domingo, 27 de outubro de 2019

Agnaldo Fernandes


FRANCISCO AGNALDO DE OLIVEIRA FERNANDES  nasceu no dia 22 de março de 1986, na Maternidade Claudina Pinto,   na cidade de Apodi - RN. É filho do casal Maria Fatima de Oliveira Fernandes(Fatima de Batista Valdevino) e Antonio Firmino Fernandes. São seus irmãos: Audivan Fernandes, Aldimar Fernandes e Ana Flávia Fernandes. 

É casado com a agricultura Lidiane Lima,  pai de 2(dois) filhos: Laura Gabrielly e Agnaldo Júnior. Até os 11 anos de idade viveu na comunidade do sítio cipó, localizada no vale do Apodi, depois passou  a morar na comunidade de Bamburral onde reside até hoje. 

Teve início na vida escolar na Escola Municipal Miguel Arcanjo de Morais localizada no sítio cipó, depois concluiu as series iniciais na Escola Municipal Felix Eufrásio de Lima na comunidade de Bamburral. Estudou o Ensino Fundamental e Médio na Escola Estadual Professor Antônio Dantas localizada nesta cidade, o que exigia o esforço diário de ir todos os dias de bicicleta do sitio para a cidade para estudar. 

No ano de 2004 Agnaldo Fernandes conseguiu ingressar na Faculdade de Geografia sendo aprovado no seu primeiro vestibular prestado, o curso de Geografia ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN) no Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas,  concluindo em 2010. 

No ano de 2014 fez pós-graduação no Instituto Federal do Rio Grande do Norte se tornando Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido. Atualmente está Cursando Administração Pública (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN). 
      
Atualmente é Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi/RN, eleito pelos agricultores para a função no ano de 2016. Também é Vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi Mossoró Diretor; ocupa a função de diretor Executivo da Associação dos Pequenos Produtores do Sítio Bamburral - Apodi/RN como tesoureiro da entidade.

Foi professor do ProJovem - Campo Saberes da Terra - Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC). Foi secretário do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Apodi/RN. Em 2010 coordenou turmas de alfabetização de agricultores nos municípios de Apodi e Felipe Guerra pelo Programa MOVA – Brasil.  

As primeiras manifestações em organizar grupos se deu no âmbito escolar, sempre participando dos debates do Grêmio Estudantil e na construção de referências chamadas líderes de classe. Organizou unto com amigos o grupo de jovens da comunidade de Bamburral. Possui experiência no Movimento Sindical Rural, assim como na área de Educação do Campo. Militante dos Movimentos Sociais Campesino do Estado do Rio Grande do Norte.

Desde 2009 é filiado ao Partido dos Trabalhadores  em Apodi/RN, e mais recentemente Agnaldo foi eleito presidente do diretório municipal,  onde permanecerá a frente da sigla partidária pelos próximos quatro anos. 

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS:

2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente Conflitos Sociais e Ambientais na Chapada do Apodi/RN - História de Resistência. 2014. (Simpósio).

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - Saberes da Terra. Especialização em Educação do Campo - Saberes da Terra. 2014. (Seminário).

PLENÁRIA SETORIAL DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI-MOSSORÓ. Plenária Setorial para Eleição dos Membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró.. 2013. (Outra).

12º CECUT/RN. CONGRESSO ESTADUAL DA CUT DO RIO GRANDE DO NORTE. 2012. (Congresso).
MOBILIZAÇÃO E HABILITAÇÃO DOS MEMBROS DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI-MOSSORÓ. Mobilização e Habilitação dos Membros do Comitê de Bacia Hidrográfica Do Rio Apodi-Mossoró.. 2012. (Outra).

VIII Encontro Nacional da Rede MOVA - Brasil. OS DIFERENTES CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E A PERSPECTIVA DE CONTINUIDADE. Evento realizado pela Rede MOVA-Brasil e a Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte - UFRN. 2010. (Outra).

II FORUM Regional de Educação no Campo do Território Sertão do Apodi/RN.EDUCAÇÃO DO CAMPO: QUEBRANDO PARADIGMAS, CONSTRUINDO UMA NOVA PRÁTICA. Evento realizado pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC) e Comitê Gestor de Educação do Campo (CODEG). 2009. (Outra).

Escola de Formação Ronaldo Valência. Temáticas do Meio Rural. Processo de formação realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi/RN. 2008. (Outra).

III SEMANA ACADEMICA DO NAESC.FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Evento realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. 2008. (Outra).

I Jornada de estudos sobre Formação Profissional Docente. Finalidades da Avaliação. Evento realizado pelo Instituto de Ensino Superior Potiguar (IESP). 2008. (Outra).

Projeto de Extensão Escola de Formação Política e Cidadã. Projeto de Extensão Escola de Formação Política e Cidadã - Promovido pelo Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária - CRUTAC/PROEX - UERN. 2008. (Outra).

Projeto Pedagógico de Geografia. UMA NOVA ABORDAGEM DO ENSINO. Evento realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 2008. (Outra). 

Capacitação em Gestão e Manejo da Água na Agricultura Familiar em Região Semiárida. Capacitação em Gestão e Manejo da Água na Agricultura Familiar em Região Semi-árida. Evento realizado pelo Centro Terra Viva. 2007. (Outra).

Capacitação em Implantação e Produção de Horta Orgânica. Capacitação em Implantação e Produção de Horta Orgânica. Evento realizado pelo Centro Terra Viva. 2007. (Outra).



*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook