quarta-feira, 4 de maio de 2022

Maria Neize, primeira mulher juíza de Apodi


Maria Neíze de Andrade Fernandes, foi a primeira juíza de Apodi, teve o seu nascimento no dia 25 de fevereiro de 1952, em Itaú, então município de Apodi. É filha de Pedro Pereira de Andrade (in memoriam) e Cecília Maria Martins (in memoriam). 

É casada com Roosevelt Lisboa Fernandes. Tem como irmãos, Maria Natividade de Andrade Lima, Raimundo Nonato de Andrade, Edwiges Pinheiro da Silva Souza, Naide Matilde de Andrade Cordeiro, Pedro Martins da Silva Neto, Niedja Maria de Andrade Paiva e Pedro Pereira de Andrade Júnior. Seus filhos são Gustavo de Andrade Fernandes, Leopoldina de Andrade Fernandes e Davi de Andrade Fernandes. Tem como netos os seguintes, Miguel Rocha de Andrade Fernandes, Laís Fernandes Ribeiro e Estela Fernandes Ribeiro. 

Formou-se em professora primária em 1971, e no ano seguinte passou no concurso para Professora Primária do Estado e no vestibular da área humanística da UFRN, tendo sido posteriormente selecionada para o curso de Direito. Após formada, exerceu a advocacia em Apodi, e mais na frente, precisamente em 1982, foi aprovada no concurso para Juiz de Direito do Estado do Rio Grande do Norte, função que exerce até os dias atuais, acontecimento este que a coloca nesta galeria como mulher inspiração, por ter sido a primeira mulher em nosso município a alcançar tamanho feito. 

Atualmente, se encontra exercendo suas atividades no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, convocada para o Gabinete do Desembargador Vivaldo Pinheiro, durante a permanência de sua Excelência na Presidência do TJRN. Ainda exerce a função de membro suplente da Corte Eleitoral do Rio Grande do Norte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook