José da Silveira Pinto mais conhecido por "Dr Zé Pinto", nasceu em Apodi no dia 30 de abril de 1928, filho de Lucas Pinto e Adalgiza Pinto da Silveira. Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco(UFPE). Foi casado com Maria Zilah Holanda Pinto, com quem teve três filhos: Magda Fernandes, Kátia Holanda Pinto e Flávio Holanda Pinto.
Militante do Partido Social Democrático(PSD), agremiação partidária da qual sua família fez parte durante anos, Zé Pinto iniciou sua vida pública no ano de 1952, ao eleger-se prefeito da cidade de Apodi, tendo o comerciante e ex-vereador Júlio Marinho como seu vice-prefeito. Eleito com uma votação de 2.579 votos, Zé Pinto tomou posse no cargo em 31 de março de 1953 e encerrou seu mandato constitucional em 31 de março de 1958.
Dentre algumas de suas realizações à frente do executivo apodiense, destacam-se a construção da antiga Praça Getúlio Vargas(atual Dom José Freire), localizada no centro da cidade de Apodi; a construção da Maternidade Claudina Pinto, que veio a ser inaugurada na gestão do ex-prefeito João Pinto(seu primo), no ano de 1960; entre outros benefícios.
Dando continuidade à sua trajetória política disputou uma vaga na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nas eleições de 1962, pela Coligação "Cruzada da Esperança" - PSD/PDC, conseguindo se eleger com 2.953 sufrágios. Assumiu o cargo de deputado estadual em 01º de fevereiro de 1963 e encerrou seu primeiro mandato em 31 de janeiro de 1967.
Com a instauração do bipartidarismo no Brasil, filiou-se à Aliança Renovadora Nacional(ARENA), e reelegeu-se no pleito estadual de 1966, com 3.955 sufrágios, para atuar na legislatura 1967-1971.
Tentou retornar à Prefeitura de Apodi nas eleições de 1968, quando saiu candidato a prefeito pela sublegenda da ARENA 2, tendo a tabeliã Maria Romana Leite como candidata à vice-prefeita, conquistando 2.446 votos. Entretanto perdeu o pleito para o agricultor Valdemiro Pedro Viana e seu vice Júlio Marinho, candidatos da ARENA 1.
Após perder o pleito municipal, Zé Pinto retornou aos seus trabalhos na Assembleia Legislativa e encerrou seu mandato parlamentar em 31 de janeiro de 1971, sem concorrer à reeleição. Ele foi o último "Deputado de Apodi", e desde então o município não conseguiu eleger nenhum representante.
Exerceu seus mandatos durante as gestões dos governadores Aluizio Alves, Walfredo Gurgel e parte do governo de Cortez Pereira. Na Assembleia Legislativa ocupou os cargos de 2º Secretário da Mesa-Diretora no biênio 1963/1964; e 2º vice-presidente do legislativo potiguar no biênio 1967-1968.
Além de atuar política, exerceu suas atividades como médico na Maternidade Claudina Pinto(em Apodi); no IAA (Instituto do Açúcar e do Álcool); do INAMPS (Instituto Nacional da Previdência Social); e da ETFRN (Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte).
Zé Pinto herdou o prestígio político do pai, o Coronel Lucas Pinto, a maior força política de sua época, que ocupou o cargo de prefeito do município por 04 vezes. Era irmão do advogado Newton Pinto, que foi deputado estadual do RN por três mandatos(1951-1955, 1955-1959 e 1959-1963), desembargador e Presidente do Tribunal de Justiça do RN
Dr. Zé Pinto faleceu na cidade de Natal/RN, aos 84 anos de idade, no dia 26 de janeiro de 2013. É Patrono do "Centro de Saúde Dr. José da Silveira Pinto", localizado na Avenida Vingt Rosado, no bairro Cohab na cidade de Apodi/RN.
Formatura do Curso de Medicina.
Zé Pinto(à esquerda da foto) com o ex-presidente da República e ex-senador mineiro Juscelino Kubitschek(ao centro); e seu irmão Newton Pinto. Foto por volta das décadas de 50/60.
Evento de convenção do Partido Social Democrático-PSD: A ex-primeira-dama municipal de Apodi, Maria Zilah Holanda Pinto; o ex-presidente da República Juscelino Kubitscheck de Oliveira, e o médico apodiense e deputado estadual do Rio Grande do Norte, Dr José da Silveira Pinto(Zé Pinto). Foto por volta da década de 60.
Deputados Estaduais do RN- Constituintes de 1967. Zé Pinto é o quinto da primeira fileira.
Lideranças Políticas do PSD de Apodi e região, com o presidente Juscelino Kubstichek e o vice-prefeito João Goulart. Foto na década de 50. Da esquerda para a direita aparecem os senhores: Clementino Noronha(Quelé), ex-vereador e ex-vice-prefeito de Itaú ;
2 - O farmacêutico Luis Manoel de Oliveira Filho(Sinhôr Barra), ex-prefeito de Itaú
3 - Rui Bessa Nunes, ex-prefeito de Itaú;
4 - Antonio Ferreira Pinto(Tonho Pinto), irmão de Lucas Pinto, tio de Zé Pinto;
5 - O vice-presidente da República João Goulart(Jango)
6 - O presidente da República, Juscelino Kubitschek(JK);
7 - O coronel Lucas Pinto(ex-prefeito de Apodi por quatro mandatos);
8 - O médico José da Silveira Pinto(Zé Pinto), ex-prefeito de Apodi e ex-deputado estadual;
9 - João Pinto, ex-prefeito de Apodi;
10 - O farmacêutico Francisco Holanda Cavalcante(Neném Holanda), ex-prefeito das cidades de Apodi e Itaú.
Para conferir outros Apodienses que ocuparam o cargo de deputado estadual, acesse os links a seguir:
*Blog Fatos de Apodi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário