terça-feira, 30 de julho de 2019

Ivan da Caixa


IVAN NOGUEIRA DE MORAIS nasceu no município de Apodi/RN, no dia 30 de julho de 1958, filho do agricultor João Epitácio Nogueira(João de Tatão) e de Dona Sebastiana Duarte de Morais(Sebastiana de Zé Severo). São seus irmãos: Maria do Socorro Nogueira Lopes, Maria de Lourdes Nogueira, Leôncio Nogueira de Morais, Maria Salete Nogueira Pinheiro, Salomi Nogueira de Morais, Maria Lucineide Nogueira Marinho, Sebastião Nogueira Neto, Itamar Nogueira de Morais, Ismar Nogueira de Morais e José Nilson Nogueira. 

É casado com  a funcionária pública estadual Rita Mercês Alves Nogueira de Morais, é é pai de  04 filhos: Iraeda-Vana Mercês Nogueira Garcia(func. púb. do Estado da PB); Iáskara Camilla Mercês Nogueira( func. púb. federal do Min. da Fazenda); Igor Rummenigge Alves Nogueira(engenheiro do CREA/RN);  e Isadora Lorenna Alves Nogueira(doutoranda em Enfermagem pela UFRN).

Iniciou os estudos na Escola Estadual Ferreira Pinto, onde cursou o ginásio, e fez o segundo grau na Escola Estadual Professor Antônio Dantas, em Apodi 

Começou sua atuação como líder estudantil na cidade do Apodi, e em 1977 foi eleito presidente do Grêmio Estudantil Padre Pedro Neefs. Nesse período deixou como marca principal a sede e o funcionamento da Biblioteca como também conseguiu a aquisição dos instrumentos musicais da Banda Marcial da Escola Antônio Dantas. Liderou também o movimento de universitários para que o Município adquirisse ônibus de transporte escolar para o deslocamento, diariamente, para  a cidade de Mossoró. 

Em 1982 teve que se ausentar da cidade do Apodi para assumir seu trabalho como empregado da Caixa Econômica Federal, na cidade de Areia Branca/RN, permanecendo até 1987. Aliás, foi também em 1982, que o mesmo terminou sua graduação de Bacharel em Ciências Econômicas, na FURRN - Fundação Universidade do Rio Grande do Norte, atualmente UERN.

Em seguida foi transferido para a cidade de Mossoró, local onde conseguiu ampliar seus laços de amizades. Com atuação destacada no Movimento Sindical Bancário, foi eleito no final do ano de 1992  Vice-Presidente da APCEF/RN - Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal do RN, cargo que corresponde a de Presidente aqui na Região Oeste do Estado, exercendo a função durante o biênio 1993/1994. 

É filiado ao Partido dos Trabalhadores - PT, desde o ano de 1989 e ingressou nas disputas partidárias em 1992, candidatando-se a vereador em Apodi,  mas não logrou êxito. Em 1994 disputou uma vaga na Assembleia Legislativa, ficando na quinta colocação da coligação, que só conseguiu eleger a deputada Fátima Bezerra. 

Em 1996 foi convencido a transferir seu domicílio eleitoral para a cidade de Mossoró, onde já residia, para sair candidato a vereador, logrando êxito com 1.028 votos, elegendo-se ao lado do vereador Luiz Carlos Mendonça Martins(PT). Teve uma atuação marcante, inclusive em 1997 tornando-se o vereador mais atuante de Mossoró. 

Em 1998 disputa novamente uma vaga para a Assembleia Legislativa, a Coligação novamente só consegue eleger a Deputada Fátima Bezerra. 

Em 2000 tenta a reeleição para vereador em Mossoró, mas o Partido dos Trabalhadores só consegue renovar a vaga do vereador Luiz Carlos Mendonça Martins.

Mesmo aposentado do trabalho, Ivan Nogueira continua firme e forte na militância partidária, sempre no Partido dos Trabalhadores, de onde somente sairá para a sepultura, dada sua visão classista e compromisso em defesa da Justiça Social.    

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook