domingo, 28 de abril de 2019

João Cabral


JOÃO CABRAL DOS SANTOS nasceu em 17 de abril de 1921 no Distrito de Melancias, município de Apodi/RN, filho do casal Joaquim Cabral de Oliveira e Isabel Altanásia de Oliveira, e tinha 2(dois) irmãos: Raimundo Cabral dos Santos e Francisco Cabral dos Santos(Maninho).

Era neto paterno de Salviano Cabral de Macêdo e Inocência  Bezerra de Carvalho, e neto materno de Sebastião Gomes de Oliveira e Maria  Gomes da Assumpção.

Começou a trabalhar na agricultura desde cedo, foi também ajudante de caminhão. Estudou somente até o terceiro ano primário, não tinha muita prática com a escrita, mas sabia fazer contas de matemática com certa facilidade. 

Aos 21 anos, foi convocado na década de 40, para atuar como soldado na 2º Guerra Mundial, viajou de trem e em seguida passou 19 dias embarcado em um submarino. Chegou  à cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, onde ficou aguardando o embarque para a Europa, porém a guerra acabou e não chegou de fato a atuar nos campos de batalha. 

Apesar disso, continuou residindo na amazônia e passou a trabalhar como "soldado da borracha" em um seringal, ao lado de seus conterrâneos, os apodienses Pedro José de Noronha, Francisco Paulo Freire(Chico Paulo), José de Tatão(seu primo), Pedro Telécio, Luis Alves, entre outros. João Cabral trabalhou no seringal durante três anos, e nesse período passou a ser conhecido por seus companheiros de trabalho como "Carioca". Ao terminar a missão retornou à sua terra natal. 

Em 22 de maio de 1947, casou-se no Distrito de Melancias, município de Apodi/RN, com a apodiense Joana Gomes de Assunção(filha de Elisio Gomes de Oliveira, vulgo Elisio Paulino, e de Maria Edwiges de Carvalho), também conhecida por "Joanita". 

Desse matrimônio vieram a nascer 18 filhos, mas apenas 7 foram criados, sendo eles: Maria Isabete dos Santos(Bebela), Maria Judite dos Santos, Sebastiana Jacinta dos Santos, conhecida por Mocinha(in memoriam), Sebastiana Lúcia dos Santos(Dyanna Cabral), Sebastiana Selza dos Santos, Sebastião Cabral dos Santos e Sebastião Segundo Cabral. 

No dia 27 de dezembro de 1977, passou a residir na zona urbana da cidade de Apodi, mais precisamente na Rua Governador Dix-Sept Rosado, em uma casa que anteriormente pertencia ao médico, ex-prefeito e ex-deputado estadual do Rio Grande do Norte, Dr. José da Silveira Pinto, seu Zé Pinto. 

Nessa rua morou por mais de 32 anos, e veio a falecer no dia 19 de janeiro de 2010, deixando muitas saudades a todos os seus familiares e amigos. 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook