sexta-feira, 23 de abril de 2021

Termo de posse do vereador José Barra Neto, 1951


Termo de compromisso que presta o candidato eleito para o cargo de vereador 

Aos 23 dias do mez de Abril do ano de mil novecentos e sequinta e um(1951), pelas quinze horas no salão principal da edilidade local, onde se achava o sr. vice-prefeito Antônio Lopes Filho, presidente da Câmara Municipal, ai estando presente o candidato eleito para o cargo de vereador José Barra Neto, ao mesmo o sr. presidente da Câmara deferiu o compromisso de "mui fielmente cumprir os dispositivos das Constituições Federal e Estadual, zelar pelo bem estar da familia e trabalhar pela prosperidade do município. 
Lido este compromisso em voz alta, a seguir o sr. vereador declarou assim prometer. 
E, aceito por esta forma o compromisso, mandou o sr. Presidente que lavrace este termo que assina com o vereador. Eu, Domingos Praxedes Barrêto, 2º secretario da Câmara o escrevi e subscrevi. 
Apodi, 23 de Abril de 1951. 
Antônio Lopes Filho 
José Barra Neto 
Domingos Praxedes Barrêto  

Fonte: Arquivo da Câmara Municipal de Apodi

OBS: José Barra Neto iniciou sua carreira na política ao se vereador na cidade de Apodi/RN, pelo  partido Aliança Democrática, no pleito de 03 de outubro de 1950, e empossado no dia 23 de abril de 1951, representando o povoado de "Pedra de Abelhas". 

Mais tarde, com a definitiva emancipação política de Felipe Guerra(ex-Pedra de Abelhas), José Barra Neto mostrando o seu protagonismo político, elegeu-se no ano de 1965, como o primeiro vice-prefeito  e como mandava a Constituição da época, também foi o primeiro Presidente da Câmara Municipal de Felipe Guerra. Em junho de 1969, com a renúncia do então prefeito Eilson Gurgel, José Barra passou a responder pelo comando do poder executivo felipense até janeiro de 1970. 

*Blog Fatos de Apodi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook