Série Mestres do Apodi, do canal do Youtube "Bater Sete Freguesias":
De sua infância ficou o forte contato com os circos que passavam nas proximidades do Córrego do Apodi, também os bonecos que fazia de madeira junto com sua mãe, o trabalho na agricultura e a naturalidade de ser engraçado, característica marcante que sempre trouxe muitas pessoas para junto de si.
Com o passar do tempo se tornou grande conhecedor de rezas e da medicina popular, deixando a sua casa sempre muito frequentada por pessoas de todas as regiões do Apodi, que procuram nas suas rezas dele, uma alternativa para a cura de doenças.
No início da década de setenta iniciou um trabalho que mudaria sua vida: a brincadeira de papangus, composta pelos caretas, com máscaras de papelão, vestimenta de palha de carnaúba, mas com fortes características do boi de reis, pelas presenças do boi, da pinta, a burra e do jaraguá.
Depois de anos desativado por falta de brincantes e apoio, em 2019 os Papangus do Córrego do Apodi voltaram à cena, com grande envolvimento da comunidade.
No episódio de hoje, da comunidade do Córrego, zona rural de Apodi, para o mundo, o mestre Agostinho Elisiário, mais conhecido como Augusto dos Papangus.
Clique no vídeo para conferir(curta, se inscreva no canal e compartilhe nas redes sociais):
Nenhum comentário:
Postar um comentário