domingo, 2 de maio de 2021

Cel. Chico Pinto


FRANCISCO FERREIRA PINTO nasceu no Sítio Merêncio, município de Apodi/RN, no dia 17 de abril de 1895, filho do casal Cassimiro Ferreira Pinto(Dodô) e Vicência Gomes de Oliveira Pinto. Era neto paterno de Vicente Ferreira Gomes Pinto e Arcelina Rufina da Exaltação, e neto materno do Capitão Tito Joaquim de Souza Campêlo e D. Maria Gomes de Oliveira.

Teve como irmãos Aristides Ferreira Pinto, Lucas Pinto, Antônio Ferreira Pinto(2), João Ferreira Pinto Sobrinho(João de Dodô), Ester de Oliveira Pinto, Maria Ferreira Pinto(Maria de Dodô), Isabel de Oliveira Pinto(Bibia), Aristea de Oliveira Pinto e Raimunda de Oliveira Pinto.

Em 20 de setembro de 1913,  casou-se na Igreja Matriz de Apodi com sua parente próxima Maria Salomé Diógenes Pinto(filha legítima de Francisco Diógenes Paes Botão e Antônia Zenóbia Pinto). Desse matrimônio, tiveram os seguintes filhos: Francisco Pinto Filho, João Pinto(auditor fiscal, foi prefeito de Apodi de 1958 a 1963), Francisca Diógenes Pinto(Francisquinha) e Maria de Lurdes Pinto.

O Coronel Chico Pinto foi agricultor, comerciante e um político de grande prestígio. Jovem ainda, ingressou na atividade comercial, como sócio da firma "Jázimo & Pinto", do seu parente Cel. João Jázimo Pinto, que mais tarde(1912) viria a ser sogro. A casa comercial dedicava-se ao ramo de tecidos e miudezas em geral. Com o falecimento do Cel. João Jázimo, em 1926, a firma foi dissolvida, surgindo com a ova denominação de Casa Comercial "Pinto & Cia", tendo como sócio seu irmão Lucas Pinto, um homem de raro tino comercial.

Elegeu-se Intendente Municipal de Apodi no ano de 1922, para o triênio 1923-1925, ocasião em que foi escolhido como Presidente do Conselho de Intendência Municipal(cargo que atualmente equivale ao de prefeito). Reelegeu-se em 06 de setembro de 1925, para o triênio 1926-1928, novamente voltando a ocupar a presidência da Intendência. 

No episódio de 10 de maio de 1927, data em que o cangaceiro Massilon Leite atacou a cidade de Apodi chefiando parte do bando de Lampião, Chico Pinto teve sua vida ameaçada, por questões políticos,  mas foi salvo graças a intervenção do Padre Benedito Basílio Alves, vigário da Paróquia.

Em julho de 1927, foi eleito deputado estadual do Rio Grande do Norte, para o triênio 1927-1929, representando o município de Apodi e regiões circunvizinhas. A legislação da época permitia que Chico Pinto pudesse exercer os dois cargos públicos ao mesmo tempo. 

No pleito eleitoral de 02 de setembro de 1928 foi eleito o primeiro prefeito constitucional de Apodi(cargo criado após a Reforma da Constituição Estadual de 1926), com uma votação de 694 votos, sendo empossado no cargo no dia   01º de janeiro de 1929.

Durante a sua administração foi construído o prédio da Prefeitura Municipal de Apodi, que também abrigava uma Cadeia Pública e um Quartel, cuja inauguração ocorreu no ano de 1930. 

Porém, Chico Pinto não concluiu seu mandato, já que foi afastado do cargo em virtude da Revolução de 1930, no mês de outubro daquele ano. Foi substituído pelo prefeito revolucionário, Cosme Corsino de Lemos. Mesmo afastado de um cargo público continuou exercendo forte liderança na região

Mas, por volta das 20:30 horas do dia 02 de maio de 1934, o Cel. Francisco Ferreira Pinto foi covardemente assassinado em sua residência, quando dirigia-se em direção à porta que dava acesso ao quintal. Neste interim, foi brutalmente atingido por certeiro tiro que lhe atingiu o tórax, fulminando-o incontinenti. Por inveja de políticos e poderosos da época, tombou o Cel Chico Pinto, o mais prestigioso político de Apodi.

Ele residia em um antigo Casarão, ainda hoje existente na Rua Nossa Senhora da Conceição, no centro de Apodi,  atualmente pertencente a sua neta materna, professora Mariinha Dantas Pinto. 

Seu irmão Lucas Pinto, uma das maiores lideranças políticas de Apodi, que assumiu os destinos políticos do município após a partida de Chico Pinto, ocupou o cargo de prefeito municipal por quatro vezes: 02/02/1936 a 31/07/1937; 01/08/1937 a 26/12/1937;  27/12/1937 a 22/09/1940 e 19/03/1946 a 21/03/1948.

Chico Pinto era tio de José da Silveira Pinto(médico, ex-prefeito de Apodi e ex-deputado estadual) e Newton Pinto(ex-deputado estadual, desembargador e ex-presidente do TJ/RN).

No dia 04 de maio de 1959, foi sancionada  pelo prefeito João Pinto a  lei municipal Nº 02/59, que  instituiu o "Feriado Municipal de 02 de Maio", para relembrar a  trágica morte do ilustre filho apodiense.

Além disso, em sua homenagem foi criada a "Praça Francisco Pinto", localizada  em frente à Prefeitura Municipal de Apodi(denominada de "Palácio Francisco Pinto"). Na Praça, existe um pequeno busto retratando o ilustre chefe político de Apodi.

FONTE DE PESQUISA: "Datas e Notas para a História de Apody" - Marcos Pinto;
Livro de Atas da Câmara Municipal de Apodi.

*Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

Links relacionados: Lei que instituiu o feriado de 02 de maio em Apodi:

Um comentário:

Pesquisar este blog

Facebook