita, mas na condição de suplente, assumiu o mandato na Câmara Municipal no ano de 1968, ocupando a  vaga deixada por seu irmão Valdemiro Pedro Viana, que se elegeu para o cargo de prefeito do município. 

Sem receio, saiu do meio rural onde crescera trabalhando para assumir o cargo de Vereadora na Câmara Municipal de Apodi. Nada comum para uma ruralista simples, filha de humildes agricultores. A honraria de torna-se a primeira mulher Apodiense a ocupar a tribuna do Poder Legislativo. Função que desempenhou com brilhantismo e sem remuneração. Exerceu seu mandato até o final daquela legislatura, encerrada em janeiro de 1971, e não concorreu à reeleição. 

Seu marido Chico Santino também entrou na política local, e exerceu a vereança por 2 mandatos consecutivos(1951-1955 e 1955-1959). 

Já seu irmão Valdemiro Viana exerceu o cargo de  vereador por 2 mandatos consecutivos, de 1963 a 1968, e assumiu a Prefeitura de Apodi em três oportunidades, a primeira na condição de prefeito interino(de fevereiro a março de 1963) e em seguida como prefeito constitucional, eleito pelo voto direto, para os mandatos 1969-1973 a 1977-1983. Ela era avó do professor e ex-prefeito Flaviano Moreira Monteiro(gestão 2013-2016).

Mol faleceu em 13 de fevereiro de 1993 e deixou marca na história a sua luta de indelével guerreira da comunidade de Santa Rosa. 

Mol de Chico Santino marcou época na história do voluntariado apodiense, o que acabaria lhe valendo o reconhecimento póstumo, quando por mérito e justiça, foi indicada patrona de uma cadeira da Academia Apodiense de Letras(AAPOL). Ela também é patrona da Unidade Básica de Saúde(UBS) de Santa Rosa, inaugurada no ano de 2013, através da lei municipal nº 933, de 19 de novembro de 2013.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook