domingo, 20 de janeiro de 2019

Benedito de Zé Severo

BENEDITO JOSÉ DE MORAIS, vulgo “Benedito de Zé Severo”, nasceu no Sítio Rio Novo, município de Apodi/RN, no dia 13 de abril de 1923, filho de José Gomes de Morais(Zé Severo) e Dona Isolina Maria Soares. 

Agricultor, morou durante muitos anos no Sítio Rio Novo e comercializava cera de carnaúba e algodão.  Foi agropecuarista, comerciante, político, filho muito querido na família, ajudou muito a pobreza desfazendo inclusive de seu patrimônio financeiro. Pai carinhoso dedicava sua vida a família e as pessoas carentes.

Em 1937, converteu-se ao Senhor Jesus na Igreja de Cristo no Sítio Apanha Peixe sob o pastoreio do Sr. João Queiroz. Muitos anos mais tarde, já morando em Apodi, gostava de prestar caridade a todos.

Foi casado pela primeira vez com Francisca Maria de Morais, com quem teve os filhos: Morais, Vancir, Vilcimar, Neto e Vera. Da segunda família, casado com Antonia Maria de Brito com a qual teve três filhos: Joceone(Aninho), Jeciana (Aninha) e Gilney Morais

Querido por todos e atendendo ao pedido dos apodienses, lançou-se candidato a vereador na cidade de Apodi.

Conquistou seu primeiro mandato parlamentar no pleito de 03 de outubro de 1958, pelo Partido Social Democrático(PSD), para a legislatura 1959-1963. Foi 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Apodi no período de abril de 1960 a abril de 1961.

No ano de 1965, disputou o  cargo de prefeito na primeira eleição municipal de Felipe Guerra, pelo PSD, tendo como  vice  o senhor Rafael Valdevino de Morais, também do PSD. O pleito realizou-se no dia 24 de janeiro daquele ano, entretanto seu Benedito não se elegeu, obtendo 254 votos. Perdeu a eleição para a chapa Eilson Gurgel do Amaral(prefeito) e José Barra Neto(vice), ambos candidatos pelo PSP(Partido Social Progressista).

Em 15 de novembro de 1976, Benedito elegeu-se  vereador de Apodi pela segunda vez, pelo partido da Aliança Renovadora Nacional(ARENA), com uma votação de 344 votos., sendo empossado em 31 de janeiro de 1977. Durante seu mandato, foi tesoureiro do poder legislativo apodiense, no período de 1981 a 1982.

Nas eleições de 15 de novembro de 1982,  candidatou-se ao cargo de  prefeito da cidade de Apodi,  por uma sublegenda do Partido do Movimento Democrático Brasileiro.  Naquele pleito eram três candidatos do PMDB contra 1 do PDS.

Benedito obteve 1.759 votos, sendo o mais votado entre os demais candidatos peemedebistas, Manoel Antônio de Souza(vulgo Manoel Galdino) com 1.361 votos e Pedro Terceiro de Melo, com 1.225 votos. Juntos, somavam 4.345 sufrágios, mas nenhum deles conseguiu se eleger, perdendo a campanha para Hélio Morais Marinho(PDS), que se elegeu com 4.885 votos. 

Em 1992, tentou novamente uma cadeira na Câmara Municipal de Apodi, desta vez pelo Partido Trabalhista Brasileiro(PTB), logrando 88 sufrágios. 

Seu Benedito foi um homem muito querido pelos apodienses, nunca mediu esforços para ajudar os mais necessitados. Benedito José de Morais faleceu em 04 de setembro de 2012, aos 89 anos de idade. 

Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook