domingo, 27 de outubro de 2019

Agnaldo Fernandes


FRANCISCO AGNALDO DE OLIVEIRA FERNANDES  nasceu no dia 22 de março de 1986, na Maternidade Claudina Pinto,   na cidade de Apodi - RN. É filho do casal Maria Fatima de Oliveira Fernandes(Fatima de Batista Valdevino) e Antonio Firmino Fernandes. São seus irmãos: Audivan Fernandes, Aldimar Fernandes e Ana Flávia Fernandes. 

É casado com a agricultura Lidiane Lima,  pai de 2(dois) filhos: Laura Gabrielly e Agnaldo Júnior. Até os 11 anos de idade viveu na comunidade do sítio cipó, localizada no vale do Apodi, depois passou  a morar na comunidade de Bamburral onde reside até hoje. 

Teve início na vida escolar na Escola Municipal Miguel Arcanjo de Morais localizada no sítio cipó, depois concluiu as series iniciais na Escola Municipal Felix Eufrásio de Lima na comunidade de Bamburral. Estudou o Ensino Fundamental e Médio na Escola Estadual Professor Antônio Dantas localizada nesta cidade, o que exigia o esforço diário de ir todos os dias de bicicleta do sitio para a cidade para estudar. 

No ano de 2004 Agnaldo Fernandes conseguiu ingressar na Faculdade de Geografia sendo aprovado no seu primeiro vestibular prestado, o curso de Geografia ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte(UERN) no Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas,  concluindo em 2010. 

No ano de 2014 fez pós-graduação no Instituto Federal do Rio Grande do Norte se tornando Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido. Atualmente está Cursando Administração Pública (Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(UFRN). 
      
Atualmente é Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Apodi/RN, eleito pelos agricultores para a função no ano de 2016. Também é Vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi Mossoró Diretor; ocupa a função de diretor Executivo da Associação dos Pequenos Produtores do Sítio Bamburral - Apodi/RN como tesoureiro da entidade.

Foi professor do ProJovem - Campo Saberes da Terra - Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC). Foi secretário do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário de Apodi/RN. Em 2010 coordenou turmas de alfabetização de agricultores nos municípios de Apodi e Felipe Guerra pelo Programa MOVA – Brasil.  

As primeiras manifestações em organizar grupos se deu no âmbito escolar, sempre participando dos debates do Grêmio Estudantil e na construção de referências chamadas líderes de classe. Organizou unto com amigos o grupo de jovens da comunidade de Bamburral. Possui experiência no Movimento Sindical Rural, assim como na área de Educação do Campo. Militante dos Movimentos Sociais Campesino do Estado do Rio Grande do Norte.

Desde 2009 é filiado ao Partido dos Trabalhadores  em Apodi/RN, e mais recentemente Agnaldo foi eleito presidente do diretório municipal,  onde permanecerá a frente da sigla partidária pelos próximos quatro anos. 

PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS:

2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente Conflitos Sociais e Ambientais na Chapada do Apodi/RN - História de Resistência. 2014. (Simpósio).

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO - Saberes da Terra. Especialização em Educação do Campo - Saberes da Terra. 2014. (Seminário).

PLENÁRIA SETORIAL DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI-MOSSORÓ. Plenária Setorial para Eleição dos Membros do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró.. 2013. (Outra).

12º CECUT/RN. CONGRESSO ESTADUAL DA CUT DO RIO GRANDE DO NORTE. 2012. (Congresso).
MOBILIZAÇÃO E HABILITAÇÃO DOS MEMBROS DO COMITÊ DE BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO APODI-MOSSORÓ. Mobilização e Habilitação dos Membros do Comitê de Bacia Hidrográfica Do Rio Apodi-Mossoró.. 2012. (Outra).

VIII Encontro Nacional da Rede MOVA - Brasil. OS DIFERENTES CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E A PERSPECTIVA DE CONTINUIDADE. Evento realizado pela Rede MOVA-Brasil e a Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte - UFRN. 2010. (Outra).

II FORUM Regional de Educação no Campo do Território Sertão do Apodi/RN.EDUCAÇÃO DO CAMPO: QUEBRANDO PARADIGMAS, CONSTRUINDO UMA NOVA PRÁTICA. Evento realizado pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC) e Comitê Gestor de Educação do Campo (CODEG). 2009. (Outra).

Escola de Formação Ronaldo Valência. Temáticas do Meio Rural. Processo de formação realizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Apodi/RN. 2008. (Outra).

III SEMANA ACADEMICA DO NAESC.FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Evento realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. 2008. (Outra).

I Jornada de estudos sobre Formação Profissional Docente. Finalidades da Avaliação. Evento realizado pelo Instituto de Ensino Superior Potiguar (IESP). 2008. (Outra).

Projeto de Extensão Escola de Formação Política e Cidadã. Projeto de Extensão Escola de Formação Política e Cidadã - Promovido pelo Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária - CRUTAC/PROEX - UERN. 2008. (Outra).

Projeto Pedagógico de Geografia. UMA NOVA ABORDAGEM DO ENSINO. Evento realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. 2008. (Outra). 

Capacitação em Gestão e Manejo da Água na Agricultura Familiar em Região Semiárida. Capacitação em Gestão e Manejo da Água na Agricultura Familiar em Região Semi-árida. Evento realizado pelo Centro Terra Viva. 2007. (Outra).

Capacitação em Implantação e Produção de Horta Orgânica. Capacitação em Implantação e Produção de Horta Orgânica. Evento realizado pelo Centro Terra Viva. 2007. (Outra).



*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

domingo, 20 de outubro de 2019

Chico de Marinete


FRANCISCO DE FRANÇA PINHEIRO  mais conhecido por todos como Chico de Marinete, nasceu no Sítio Convenção, no município de Apodi/RN, no dia 17 de março de 1972, filho do casal Raimundo Pinheiro de França e Marinete Pinheiro de França. São seus irmãos:  Françoar, Naida, Eteval, Nágila, Edinaldo, Iranilva, Cacheada, Lula e Netinha.

Com um ano de idade  sua família passou a residir no Sítio Carrasco, na região da chapada do Apodi. Desde cedo começou a trabalhar ajudando seus pais na agricultura.

Estudou até a quarta série no Sítio Carrasco, e em seguida  concluiu a quarta série na Escola Municipal Professora Lourdes Mota. Do 5º ano do ensino fundamental ao segundo grau, estudou na Escola Estadual Professor Antônio Dantas.

Em 31 de junho de 1996, casou-se com Marta Régis Quirino França(nascida em 08 de julho de 1974, filha de Cicero Regis Cavalcante e D. Rita Quirino), com quem tem dois(2) filhos: Pedro Henrique Régis de França, nascido em 12 de março de 1998, e Francisco de França Pinheiro Júnior, nascido em 07 de janeiro de 2004.  Hoje reside na Rua Salviano Cabral, nº 37, no Bairro Pequé, desde 2005. 

Em 1996, com muito esforço e dedicação foi aprovado em um processo seletivo da Prefeitura de Apodi e passou a trabalhar no cargo de  Agente de Saúde, e nessa época  começou a grande transformação de sua vida. Exerceu o referido cargo no período de 19 de a gosto de 1996 até o ano de 2013.

No ano de 2007 filiou-se ao Partido Comunista do Brasil - PC do B, e iniciou sua vida pública em 2008, elegendo-se vereador da cidade de Apodi, conquistando 830 votos. 

Reelegeu-se no pleito de 07 de outubro de 2012, obtendo 715 votos. Em 02 de outubro de 2016, conquistou seu terceiro mandato parlamentar, com 895 votos. 

Chico de Marinete ocupou os cargos de 1º Secretário da Mesa-Diretora da Câmara Municipal de Apodi, por três vezes, nos biênios 2009-2010, 2011-2012 e 2013-2014. Hoje é Presidente do Poder Legislativo Apodiense no biênio 2019-2020. 

No diretório municipal do PC do B apodiense já desempenhou a função de primeiro secretário e hoje ocupa o cargo de tesoureiro.

É servidor público estadual, lotado na Escola Estadual Ferreira Pinto, nesta cidade, onde desempenha a função de vigilante desde o ano 2000.

Chico de Marinete se orgulha por continuar a exercer suas atividades no campo, e hoje  destaca-se na produção  de silagem e na criação de animais como bovinos, ovinos e caprinos, na comunidade do Carrasco, na região da chapada do Apodi. Além disso vem atuando e defendendo com determinação pelos interesses do "Polo Góis", naquela região.

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

sábado, 19 de outubro de 2019

Raimundo Sena


RAIMUNDO CELSO SENA nasceu no dia 25 de janeiro de 1925, no Sítio Sabe-Muito, no município de Caraúbas/RN, sendo filho do casal Adelino Sena Lima e Eduvigens Jesumira de Morais. Residiu no Sítio Xique-Xique, trabalhando com seu pai Adelino, fazendo roupas de vaqueiros e acessórios de sela. Trabalhou na feira livre de Caraúbas, onde vendia chinelos 

No dia 19 de agosto de 1949, casou-se na Capela do Distrito de São Geraldo, em Caraúbas/RN,  com sua prima legítima Maria José Sena, e dessa união nasceram quatro filhos: Antônio Hélio Sena, Maria Zélia Sena Noronha(professora), Francisca Zimar Sena Santos e Zildete Sena Maia(professora).

Em setembro de 1959, Raimundo Sena  mudou-se com sua família para a cidade de Apodi, levando os filhos Hélio e Zélia, e a esposa estava grávida de 8 meses, a espera da terceira filha: Zimar.

A partir daí começou a trabalhar fazendo pão na sua padaria, a famosa "Panificadora Santo Antônio", que ficava sediada na Rua Benjamin Constant, em frente a feira livre de Apodi,  onde trabalhou por  cerca de 51 anos.  

Mesmo não sendo apodiense, contribuiu com o desenvolvimento desta terra, dando trabalho e gerando renda a diversas  famílias da região. Raimundo e sua esposa Maria abriram as portas de sua residência para muitas pessoas, que passaram a morar e estudar por lá.

Seu Raimundo Sena faleceu no dia 18 de setembro de 2000, deixando assim, seu legado de homem solidário, honesto e trabalhador. 

São seus netos: Any Angélica Sena Noranha(farmacêutica), Ítala Raquel Silveira Sena,(nutricionista), Itamara Ísis da Silveira Sena(assistente social), Ana Maria Sena Maia( doutoranda em Engenharia elétrica), Adelino Sena Maia(estudante de Engenharia), Eudes Sena Maia(estudante de engenharia). 

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

Pesquisar este blog

Facebook