domingo, 12 de maio de 2019

Luisinho de Dão


LUIS DE OLIVEIRA TÔRRES mais conhecido por "Luisinho de Dão",  nasceu no dia 16 de fevereiro de 1964, no  Distrito de Córrego, município de Apodi/RN, filho do casal João Torres de Andrade(Dão) e Joana Vinda de Oliveira Tôrres(Joana de Dão). De uma numerosa família, Luisinho tem como irmãos Sabino Rainério de Andrade, Antônia de Oliveira Tôrres(Deusinha), João Batista de Andrade, José de Oliveira Torres, Rinaldo Câmara Tôrres, Ana Lúcia de Oliveira Tôrres Diógenes e Raíssa Rayana Câmara Tôrres.

É neto paterno de Antônio Cosme de Andrade e da professora Izabel Aurélia Tôrres. É neto materno de Pedro Augusto Virgínio e Dona Maria Vinda de Oliveira.

Luisinho passou toda a sua infância e juventude no Córrego, e durante esse período estudava e trabalhava ao mesmo tempo, mas também gostava de pegar passarinhos e brincava com os colegas da época. Cursou o ensino fundamental no Distrito de Córrego com a professora Letice Paiva(in memoriam). 

Fez o ensino médio nas Escolas Estaduais Professor Gerson Lopes e Professor Antônio Dantas. Formou-se em Pedagogia pela FACET, em Apodi. 

No ano de 1988, disputou uma vaga na Câmara Municipal de Apodi pelo Partido Liberal(PL), mas não galgou êxito, obtendo 258 votos. Porém, na condição de suplente, exerceu provisoriamente uma vaga no poder legislativo no período de 24 de abril até julho de 1992, durante a licença do então vereador Bevenuto José de Paiva.

Nas eleições municipais de 03 de outubro de 1992, Luisinho de Dão candidatou-se novamente ao cargo de vereador, pelo PL, desta vez logrando êxito, sendo eleito com uma votação de 341 votos. Tomou posse no cargo em 01º de janeiro de 1993 e encerrou seu mandato parlamentar em 31 de dezembro de 1996.

Na Câmara Municipal, ocupou o cargo de 1º primeiro secretário da Mesa-Diretora no período de março de 1993 a dezembro de 1994. Foi vice-presidente de janeiro a julho de 1995, e assumiu a presidência do poder legislativo apodiense até o fim de 1996, em virtude do vereador Geraldinho Targino ter renunciado à presidência daquela casa legislativa.

Durante seu mandato, Luisinho solicitou diversos requerimentos e cobranças em prol de sua localidade e do município de Apodi, muito embora na maioria das vezes não foram atendidas, já que era oposição ao então prefeito da época. Na condição de Presidente do Palácio Manoel Antônio de Souza, Luisinho realizou diversas melhorias nas instalações da Casa do Povo.

Disputou a reeleição ao cargo de vereador no pleito de 03 de outubro de 1996, desta vez pelo PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira, porém não conseguiu renovar seu mandato, obtendo  385 votos. Ficou com a primeira suplência da coligação PSDB/PT/PMN.

No dia 01º de outubro de 2000, disputou a vereança pelo Partido Progressista Brasileiro - PPB, obtendo 538 votos, novamente sem sucesso, não conseguiu retornar ao poder legislativo apodiense. Mas, ficou com a primeira suplência da coligação PPB/PDT/PMN/PSDB. Atualmente é filiado ao PSDB

Desde então, Luisinho passou a dedica-se à família. É casado com Sergiana Gurgel de Brito e pai de 2(dois filhos): Vonely de Brito Tôrres e Vagner de Brito Tôrres. Luisinho é Oficial de Justiça da Comarca de Apodi há mais de 32 anos.

Atualmente continua residindo no Distrito de Córrego, e gosta muito  de colaborar com as festas religiosas de sua localidade. Além disso, atua como coordenador da Capela de São Pedro, padroeiro do Distrito de Corrego.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook