FRANCISCA TARGINO DE OLIVEIRA conhecida popularmente como “Preta Targino”, nasceu no dia 30 de setembro de 1921, no Distrito de Soledade, município de Apodi/RN, era filha do patriarca da família Targino de Soledade, Francisco Targino da Costa e de Joana Martins de Oliveira.
Dona Preta casou-se com Odilon Targino da Costa(natural de Soledade, era filho de João Targino da Costa e Maria Luzia da Anunciação), seu sobrinho e esposo, seguindo uma trajetória invejável e de arrojo.
Desse casamento nasceram os seguintes filhos: José Inácio Targino(Zé Inácio), João de Deus Targino, Geraldo Targino(ex-vereador de Apodi), Helenimar Targino de Oliveira(Mazinha, professora), Irene Targino de Oliveira, Francisca das Chagas Targino(Dona Fanca) e Antonia Ivonete da Costa Targino, e ainda Carmelita Ferreira da Silva(filha adotiva e sobrinha).
Dona Preta criou os filhos com amor e respeito, ensinando o melhor, transmitindo um caráter digno para eles e para seus netos. Uma das grandes mulheres da tradicional Família Targino, uma matriarca que passou um legado inesquecível. Dona preta era uma mulher extraordinária, exemplo digno de mãe, avó, tia e esposa.
Uma mulher de bondade no coração, uma ótima dona de casa e excelente cozinheira, bem organizada, carinhosa com os netos, boa sogra, tornou-se uma matriarca de grande importância para a família Targino, bem conhecida em Soledade e bem querida por todos.
Dona Preta Targino faleceu em sua terra natal no dia 16 de março de 2011.
*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário