domingo, 5 de janeiro de 2020

Júnior Souza


ANTÔNIO DE SOUZA MAIA JÚNIOR nasceu no município de Apodi/RN, no dia 24 de abril de 1966, é filho do casal Antônio de Souza Maia(Antônio de Quinca) e Antônia Abigail Barra de Souza(in memoriam). É neto paterno de Elias Monteiro Cavalcante e Francisca Diógenes de Oliveira, e neto materno de Francisca Souza e Joaquim Maia.

São seus irmãos: Francisco Monteiro de Souza, Maria Geiza de Souza Monteiro, Maria Gilnar de Souza Monteiro, Antônio Gilson de Souza Monteiro(in memoriam), Maria Genuzia De Souza Monteiro, Maria Gecione de  Souza Monteiro, Maria Gilnadia  de Souza Monteiro, Maria Genubia de Souza Monteiro, José Jaedson de Souza Monteiro(in memoriam), João Elias de Souza Monteiro, Maria da Glória de Souza Monteiro, Manoel Genivan de Souza Monteiro e Maria Juliana Jamily Barra De Souza. 

Júnior Souza passou parte de sua infância no Sítio Santa Cruz, zona rural deste município, onde deu iniciou aos seus estudos. Posteriormente foi estudar na Escola do Sítio Poço Verde e concluiu o ensino fundamental na Escola Estadual Ferreira Pinto, na zona urbana da  cidade de Apodi/RN.  Iniciou o ensino médio na Escola Estadual Professor Gerson Lopes e concluiu na Escola Estadual Professor Antônio Dantas. Formou-se em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, na cidade de Mossoró/RN. 

Seu pai Antonio de Quinca é sobrinho do ex-vice-prefeito apodiense Manoel Antônio de Souza(in memoriam), e foi vereador da cidade de Apodi no período de 1977 a 1983. Júnior Souza é filiado ao atual MDB - Movimento Democrático Brasileiro(ex-PMDB) desde 1985. 

Dando seguimento a trajetória de seu genitor, Júnior Souza entrou para a vida pública no pleito eleitoral de 15 de novembro de 1988, elegendo-se vereador, pelo então PMDB, com 440 votos, ocupando o quarto lugar para a Câmara Municipal de Apodi/RN. Reelegeu-se no pleito de 03 de outubro de 1992, com 508 votos, obtendo o segundo lugar na disputa.

Conquistou seu terceiro mandato parlamentar nas eleições de 03 de outubro de 1996, com 822 votos, ficando com o quarto lugar. Reelegeu-se novamente nos pleitos de 01º de outubro de 2000, com 921 sufrágios(segundo lugar) e em 03 de outubro de 2004, com 1.123 votos(quinto lugar).

Tentou renovar seu mandato na disputa eleitoral de 2008, desta vez pelo PPS - Partido Popular Socialista, mas apesar de ter sido bem votado(com 851 votos), ficou com a 1º suplência de sua coligação.  Porém, no dia 02 de janeiro de 2009, Júnior Souza voltou a ocupar provisoriamente uma vaga no legislativo apodiense, após o afastamento do vereador Nilson de João Lucas, que fora designado para assumir uma secretaria no governo da então prefeita Gorete Silveira.

No dia 07 de outubro de 2012,  após retornar para o PMDB, Júnior Souza elegeu-se para o sexto mandato de vereador na cidade de Apodi, obtendo a votação de 764 sufrágios. Em 02 de outubro de 2016, foi reeleito para o sétimo mandato, com 856 votos.

Com atuação de destaque no legislativo, já atuou como presidente e relator das comissões de Constituição e Justiça, Finanças e Orçamento, Serviços Públicos e Educação e Saúde, entre outras. Foi segundo secretário da Mesa-Diretora da Câmara Municipal de Apodi no biênios 1991-1992 e 1999-2000, foi presidente no biênio 1997-1998 e vice-presidente no biênio 2005-2006.

Júnior Souza  também já ocupou cargos na Prefeitura de Apodi, dentre os quais, secretário das pastas de Assistência Social, Obras, Urbanismo, Administração. Em 2018, voltou a assumir o comando da pasta de Obras, na gestão do prefeito Alan Silveira(MDB). Além disso foi líder das gestões dos ex-prefeitos José Pinheiro Bezerra e Gorete Silveira, na Câmara Municipal.

Desde 1997 é sócio da Rádio Luta FM 88.9 e fundador da Fundação Ulysses Guimarães, em Apodi. Júnior Souza é casado com Maria Aparecida de Morais Souza, e pai de 2(dois) filhos: Paulo Henrique de Souza e Jully de Souza.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook