domingo, 5 de julho de 2020

Izauro Camilo de Oliveira, ex-prefeito de Apodi

Ex-prefeito Izauro Camilo. Fotografia exposta na Galeria da Prefeitura Municipal de Apodi/RN.

IZAURO CAMILO DE OLIVEIRA, nascido em 05 de julho de 1906, era filho do casal Raimundo Casado de Oliveira e Francisca Maria da Conceição. Foi casado com Maria Gomes de Oliveira(Dona Marica), com quem teve os filhos Raimunda Gomes de Oliveira, in memoriam;  Raimundo Gomes de Oliveira(Preto de Izauro), in memoriam; e João Gomes de Oliveira(Dandinho).

Ingressou na política através do Coronel Lucas Pinto, líder de grande prestígio em Apodi e região. Antes disso, Izauro foi agricultor, marchante, delegado de polícia.

Em 1958, Izauro Camilo dá inicio a sua carreira política ao se eleger vice-prefeito, pelo antigo Partido Social Democrático(PSD), na chapa encabeçada por João Pinto(sobrinho do Coronel Lucas Pinto), do PSD.  Mostrando vocação para a política, Izauro obteve mais votos que João Pinto, pois naquela época, o prefeito e o vice eram votados e eleitos separadamente. Nessa ocasião, o vice Izauro conquistou 2.019 votos, enquanto o prefeito João Pinto, logrou 1.701 sufrágios.

Ao tomar posse em 31 de março de 1958 acumulou também o cargo de Presidente da Câmara Municipal, conforme determinava a legislação da época. 

Porém, no pleito de 1962, O velho Izauro já afastado de Lucas Pinto e da função de vice-prefeito, lançou sua candidatura ao executivo municipal de Apodi, pela União Democrática Nacional(UDN), partido do ex-governador Dinarte Mariz.

Izauro elegeu-se prefeito da cidade com 2.096  votos, tendo o comerciante Manoel Antonio de Souza(UDN), como vice-prefeito, derrotando o então deputado estadual Newton Pinto e o comerciante Júlio Marinho, respectivamente candidatos a prefeito e vice pelo PSD.  Assim encerrava o domínio político da família Pinto, vigente no município há décadas.

Tomou posse em 31 de março de 1963 e governou até 31 de março de 1969. No ano de  1968  faz do vereador Valdemiro Pedro Viana, seu sucessor na Prefeitura de Apodi.

Já nas eleições municipais de 1972, Izauro disputa novamente o cargo de prefeito, desta vez, pela sublegenda da Aliança Renovadora Nacional – ARENA 1,  e escolheu como seu companheiro de chapa, o então vereador Bevenuto José de Paiva. Izauro foi eleito com 3.283 votos, derrotando a chapa da ARENA 2, formado pelo comerciante Francisco Paulo Freire(Chico Paulo) e o ex-vereador Celso Marinho de Oliveira.

Cumpriu o segundo mandato no período de 31 de janeiro de 1973 até 31 de janeiro de 1977.

No pleito de 1976, apoiou mais uma vez o seu amigo Valdemiro Pedro Viana na disputa pelo Palácio Francisco Pinto, consagrando uma nova vitória. Já, no ano de 1982, conseguiu eleger o ex-vereador Hélio Marinho à Prefeitura,  e dessa forma dando continuidade a "Era Izauro".

Sua última participação em uma eleição foi no ano de 1988, quando naquela época, foi eleito o prefeito Simão Nogueira. Encerrou sua trajetória política como presidente do Diretório Municipal do extinto Partido Democrático Social(PDS). 

Izauro foi um habilidoso homem público, admirado por todos, tornou-se uma das maiores forças políticas deste município, liderando dos anos 60 até a década de 80. Izauro faleceu em sua terra natal em fevereiro de 1990.

Izauro e sua esposa, Dona Marica, também de saudosa memória. 

Resolução nº 23, aprovada em abril de 1962 pela Câmara Municipal de Apodi, concedeu uma licença de 06(seis) meses para que Izauro pudesse se afastar dos cargos de Presidente da Câmara e Vice-prefeito, afim de se dedicar à sua candidatura na disputa pela prefeitura de Apodi, nas eleições de outubro daquele ano.

Fotografia oficial da candidatura para Prefeito de Apodi, em 1962. 

Foto registrada na ocasião de seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Apodi, em 1973. Imagem extraída do Jornal "Diário de Natal". 
Atendendo em seu gabinete, durante o segundo mandato. Foto extraída do jornal "Diário de Natal"
Expressando apoio aos candidatos da "Aliança Popular", João(governador), Lavoisier Maia e José Agripino(senadores), na campanha de 1986. Imagem extraída do Jornal "Diário de Natal". Com a ajuda de Izauro, eles obtiveram expressiva votação no município. Aliás, sempre foi sim.  Todos os candidatos do "velho Izauro", eram sempre bem votados. 
Seus amigos e parceiros políticos, os ex-prefeitos Hélio Morais Marinho e Valdemiro Pedro Viana. Imagem extraída do livro "Trajetória Políticas

Homenagem concedida no ano de 1986, em reconhecimento aos seus serviços prestados ao município. 

*Postado por Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

Veja outros posts:  
https://fatosdeapodi.blogspot.com/2019/08/eleicoes-para-prefeito-de-apodirn.html - Eleições para prefeito de Apodi; 

https://fatosdeapodi.blogspot.com/2020/03/termo-de-posse-do-prefeito-izauro.html - Termo de posse do prefeito Izauro Camilo, 1963

https://fatosdeapodi.blogspot.com/2018/10/prefeitos-de-apodirn-desde-1833.html - Prefeitos de Apodi/RN.

https://fatosdeapodi.blogspot.com/2018/10/vice-prefeitos-de-apodi.html - Vice-prefeitos de Apodi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook