sexta-feira, 3 de março de 2017

UBS Maria Vinda de Oliveira


Unidade Básica de Saúde - Maria Vinda de Oliveira, a UBS do Sítio do Córrego

Sobre a UBS:

A UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE MARIA VINDA DE OLIVEIRA  foi inaugurada no dia 08 de dezembro de 2014(Dia de Nossa Senhora da Conceição, padroeira de Apodi), no Sítio Córrego em Apodi/RN, na gestão do prefeito Flaviano Moreira Monteiro.  A  nova UBS  foi construída no mesmo lugar onde funcionava o Posto de Saúde do Córrego, inaugurado em 1980 pelo Serviço de Saúde Pública(antigo SESP), no governo do Prefeito Valdemiro Pedro Viana.

A cerimônia de inauguração da nova UBS do Córrego contou com a participação de diversas autoridades:  o prefeito municipal,  Flaviano Monteiro, o vice-prefeito José Maria da Silva(Zé Maria); Diego de Castro Alonso Silva, representante do Ministério da Saúde e Coordenador do GTEP- Grupo Técnico de Apoio ao Projeto Saúde da Família;  do vice-presidente da FIERN, Terceiro Melo;  dos ex-prefeitos de Apodi,  Vandinho e Simão Nogueira Neto; dos vereadores Soneth Ferreira, Chico de Marinete, Genivan Varela e Júnior Carlos; dos secretários  municipais:  Samuel Nogueira(Obras), Mara Duarte(Educação) Aloma Tereza(Assistência Social) , Pedro Júnior(Saúde), Charton Rêgo(Agricultura), Júnior Costa(Turismo), Marcos Campos(Administração) e Afilza Freire(Finanças), do coordenador do SAMU-Apodi, José Duégiton Torres,  e de  várias outras autoridades de Apodi e região.

A solenidade contou ainda com a participação de artistas da região com destaque para a poetisa Deusinha e o poeta e cantor "Tcharles", e dos moradores do Córrego e das comunidades  rurais que formam a Região da Areia.

 Placa de Inauguração da UBS 

UBS Maria Vinda de Oliveira 
UBS do Córrego, inaugurada em 08 de dezembro de 2014

Sobre a Patrona: 

A UBS leva o nome de Maria Vinda de Oliveira, que era considerada como sendo a "Mãe do Córrego", por ter criado vários filhos e desenvolvido atividades sociais na comunidade. Era uma mulher muito importante para a tradicional família CÂMARA. A homenagem foi proposta através de um Projeto de Lei(PL) de autoria da vereadora da região da areia, Soneth Ferreira. A UBS fica localizada em frente a casa de Seu Bil Câmara, filho da "Mãe do Córrego".

Confira a biografia completa da Mãe do Córrego, clicando no link a seguir: 

Maria Vinda de Oliveira, patrona da UBS do Córrego 

Lei Municipal que denominou a UBS do Córrego de Maria Vinda de Oliveira:

LEI MUNICIPAL Nº 929/2013, 05 DE NOVEMBRO DE 2013

Denomina de UBS Maria Vinda de Oliveira “Mãe do Córrego” a Unidade Básica de Saúde do Sitio Córrego – Apodi-RN.

O PREFEITO MUNICIPAL DE APODI-RN faz saber, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas por Lei, que a Câmara Municipal de Apodi, aprovou e eu sanciono e promulgo a seguinte Lei.

Art. 1° - Fica Denominada de UBS Maria Vinda de Oliveira “Mãe do Córrego” a Unidade Básica de Saúde do Sitio Córrego – Apodi-RN.

Art. 2° - No local conterá placa com o nome da UBS juntamente com um pequeno histórico da Senhora Maria Vinda de Oliveira.

Art. 3° - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário

Palácio Francisco Pinto Apodi/RN, em 05 de novembro de 2013.

FLAVIANO MOREIRA MONTEIRO
Prefeito Municipal

MARCOS ANTONIO CAMPOS
Secretário Municipal de Administração e Planejamento

Está lei municipal está disponível em http://www.diariomunicipal.com.br/femurn/materia/FE06095F - Diário Oficial da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte(FEMURN)

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook