domingo, 7 de julho de 2019

Posse de Valdemiro Viana na Prefeitura de Apodi, 1963

Posse do vereador Valdemiro Pedro Viana, 1º vice-presidente da Câmara Municipal,  no cargo de prefeito interino do município de Apodi, em  fevereiro de 1963. 

Valdemiro assumiu o cargo após a saída do também prefeito interino Celso Marinho, que deixou o cargo para assumir o segundo mandato de vereador. Valdemiro passou a ser o responsável por concluir o restante do mandato do ex-prefeito João Pinto, que fora cassado pela Câmara no dia 28 de janeiro de 1963. O substituto deveria ser o então vice-prefeito Izauro Camilo de Oliveira, mas não assumiu o cargo por está licenciado de suas funções. 

"Termo de compromisso que prestou o cidadão Valdemiro Pedro Viana, 1º(primeiro) vice-presidente, em exercício de presidente da Câmara Municipal do Apodi 

                      Aos 18(dezoito) dias do mês de fevereiro do ano de 1963(mil novecentos e sessenta três), nesta cidade do Apodi, no Salão nobre da Prefeitura Municipal, pelas 20(vinte) horas, ai reunidos o Consêlho de Vereadores pela unanimidade de seus membros presente também o vice-prefeito, empossado, perante a Câmara Municipal, reunida extraordinariamente que deu posse ao vice-presidente em, digo Prefeito em exercício Valdemiro Pedro Viana, no cargo de Prefeito do Município de Apodi, na qualidade de substituto legal do Prefeito Constitucional, cidadão João Pinto, que foi suspenso das suas funções na Sessão Extraordinária de 28 de janeiro do corrente ano, do Legislativo Municipal, por deliberação da Câmara e com aprovação unanime dos vereadores presentes, tomou ele posse com todas as formalidades legais, assim na oportunidade, passando o vice-prefeito a Presidência dos trabalhos do seu substituto eventual 2º(segundo) vice-presidente da Câmara, Manoel Libânio da Silva, foi por este último declarado empossado na Chefia do Executivo dêste Município perante a respectiva Câmara reunida, tendo prestado compromisso de praxe. Deferiu o compromisso de mui fielmente cumprir os dispositivos das Constituições Federal Estadual e os preceitos da Lei Orgânica dos Municípios, zelar pelo o bem - estar da família e trabalhar pelo o bem e prosperidade do Município. (Lido êste compromisso) Aceito este compromisso de maneira foi pelo  o mesmo lido em vôs alta e a seguir lavrou-se o presente têrmo que vai assinado pelo o presidente pelos membros da Câmara Municipal e pelo o compromissado do que para constar. Eu, Francisco Chaves Sizenando, 2º (segundo) secretário da Mêsa, o escrevi e subscrevi. 
Apodi, 18 de fevereiro de 1963
Manoel Libanio da Silva
Valdemiro Pedro Viana
Francisco Chaves Sizenando
Celso Marinho de Oliveira
Antonio de Oliveira Lima
Bevenuto José de Paiva
João Crisóstomo da Gama
Francisco Silveira
José Fernandes de Morais
Abílio Soares de Macêdo"

FONTE: Livro de Atas da Câmara Municipal de Apodi/RN


OBS: Valdemiro Viana permaneceu interinamente à frente dos destinos políticos-administrativos do município de Apodi de 18 de fevereiro até 31 de março de 1963, quando passou o cargo para Izauro Camilo de Oliveira, que se elegeu prefeito constitucional no pleito de outubro de 1962.  Após deixar o comando da Prefeitura, Valdemiro retornou ao cargo de vereador, colaborando com a gestão de seu parceiro político, o prefeito Izauro Camilo. 
*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi -Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook