domingo, 5 de dezembro de 2021

Leylla Carla assume presidência da Academia Apodiense de Letras


Presidente empossada Leylla Carla e a ex-presidente Vilmaci Viana. 

*Fotos do Portal Apodiário - Jânio Duarte

Na noite da última sexta-feira(03/12),  a Academia Apodiense de Letras realizou eleição para a nova diretoria da entidade cultural para o quatriênio 2022/2026. O evento aconteceu na sede da Associação Atlética Banco do Brasil(AABB). 

A jornalista Leylla Carla foi escolhida presidente AAPOL para o próximo quadriênio, sucedendo a escritora e memorialista Maria Vilmaci Viana. Na mesma cerimônia, os eleitos tomaram posse em seus respectivos cargos. 

A diretoria completa da AAPOL ficou da seguinte forma: 

Presidente: Leylla Carla

Vice-presidente: Paulo Filho 

1º Secretário: Caubi Torres

2º Secretária: Mônica Freitas

1ª Tesoureira: Terezinha Marinho 

2ª Tesoureira: Antônia Torres(Deusinha Poetisa) 

Conselho Fiscal: 
Elmo Tôrres
Antônio Viana
Raimunda Freire
Coeli Magno
Adriana Souza

Sobre a AAPOL: 

O dia 23 de março é marcado como aniversário de emancipação política da cidade do Apodi, mas desde 2006, essa data passou a representar também a celebração da cultura e o resgate de personalidades, artistas e escritores da cidade com a criação da Academia Apodiense de Letras (AAPOL). Apesar de ser constituída no formato das academias literárias tradicionais, a AAPOL optou pelo espírito vanguardista e assumiu papel de guardiã da memória das mentes trabalhadoras que ajudaram a construir a história cultural, educacional e política desse município tão antigo de nosso estado.

Idealizada pelo pesquisador e escritor Marcos Pinto, a AAPOL surgiu com o apoio de um grupo forte que, àquela época, estava concentrado em discutir o crescimento da cidade através de mobilizações políticas e culturais. Participaram do movimento o jornalista e escritor José de Paiva Rebouças (primeiro vice-presidente), Vilmaci Viana (atual presidente), Padre Pedro Neefes, Flaviano Monteiro, Genildo Souza, Caubi Torres, Dionísio do Apodi, Leylla Karla, Iza de Aceto Mota, Alaíres Dias de Freitas, Edivan Pinto, Maria Romana Leite, Maria do Socorro da Silveira Pinto, Raimunda Nonata da Silva Rêgo, Francisca Francina Mota, Ieda Silva e tantas outras pessoas que ajudaram a contar a história de Apodi em suas várias épocas.

Em 2017, a escritora Vilmaci Viana  assumiu a presidência. Entusiasta, ela reorganizou a confraria inserindo nomes importantes da cultura apodiense como as escritoras e pesquisadoras Maria Auxiliadora Silva Maia (Dodora),Mônica Freitas,a indígena Lúcia Paiacu Tabajara,  o escritor Aluísio Barros e Irinaldo do Carmo. Além disso, reestruturou a biblioteca, realizou alguns eventos e reinseriu a entidade nas atividades culturais e políticas da cidade. Por paixão à luta investiu, do próprio bolso, e doou uma sede à Academia, além de idealizar para essa luta um beco cultural em que a arte e a história de Apodi se encontram. 

Desde então, a AAPOL deixou de funcionar precariamente numa sala emprestada da Casa de Cultura Popular do Apodi. Sua nova sede, situada à rua Padre Jonas Magno Pinto,  145, abriga o Museu do Livro de Apodi, Biblioteca José Leite, a Galeria dos patronos e acadêmicos da AAPOL e sediará a futura Editora Tapuia, ação que funcionará em parceria com outras editoras e órgãos de fomento para garantir a publicação de obras dos filhos do Apodi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Facebook