sexta-feira, 19 de junho de 2020

Preto de Isauro



RAIMUNDO GOMES DE OLIVEIRA, vulgo Preto de Isauro, nasceu no dia 27 de março de 1941, filho de Izauro Camilo de Oliveira e Maria Gomes de Oliveira(Dona Marica), tendo como irmãos Raimunda Gomes de Oliveira(in memoriam) e João Gomes de Oliveira. Era neto paterno de Raimundo Casado de Oliveira e Francisca Maria da Conceição, e neto materno de Eufrosino José Ferreira Lima e Oudulia Gomes de Oliveira.

Estudou na antiga Escola Comercial Felinto Alves(onde hoje funciona a atual Escola Estadual Professor Gerson Lopes), cursando até o primeiro ano do  ensino ginasial.

Foi agricultor e trabalhou por muitos anos como motorista pelo município de Apodi e também pelo Estado. Até hoje muitas pessoas lembram dos seus relevantes serviços prestados à população apodiense, pois ele era um homem de coração bom que sempre estava disposto a ajudar aos mais necessitados.

Casou-se em 15 de novembro de 1964, com  a senhora Maria do Socorro do Vale Oliveira(filha do casal  Raimundo Nonato do Vale, vulgo Raimundo da Luz, e de Sebastiana Romana da Conceição). Sua esposa já trabalhou por vários anos como funcionária pública do município e do Estado, estando atualmente aposentada.

Do casamento entre Preto e Dona Socorro nasceram 04 filhos, sendo eles: Sebastiana Neta de Oliveira(Taninha), Raimundo Filho Neto(Raimundinho de Preto de Izauro - RPI), Izauro Camilo de Oliveira Neto(Veira) e Wilson Oliveira. 

Seu saudoso pai, o "velho Izauro" foi uma das maiores lideranças políticas de Apodi no século passado, ocupando os cargos de vice-prefeito(1958 a 1963) e prefeito por dois mandatos(1963-1969 e 1973-1977). Preto também tentou ingressar na política e no ano de 1988, disputou uma vaga na  Câmara Municipal de Apodi,  pelo Partido Liberal(PL), obtendo 134 votos, mas acabou ficando com uma suplência.

O cidadão Preto de Izauro faleceu no dia 04 de abril de 2009. Seu nome foi homenageado através da lei municipal nº 623, de 17 de dezembro de 2009, sancionada pela então prefeita Gorete Silveira, que denominou a "Rua Raimundo Gomes de Oliveira", localizada no Bairro Betel, desta cidade.

Postado por *Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook