sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Manoel Libânio

MANOEL LIBÂNIO DA SILVA nasceu no dia 06 de setembro de 1895, no Sítio Várzea do Barro, no município de Parelhas/RN,  filho de Ricardo Tavares da Silva e de Joana Maria da Conceição.

Em 1942, mudou-se para o Sítio Marrecas, no município de Caraúbas/RN. Em seguida veio morar no Sítio Retiro, no município de Apodi/RN onde comprou uma propriedade e constituiu sua família. Também passou uma temporada no Sítio Córrego, em Apodi/RN. Manoel Libânio trabalhava na agricultura, ajudando no sustento de sua família.

Casou-se em primeiras núpcias com Rita Maria da Conceição, de cujo matrimônio deu origem a uma numerosa prole: Severino Manoel da Silva, Nicolau Manoel da Silva, Gregório Eugênio da Silva, Manoel Urbano da Silva, Narcísio Libânio da Silva, Elpídio Manoel da Silva(Novo Libânio), João Manoel da Silva(Joca Libânio) e Ricardo Tavares da Silva Neto.

Casou em segundas núpcias com Paulina Libânio da Silva, com quem teve o filho Paulo Libânio da Silva. 

Exerceu o mandato de vereador do município de Apodi por diversas legislaturas, em uma época em que ainda não existia salário para os parlamentares municipais no Brasil.

Manoel Libânio elegeu-se pela primeira vez, pelo Partido Social Trabalhista(PST) nas eleições de 03 de outubro de 1950, ocupando o cargo de 1951 a 1955. Disputou a reeleição em outubro de 1954, entretanto obteve apenas a suplência, vindo a assumir temporariamente uma vaga em abril de 1956.

Porém, em 1962 voltou a disputar novamente uma vaga no poder legislativo apodiense, sendo eleito  pelo  Partido Social Democrático(PSD), com 209 votos,  para a legislatura 1963-1967.

Com a instituição do sistema bipartidarista no Brasil, Manoel Libânio filiou-se à Aliança Renovadora Nacional(ARENA) e disputou a reeleição à Câmara Municipal nas eleições de 15 de novembro de 1966. Naquela ocasião, obteve 348 votos, sendo o quarto vereador mais bem votado. Em 15 de novembro de 1970, reelegeu-se pela ARENA, com 202 votos.

Na Câmara Municipal, Manoel Libânio ocupou os cargos de 2º vice-presidente da Mesa-Diretora no período de 1963 até 1966 e foi 2º Secretário no período de 1966 até 1968.

Manoel Libânio faleceu em Apodi  no dia 30 de novembro de 1993. Era o avô da professora Zita Maria(filha de Joca Libânio e de Maria de Joca), residente no Sítio Retiro, na região da Areia de Apodi. Era bisavô da vereadora apodiense Soneth Ferreira(eleita nas eleições de 2012 e reeleita  no pleito de 2016).

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi  - Portal Fatos do RN

5 comentários:

  1. O filho mais velho de Manoel Líbano era Mocolau Manoel da Silva e ele era do MDB

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo comentário em relação ao filho dele.

    Com relação ao partido, esclarecendo que ele fazia parte da ARENA quando ocupou o mandato de vereador nos anos 60 e 70.

    ResponderExcluir
  3. Olha Manoel Libanio nasceu na Varzea do Barro. Municipio de Parelhas no R/N. E com relação ao partido ele era MDB ou melhor Aluisista.

    ResponderExcluir
  4. Segundo os dados do TRE/RN e TSE, Manoel Libânio durante o regime bipartidarisa era filiado ao partido da ARENA. Mas, acredito que diante do seu comentário, ele era da "Arena Verde".

    Abraço.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Facebook