domingo, 28 de julho de 2019

Chiquinho Lima


FRANCISCO LIMA nasceu no município de Apodi/RN, no dia 10 de novembro de 1914, filho do casal  Júlio Alves de Lima e Francisca Etelvina de Oliveira. Cursou até o quinto ano do ensino primário. 

Chiquinho Lima viveu parte de sua vida no Sítio Baixa Fechada, na zona rural de Apodi/RN, e nessa localidade, exerceu a função de professor primário, ensinando os alunos em sua própria residência. 

No dia 17 de setembro de 1950, casou-se na Igreja Matriz de Apodi com Ester Guilhermina de Oliveira(filha de José Barbosa de Melo e Teonila Guilhermina de Oliveira). Desse matrimônio, nasceram os seguintes filhos:  1. Maria Janice(in memoriam),  2. Francisca Eni de Lima; 3. Francisco Eci de Lima, 4. Júlio Neto(in memoriam), 5. Edivan Edi de Lima, 6. Antônio Erivan de Lima, 7. José Etiene de Lima(in memoriam), 8. Plínio Ediene de Lima, 9. Teonila Eliene de Lima, 10. Irenice Eliane de Lima, 11. Roberto Eros de Lima(in memoriam) e 12. Breno Érico de Lima(in memoriam).

Em 1958, Chiquinho Lima entrou para a vida pública elegendo-se vereador em Apodi, com 167 votos, pelo Partido Social Democrático(PSD), no dia 03 de outubro daquele ano. Tomou posse em 31 de janeiro de 1959 e encerrou seu mandato em 31 de janeiro de 1963. Ocupou o cargo de 1º vice-presidente da Mesa-Diretora da Câmara Municipal de Apodi  no período de abril de 1959 a abril de 1960, e foi 2º secretário, de abril de 1961 a abril de 1962.

Retornou à cena política apodiense no ano de 1970, quando disputou pela segunda vez uma vaga na Câmara Municipal de Apodi, elegendo-se pelo oposicionista MDB - Movimento Democrático Brasileiro, sendo inclusive o vereador mais votado daquela disputa, obtendo 601 votos. Assumiu o cargo em 31 de janeiro de 1971, cujo mandato se prolongou até 31 de janeiro de 1973. Nessa legislatura, Chiquinho Lima voltou a assumir o cargo de 2º Secretário da Mesa-Diretora do poder legislativo apodiense. 

Vale salientar, que Chiquinho Lima não recebeu qualquer tipo de remuneração, visto que naquela época os parlamentares não recebiam salário, portanto ocupavam o cargo voluntariamente. 

Além de atuar na política, Chiquinho Lima foi funcionário público municipal  e atuou como fiscal de rendas da Prefeitura de Apodi, função que exerceu até sua aposentadoria. Destacou-se como um competente advogado "ad-hoc", trabalhando sem cobrar um único centavo, pois servir sempre foi seu perfil.

Foi sócio-fundador da ACDA - Associação Cultura Desportiva Apodiense e sócio-fundador da FUNDEVAP - Fundação para o Desenvolvimento do Vale do Apodi, entre outras entidades. 

O cidadão Chiquinho Lima faleceu em sua terra natal no dia 18 de maio de 1991,  em virtude de um Acidente Vascular Cerebral(AVC). 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook