ANTONIO FERREIRA DE LIMA, mais conhecido por Antonio de Zuza, nasceu no Sítio Ipueira(Pé de Serra), no dia 25 de maio de 1940, filho de Manoel Ferreira de Lima(Zuza Amor) e Delfina Francisca da Conceição.
Iniciou os estudos na Escola Isolada do Sítio Córrego, sua primeira professora foi Maria Moreira de São Pedro. Concluiu o primário na Escola Estadual Ferreira Pinto, onde hoje funciona o Gerson Lopes no centro da cidade.
Concluiu o Ginásio(1ª a 4ª série) na Escola Comercial Felinto Alves(hoje Escola Antonio Dantas), no ano de 1964. Logo após concluir o ginásio trabalhou como comerciário de 1959 a 1964. Casou-se com a professora Maria da Conceição Maia Lima, conhecida por “Ceição”, (filha de Pedro de Oliveira Maia e Francisca de Oliveira Maia), no dia 22 de junho de 1964. Desse consórcio nasceram oito filhos: Maria do Socorro de Lima Maia, João Sérgio Maia e Lima, Ana Maria Maia e Lima, Denise Maria Maia e Lima, Dilza Maria Maia e Lima, Maria da Glória Maia Lima, Lariza Cristina Maia Lima e João Paulo Maia Lima. Em seguida fez o ensino científico, que hoje corresponde ao 2º grau na Escola Estadual Professor Antônio Dantas, que também se localizava onde hoje funciona o Gerson Lopes.
Depois começou a trabalhar como professor de Educação Física em 1966. Exerceu o cargo de professor P8C a nível estadual na Escola Estadual Professora Alvaní de Freitas Dias em Apodi. Exerceu também o cargo de Substituto do 1º Cartório Judiciário de Apodi, de novembro de 1968 à março de 1976. Foi auxiliar de escritório da EMATER-RN, de março de 1976 a julho de 1979. E por último Técnico em Estudos e Pesquisas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE) de 1979 a julho de 1997, estando aposentado do primeiro e deste último.
Seu Zuza Amor, foi sócio da Associação Cultural Desportiva Apodiense(ACDA) e exerceu também a função de secretário da entidade por 20 anos. Foi Conselheiro da Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi(FUNDEVAP) e do Conselho Fiscal da Cooperativa Vale do Apodi. Foi também por muitas vezes Secretário de festas dos padroeiros da Igreja Matriz de Apodi(São João Batista e Nossa Senhora da Conceição), na época em que o Padre Theodoro cuidava da igreja da cidade.
É um dos sócios fundadores da Loja Maçônica Vale do Apodi. Na maçonaria já exerceu os seguintes cargos:
Secretário por dois mandatos;
Tesoureiro por um mandato;
2º Vigilante por um mandato
2º Diácono por um mandato
Arquiteto por um mandato e
Atualmente é Porta-bandeira.
Mora atualmente na Rua Nossa Senhora da Conceição e continua participando como Sócio da Loja Maçônica Vale do Apodi.
*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário