sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Zé Vandilson

JOSÉ VANDILSON DIÓGENES, nasceu na cidade de Apodi/RN, em 14 de maio de 1939,  filho de Valdemiro Custódio da Silva e Cecília Joaquina Diógenes. É neto materno de Lucas Diógenes e Joana Diógenes de Carvalho(Joaninha), neto paterno de Manoel Custódio da Silva e Raimunda Dantas da Silva.

Irmão de Valdir Custódio da Silva(vulgo "Vandir"), Vanilda Custódio Diógenes, Maria Diógenes de Oliveira(Valdira) e Vilson Custódio Diógenes(in memoriam), Vanci Custódio da Silva(in memoriam).

Iniciou os estudos na Escola Particular da professora Alvani de Freitas Dias, na década de 1940. Posteriormente, passou a estudar no antigo Grupo Escolar Ferreira Pinto(local onde hoje funciona a Escola Estadual Professor Gerson Lopes), no centro de Apodi, onde cursou até o quarto ano do ensino primário(primeiro grau). Cursou o primeiro e o segundo ano do ensino ginasial na Escola Estadual Felinto Alves, em Apodi. 

Foi Presidente da Barraca dos Solteiros e do Salão Paroquial de Apodi nos anos 50. Em 1956, foi candidato aprendiz de marinheiro na Base Natal de Natal/RN, mas não chegou a ser incorporado na instituição. 

No ano de 1959, mudou-se para a cidade de Fortaleza/CE e trabalhou na loja "Tecidos Cardosos", que fazia parte da  Loja Nações Unidas. 

Em 1961, retornou a sua terra natal e começou a trabalhar na Loja de tecidos de seu pai, o comerciante Valdemiro Custódio. 

Foi jogador de futebol do Centro Esportivo Apodiense e membro do clube de voleibol.  

No dia 15 de julho de 1962, casou-se com a professora Maria da Conceição Pinto Diógenes(filha do auditor fiscal e ex-prefeito de Apodi, João Pinto, e da doméstica Cesarina de Oliveira Pinto).  Dessa união, tiveram quatro filhos: Max Ueder Pinto Diógenes(professor), Silvana Pinto Diógenes Marinho(professora), Jussara Pinto Diógenes Ferreira Holanda(professora) e Claudia Pinto Diógenes(professora). 

No dia 22 de julho de 1965, foi nomeado funcionário público estadual do Rio Grande do Norte, no mandato do governador Aluizio Alves. Foi Extranumerário-Diarista da Agência Fiscal de Apodi, que pertencia a Coletoria Estadual de Mossoró. 

Em seguida, foi trabalhar como Extranumerário-Diarista do Posto Fiscal do Sítio Canto de Varas, na região da chapada do Apodi, onde ficou por quatro anos. Foi transferido para o Posto Fiscal de Tamarindo, no Sítio Bico Torto, também em Apodi, onde passou por 3 anos. 

Em 1974, foi nomeado chefe da Agência Fiscal da cidade de Felipe Guerra, função que exerceu por quase 4 anos. Em 1977, foi transferido para trabalhar como Chefe da Agência Fiscal da cidade de Areia Branca/RN. 

No ano de 1978, retornou para a sua terra natal e foi nomeado Coletor Estadual, sendo o primeiro e único a exercer este cargo, permanecendo na função até o ano de 1994. Em 22 de abril  de 1995, solicitou a sua aposentadoria. 

Foi Maçom da Loja Maçônica 24 de Junho, da cidade de Mossoró/RN, em 21 de junho de 1980. Foi promovido para o cargo de Mestre-Maçom. 

Em 16 de outubro de 1980, foi um 7 fundadores da Loja Maçônica Vale do Apodi, ao lado de Altino Dias de Paiva, Luiz Gonzaga de Melo, Aurino Gurgel, José Antônio Filgueira de Assis(Zé Coti), Antônio Ferreira de Lima(Antônio de Zuza) e Euclides Pereira Torres(Neném Tonico). 

Na Loja Maçônica de Apodi, Zé Vandilson  exerceu os cargos de Primeiro Vigilante, Segundo Vigilante, Tesoureiro e depois foi eleito Venerável Mestre, de 1999 a 2003. Foi Mestre de Cerimônias e por último ficou como Venerável de Honra. Com 30 anos de Maçonaria, passou ao cargo de Mestre Instalado Maçom. 

Atualmente, Zé Vandilson mora no centro da cidade de Apodi, na Rua São João Batista, e colabora com as festas religiosas de Apodi. 


*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook