sexta-feira, 31 de julho de 2020

Carlinhos de Dandão


LUIS CARLOS FERNANDES TARGINO mais conhecido por Carlinhos de Dandão, nasceu em 14 de fevereiro de 1981, na cidade de Apodi/RN, filho de João de Deus Targino(Dandão), in memoriam, e de Terezinha Fernandes Targino, tendo um irmão: João de Deus Targino Filho. É neto paterno dos saudosos Odilon Targino da Costa e Francisca Targino da Costa(Dona Preta), e neto materno Silecina Lima de Góis e Francisco Paulo de Góis. 

Mora no Distrito de Soledade desde que nasceu e estudou da primeira a quarta série na Escola Municipal Francisco Targino da Costa, que fica localizada naquela localidade. Em seguida passou a estudar na Escola Estadual Professor Antônio Dantas, na cidade de Apodi, onde concluiu o ensino fundamental e cursou até o primeiro ano do segundo grau. 

Desde cedo começou a trabalhar ajudando seus pais na agricultura, atividade que exerce até os dias de hoje. É casado com Antônia Neuma Alves da Silva, e é pai de um(1) filho: João Carlos Targino de Oliveira. 

Carlinhos faz parte da tradicional Família Targino de Soledade, família essa que já ocupou por diversas vezes uma cadeira na Câmara Municipal de Apodi. O seu tio Geraldinho Targino foi vereador por um mandato e também presidiu o legislativo apodiense na década de 90.

Hoje, Carlinhos de Dandão é filiado ao PSB - Partido Socialista Brasileiro e é pré-candidato ao legislativo municipal. Apresenta seu nome ao crivo da população apodiense, acreditando que é possível fazer diferente, lutar por melhorias pelo homem do campo, por sua localidade, o Distrito de Soledade, na região da Chapada, bem como por todo o município de Apodi. 

*Postado por Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

Vereadores de Apodi eleitos em 1970


Vereadores do município de Apodi eleitos no pleito de  15 de  novembro de 1970:

MDB - Movimento Democrático Brasileiro: 


 Aliança Renovadora Nacional(ARENA): 

2. Bevenuto José de Paiva - 601 votos

3. Saint-Clair Diniz de Almeida - 558 votos


5. José Benevides Maia - 429 votos

6. José Dionizio de Morais(Deca Morais) - 389 votos


8. Abilio Soares de Macedo - 224 votos


10. Joaquim Cirilo da Silva(Joaquim Flôr) - 171 votos

Eleitorado: 6.004
Votantes: 4.968
Votação da ARENA: 3.365
Votação do MDB: 602
Soma das legendas(ARENA + MDB): 3.967
Votos em branco: 497 
Votos nulos: 504 

Fonte: Dados do Cartório Eleitoral de Apodi.

Pesquisa: Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi - Portal Fatos do RN

terça-feira, 28 de julho de 2020

Em 28 de julho de 2018, Apodi se despedia de Seu Chico Paulo

Francisco Paulo Freire(Chico Paulo). 

No dia 28 de julho de 2018, um sábado,  a cidade de Apodi se despedia do senhor Francisco Paulo Freire, mais conhecido por Chico Paulo, grande empreendedor, comerciante, liderança política deste município. Deixava aos 91 anos de idade a terra que tanto amou e batalhou pelo seu crescimento, deixando assim uma lacuna na Rua São João Batista, onde residia ao lado de sua família. 


FRANCISCO PAULO FREIRE nasceu em 18 de janeiro de 1927 no  Sítio Baixa Grande, zona rural do município de Apodi/RN, filho do casal Francisco Eduardo Freire e Francisca Cristina Freire. De uma família humilde, desde muito cedo, começou a trabalhar ajudando seus pais na agricultura. Autodidata, não chegou a frequentar a escola, mas aprendeu a ler e escrever sozinho.

Na década de 40 viajou à Amazônia e atuou como "Soldado da Borracha". Trabalhou no seringal ao lado de conterrâneos de sua terra, dentre eles, o também apodiense Pedro José de Noronha.

No ano de 1951, casou-se com a paraibana Benedita Ferreira Freire, conhecida por “Dona Moça”, cujo matrimônio deu origem a uma numerosa família, com os seguintes filhos: Ivo Freire de Araújo, ex-vice-prefeito, ex-prefeito e ex-vereador de Apodi; Maria Nilza Freire Pinto; Maria Zélia Freire de Araújo; Luiz Gonzaga Freire(Luizão, ex-secretário municipal de Administração); Maria Neide Freire de Araújo; Francisco Paulo Freire Filho(Chicão); Tarcísio Paulo Freire; Carlos Freire de Araújo; Marcos Freire de Araújo; Maria Aparecida Freire Marinho; Jairo César Freire de Araújo; e Airton Cristino Freire de Araújo. Eles também criaram mais uma filha, de nome Maria Gomes Bezerra, conhecida por “Pretinha”.  Dona Moça, a sua querida esposa e companheira de longos anos,  veio a falecer em 12 de novembro de 2017, aos 84 anos. 

Chico Paulo sempre teve um pensamento futurista, visando proporcionar melhores condições de vida para a população, estabeleceu diversos empreendimentos que contribuíram para a economia da cidade de Apodi, tais como: um posto de combustível, loja de tecidos, fábrica de sabão, um alambique que produzia a aguardente “Não me solte”, engenho com produção de rapadura, uma sorveteria, torrefação de café, uma farmácia, uma casa de produção de autopeças em sociedade com o senhor Neném Tonico,  uma cerâmica, entre outros. Apesar dos empreendimentos bem sucedidos, nunca abandonou a vida no campo e sempre esteve cuidando de sua fazenda.

O comerciante também deixou sua marca registrada na política apodiense, tendo disputado o cargo de prefeito municipal no pleito eleitoral de 15 de novembro de 1972, na época pela sublegenda da Aliança Renovadora Nacional – “ARENA 2”, tendo o vereador Celso Marinho de Oliveira, como seu vice. Eles enfrentaram os candidatos da ARENA 1, cuja chapa era formada pelo agricultor Izauro Camilo de Oliveira para prefeito e o ex-vereador Bevenuto José de Paiva, para o cargo de vice.  Chico Paulo não venceu a eleição, mas apesar disso passou a exercer a sua liderança política no município, participando de históricas disputas eleitorais, sempre respeitado por todas correntes políticas existentes no município. 

"Soldados da Borracha", comandados pelo apodiense Pedro José de Noronha(o primeiro da foto). Atuaram no Seringal denominado "Igualdade" na floresta amazônica.  Seu Chico aparece na fileira de trás, sendo o segundo da esquerda para a direita. Década de 40.   Foto: Reprodução. 

Um dos primeiros postos de gasolina de Chico Paulo, que localizava-se na Rua Margarida de Freitas. Neste local também funcionou a loja "A Sertaneja", e atualmente abriga a "Loja Fonseca". Imagem veiculada no facebook. 

Antigo "Posto Brasília", também de sua propriedade, com data provável nos anos 60.  Na foto aparecem, o senhor Zé Lucas, seu Chico Paulo e Dona Terezinha de Abília(esposa de Fernando Meneses. Foto: reprodução.

"Posto Brasília". Anos 60. Foto: reprodução. 

Chico Paulo e o então vereador Celso Marinho, respectivamente candidatos a prefeito e vice no pleito de 1972, pela sublegenda da ARENA 2.  Foto: Arquivo do Blog. Veja o link a seguir: https://fatosdeapodi.blogspot.com/2019/08/eleicoes-para-prefeito-de-apodirn.html

Fotografia oficial da campanha para prefeito em Apodi no ano de 1972. Foto: Arquivo do blog. 

Chico Paulo e sua querida esposa Benedita Ferreira Freire(Dona Moça). Foto: Marcos Freire. 

Inauguração da "Feira Livre Francisco Paulo Freire", em 27 de dezembro de 2019. Foto: Vilmaci Viana. 

No ano de 2019 a Feira Livre da cidade de Apodi foi modernizada pelo poder público municipal e passou a ser denominada de “Francisco Paulo Freire”,  através da lei municipal nº 1548/2019, em reconhecimento aos seus serviços prestados a este município.


Postado por Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN.

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Sancionada lei em homenagem ao ex-vereador apodiense Titico Targino

Ex-vereador Titico Targino. 

Foi publicada no Diário Oficial dos Municípios do RN(FEMURN), edição 2.322 desta segunda-feira(27/07), a lei municipal nº 1.629, de 24 de julho de 2020, sancionada pelo prefeito de Apodi, o Sr. Alan Silveira, que denominou uma Rua no Bairro Garilândia com o nome do ex-vereador apodiense  Francisco Valdevino Sobrinho(Titico Targino). A homenagem surgiu através do PLL nº. 0575/2020, de autoria do vereador Charton Rêgo. 

Sobre o homenageado: 

FRANCISCO VALDEVINO SOBRINHO mais conhecido por Titico Targino, nasceu no Sítio Baixa Fechada, zona rural do município de Apodi/RN, em 17 de abril de 1940, filho legítimo de Elizio Valdivino de Oliveira e Raimunda Martinha de Oliveira, porém foi criado pelo casal João Targino da Costa e Maria Costa . Com 04 dias de nascido passou a residir no Distrito de Soledade, neste município.

Em 22 de outubro de 1960, Titico Targino casou-se com a senhora Maria Lucina Valdevino. Dessa união tiveram uma prole de 10 filhos: Antônia Marta S. Valdevino, João Ribamar da costa, Julimar Valdevino da Costa, Francisco Gilberto da Costa, Maria Aparecida Valdevino, Gilvan Valdevino da Costa, Antônio Geovan da Costa, José de Arimatéia Valdevino, e os gêmeos Alexes Geolekes Valevino e Alexsandra Andrea Valdevino.

Ao longo de sua trajetória de vida trabalhou como agricultor, mecânico e também deixou sua história marcada na vida política do município. Em 1992 entrou para a vida pública ao se eleger vereador na cidade de Apodi, pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro - PMDB, obtendo 417 votos, conquistando o sétimo lugar das 12 cadeiras reservadas ao legislativo da época. Representando principalmente o Distrito de Soledade, localidade onde viveu a maior parte de sua vida, Titico tomou posse em 01º de janeiro de 1993 e concluiu seu mandato de vereador em 31 de dezembro de 1996. Ele chegou disputou a reeleição no pleito de outubro de 1996, mas acabou ficando com a suplência, pelo PMDB, conquistando 647 sufrágios. Titico Targino faleceu em 13 de fevereiro de 2020(uma quinta-feira), aos 79 anos de idade.

Confira o teor da lei: 

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
PREFEITURA MUNICIPAL DE APODI

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO
LEI MUNICIPAL Nº 1629/2020 DE 24 DE JULHO DE 2020

PLL nº. 0575/2020 Autor, Charton Heston Rêgo Noronha Gonçalves

Dá denominação de Rua Vereador Francisco Valdevinbo Sobrinho (Titico Targino), existente no bairro do Garilândia na cidade Apodi-RN e dá outras providencias

O PREFEITO MUNICIPAL DE APODI-RN faz saber, no uso das atribuições legais que lhe são conferidas pelo Art. 66 inciso IV da Lei Orgânica, e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1º - Fica denominada de rua VEREADOR Francisco Valdevino Sobrinho (TITICO TARGINO) no bairro Garilândia na cidade de Apodi – Rio Grande do Norte, cujo logradouro e arruamento são nominados com as seguintes características de identificação:

Parágrafo Único. A Rua VEREADOR Francisco Valdevino Sobrinho (TITICO TARGINO), iniciando-se na rua principal Amilton Tenório de Souza, paralela a rua Alaide Marinho, na cidade de Apodi-RN.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal em Apodi/RN, em 24 de julho de 2020.

ALAN JEFFERSON DA SILVEIRA PINTO
Prefeito Municipal

ARIANA CINTHIA DANTAS DE PAIVA
Secretária de Administração e Planejamento
Portaria nº 0430/2017

*Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Termo de posse do prefeito Luiz Ferreira Leite, 1933

 

Ata da posse do Prefeito deste município cidadão Luis Ferreira Leite 

Aos vinte e quatro dias do mez de Julho de mil novecentos e trinta e três, nesta cidade do Apodi, no Estado do Rio Grande do Norte, no edificio da Prefeitura Municipal em o salão designado para posse do prefeito recem nomeado cidadão Luiz Ferreira Leite, este ai compareceu pelas 15 horas, acompanhado do ex-prefeito cidadão Benedito Dantas Saldanha e exhibiu o titulo de sua nomeação para prefeito deste municipio, assinado pelo Excelentissimo Sr. Primeiro Tenente Sergio Bezerra Marinho, Secretário Geral do Estado do Rio Grande do Norte no exercicio interino de Interventor Federal em acto de 14 do corrente mez, e depois de haver assim dado conhecimento da sua nomeação assumiu o exercicio do seu cargo na presença das autoridades, funcionários da Prefeitura, cavalheiros e familias que compareceram ao acto da posse. Em seguida ficou designado o dia seguinte para entrega dos archivos e dos moveis pertencentes a Prefeitura. E para constar, eu Joaquim Manoel de Oliveira, Secretário lavrei a presente ata que será assinada pelos mesmos e por mim secretário e demais pessôas presentes. 

Luiz Ferreira Leite 
Benedito Dantas Saldanha
Joaquim Manoel de Oliveira
  Bezerra
Pedro Rodrigues Campello
Eneas Felipe Barbosa
Osório Martins de Moura Brasil
João Batista Guerra
Carlos Guerra
Sebastião Sizenando Sena e Silva
Pedro Maia
Tilon Gurgel
Vicente Leite Filho 
Elysio Ferreira Pinto 
 Mota 
Manoel Moreira Maia
Ignacio Gabriel Maia
Roldão Frutuoso de Oliveira
Severino Lima
Julio Marinho Dantas
Ferreira da Mota
Antonio Paschoal da Costa
Firmino Rodrigues Campelo
Jonas Magno Pinto
Octacilio Custódio da Silva
Sebastião Paulo Ferreira Pinto 
Francisco Magno  
Francisco Theodoro Pinto 
José Marinho da Mota
João Gurgel Pinto 
Aristides Leite de Góis
Antonio Ferreira Leite
Cicero Monteiro Cavalcante
Antonio Francisco de Mello
Gabriel Alves Maia
Pedro Gomes de Melo
Isaias de Oliveira Maia
Manoel  Gomes
Manoel Diogenes do Nascimento 
Olhinto  Moreira de Souza
João Batista Diogenes
Thomas de Souza
Francisco Anacleto 
Cicero Ferreira Pinto 
Arnobio Camara
Filastrio Lopes Correia Pinto 
Julio Marinho de Oliveira
Manoel Fernandes de Oliveira
Francisco .
Manoel Simplicio Mota 
José B de Oliveira 
Manoel Raimundo Pinheiro 
Maria de Oliveira Pinto 
Dorotéa Diogenes Pinto 
Maria de Lourdes Pinto 
Joana Esther Soares
Sinhazinha Magno 
Elisa Meneses
Alzira Maia


FONTE: Arquivo da Câmara Municipal de Apodi/RN 

Pesquisa: Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

sexta-feira, 17 de julho de 2020

Termo de posse do prefeito Tenente Abilio Campos, 1934


Acta da posse do Prefeito Tenente Abilio Campos

Aos desesete dias do mez de Julho de mil novecentos e trinta e quatro, nesta cidade do Apodi, Estado do Rio Grande do Norte, edifício da Prefeitura Municipal, designado, digo em o salão designado do Prefeito Tenente Abilio Campos, ahi compareceu pelas oito horas em companhia do cidadão Joaquim Manoel de Oliveira, secretario no exercicio Prefeito e minha presença exhibiu o titulo de sua nomeação para Prefeito interino deste município assinado Exmo. Sr. Interventor Federal do Estado do Rio Grande do Norte Doutor Mário Leopoldo Pereira da Câmara, em acto de sete do corrente mez, e depois de haver dado conhecimento de sua nomeação assumiu o exercício de seu cargo. E para constar lavrei esta acta que vai assinada pelos mesmos. Eu, Carlos Borromeu de Brito Guerra, tesoureiro, servindo de Secretário a escrevi. 

Tenente Abílio Campos
Joaquim Manoel de Oliveira 
Carlos Borromeu de Brito Guerra 


FONTE: Arquivo da  Câmara Municipal de Apodi/RN

Pesquisa: Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Aniversário da professora aposentada Maria Coeli Magno


Registramos hoje, neste 16 de julho, o aniversário da professora Maria Coeli Magno, atualmente aposentada, uma apodiense dedicada que já deixou seu legado  nos anais da história na educação deste município.  Nascida no ano de 1935, ela é filha do saudoso casal Eudóxio Magno de Oliveira Pinto e Anatildes Dantas da Silva(Dona Tila). 

Dona "Celi de Tila", como também é conhecida, foi diretora da Escola Estadual Ferreira Pinto e também lecionou na Escola Estadual Antônio Dantas, foi supervisora do antigo NURE(atual 13º DIREC), em Apodi. Além disso, nos anos 70 ela fundou e dirigiu o "Educandário Mundo da Criança", instituição que deixou relevantes serviços prestados na sociedade apodiense.

Dona Celi também exerceu o cargo de Secretária Municipal de Educação por duas vezes, atuando na gestões dos ex-prefeitos Ivo Freire de Araújo(1985-1988) e Simão Nogueira Neto(1989-1992).

OBS: O autor deste espaço expressa seu respeito e estima pela sua trajetória de  vida, prestando homenagens a esta mulher, sempre atenciosa com todos que a procuram. Parabéns, tudo de bom em sua vida!

Anteriormente, já publicamos um post sobre a trajetória de Dona Celi, que pode ser conferido no link a seguir: https://fatosdeapodi.blogspot.com/2019/05/maria-coeli-magno.html

*Postado por Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

terça-feira, 14 de julho de 2020

Júnior Carlos


RAIMUNDO NONATO CARLOS JÚNIOR mais conhecido por Júnior Carlos, nasceu em 27 de dezembro de 1978, na Maternidade Claudina Pinto, na cidade de Apodi/RN. É filho de Raimundo Nonatos Carlos(in memoriam) e Maria Laice da Costa Carlos(in memoriam), sendo neto paterno de Manoel Carlos da Costa e Zulmira Marinho de Oliveira, e neto materno de Antônio dos Reis Magos da Costa e Francisca Albina da Conceição. São seus irmãos: Zulmira Marinho da Costa Carlos Borba, Thalita da Costa Carlos Freitas, Jonatas da Costa Carlos e Jeremias da Costa Carlos

Júnior é membro de uma família humilde, filho de agricultor e criador de gado, oriundo do Sítio Baixa Fechada 2, na região do Vale do Apodi.

Iniciou seus estudos na Escola Estadual Ferreira Pinto, na cidade de Apodi, onde cursou da 1ª a 4ª série. Da 05ª a 08ª série estudou na Escola Estadual Professor Gerson Lopes. Concluiu o ensino médio, frequentando três escolas: Cursando o primeiro ano do segundo grau na Escola Estadual Antônio Dantas,  o segundo ano no Colégio Nossa Senhora da Conceição, em Apodi; já o terceiro ano fez no Colégio Hipócrates, na zona sul de Natal/RN. Começou a fazer o curso de Gestão Pública, pela UNIP, porém não chegou a concluí-lo. 

Passou uma infância tranquila e desde cedo passou a ajudar seus pais na agricultura, no sítio da família. Aos 18 anos teve a oportunidade de conseguir seu primeiro emprego, começando a trabalhar como vendedor na "Cervejaria Antarctica", em Mossoró/RN. Depois foi convidado para trabalhar na Coca Cola, onde também exerceu a função de vendedor, atuando em diversas cidades do Oeste Potiguar. Atuou ainda na "RC Cola", e por último na loja "ISKISITA ATACADO", de Natal, como vendedor externo no médio e alto oeste. Ao todo, trabalhou com vendas por cerca de 14 anos. 

Nunca passou por sua cabeça entrar na vida pública, porém no ano de 2008, incentivado por seus familiares e amigos, inclusive por seu tio, o ex-prefeito Simão Nogueira Neto, Júnior decidiu sair candidato à Câmara Municipal de Apodi, pelo PSB. Na época, conseguiu se eleger com 930 votos, passando a atuar na legislatura 2009-2012.

Com um trabalho de base, perto das pessoas, dos bairros e das comunidades rurais, colocou novamente seu nome a disposição, conseguindo se reeleger no pleito de 2012,  com 1.215 sufrágios, sendo inclusive o segundo mais bem votado daquele pleito. No ano de 2016 conseguiu seu terceiro mandato parlamentar, pelo PSB, ocupando o primeiro lugar para a Câmara Municipal, logrando 1.553 votos. 

Ao longo de seus mandatos, o edil já conseguiu trazer diversas melhorias para o município, como 04 quadras de esportes, adutoras, poços tubulares com caixa d'água, entre outros. Além disso, trabalhando ao lado do deputado federal Rafael Motta conseguiu a destinação de emendas impositivas, como por exemplo,  a construção de uma UBS na região do Vale, na comunidade de Juazeiro I(que brevemente será inaugurada); e ainda a compra de um caminhão pipa para atender a necessidade de água potável nas comunidades rurais do município.

No plano legislativo, o parlamentar também destaca-se por sua participação em diversas comissões importantes da Casa do Povo. Júnior Carlos foi vice-presidente da Câmara Municipal de Apodi durante o biênio 2015-2016, e assumiu interinamente a presidência do legislativo, de janeiro a junho de 2016. Exerceu o cargo de Primeiro Secretário da Mesa-Diretora do legislativo durante o biênio 2017-2018. Hoje é presidente do diretório municipal do PSB Apodi e desde então vem  contribuindo para o crescimento e fortalecimento da sigla na cidade. 

É casado com Ana Karine Morais de Lima, e pai de três filhos: Lucas Felipe, Ana Cecília e Raimundo Neto. 

*Postado por Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

domingo, 5 de julho de 2020

Izauro Camilo de Oliveira, ex-prefeito de Apodi

Ex-prefeito Izauro Camilo. Fotografia exposta na Galeria da Prefeitura Municipal de Apodi/RN.

IZAURO CAMILO DE OLIVEIRA, nascido em 05 de julho de 1906, era filho do casal Raimundo Casado de Oliveira e Francisca Maria da Conceição. Foi casado com Maria Gomes de Oliveira(Dona Marica), com quem teve os filhos Raimunda Gomes de Oliveira, in memoriam;  Raimundo Gomes de Oliveira(Preto de Izauro), in memoriam; e João Gomes de Oliveira(Dandinho).

Ingressou na política através do Coronel Lucas Pinto, líder de grande prestígio em Apodi e região. Antes disso, Izauro foi agricultor, marchante, delegado de polícia.

Em 1958, Izauro Camilo dá inicio a sua carreira política ao se eleger vice-prefeito, pelo antigo Partido Social Democrático(PSD), na chapa encabeçada por João Pinto(sobrinho do Coronel Lucas Pinto), do PSD.  Mostrando vocação para a política, Izauro obteve mais votos que João Pinto, pois naquela época, o prefeito e o vice eram votados e eleitos separadamente. Nessa ocasião, o vice Izauro conquistou 2.019 votos, enquanto o prefeito João Pinto, logrou 1.701 sufrágios.

Ao tomar posse em 31 de março de 1958 acumulou também o cargo de Presidente da Câmara Municipal, conforme determinava a legislação da época. 

Porém, no pleito de 1962, O velho Izauro já afastado de Lucas Pinto e da função de vice-prefeito, lançou sua candidatura ao executivo municipal de Apodi, pela União Democrática Nacional(UDN), partido do ex-governador Dinarte Mariz.

Izauro elegeu-se prefeito da cidade com 2.096  votos, tendo o comerciante Manoel Antonio de Souza(UDN), como vice-prefeito, derrotando o então deputado estadual Newton Pinto e o comerciante Júlio Marinho, respectivamente candidatos a prefeito e vice pelo PSD.  Assim encerrava o domínio político da família Pinto, vigente no município há décadas.

Tomou posse em 31 de março de 1963 e governou até 31 de março de 1969. No ano de  1968  faz do vereador Valdemiro Pedro Viana, seu sucessor na Prefeitura de Apodi.

Já nas eleições municipais de 1972, Izauro disputa novamente o cargo de prefeito, desta vez, pela sublegenda da Aliança Renovadora Nacional – ARENA 1,  e escolheu como seu companheiro de chapa, o então vereador Bevenuto José de Paiva. Izauro foi eleito com 3.283 votos, derrotando a chapa da ARENA 2, formado pelo comerciante Francisco Paulo Freire(Chico Paulo) e o ex-vereador Celso Marinho de Oliveira.

Cumpriu o segundo mandato no período de 31 de janeiro de 1973 até 31 de janeiro de 1977.

No pleito de 1976, apoiou mais uma vez o seu amigo Valdemiro Pedro Viana na disputa pelo Palácio Francisco Pinto, consagrando uma nova vitória. Já, no ano de 1982, conseguiu eleger o ex-vereador Hélio Marinho à Prefeitura,  e dessa forma dando continuidade a "Era Izauro".

Sua última participação em uma eleição foi no ano de 1988, quando naquela época, foi eleito o prefeito Simão Nogueira. Encerrou sua trajetória política como presidente do Diretório Municipal do extinto Partido Democrático Social(PDS). 

Izauro foi um habilidoso homem público, admirado por todos, tornou-se uma das maiores forças políticas deste município, liderando dos anos 60 até a década de 80. Izauro faleceu em sua terra natal em fevereiro de 1990.

Izauro e sua esposa, Dona Marica, também de saudosa memória. 

Resolução nº 23, aprovada em abril de 1962 pela Câmara Municipal de Apodi, concedeu uma licença de 06(seis) meses para que Izauro pudesse se afastar dos cargos de Presidente da Câmara e Vice-prefeito, afim de se dedicar à sua candidatura na disputa pela prefeitura de Apodi, nas eleições de outubro daquele ano.

Fotografia oficial da candidatura para Prefeito de Apodi, em 1962. 

Foto registrada na ocasião de seu segundo mandato à frente da Prefeitura de Apodi, em 1973. Imagem extraída do Jornal "Diário de Natal". 
Atendendo em seu gabinete, durante o segundo mandato. Foto extraída do jornal "Diário de Natal"
Expressando apoio aos candidatos da "Aliança Popular", João(governador), Lavoisier Maia e José Agripino(senadores), na campanha de 1986. Imagem extraída do Jornal "Diário de Natal". Com a ajuda de Izauro, eles obtiveram expressiva votação no município. Aliás, sempre foi sim.  Todos os candidatos do "velho Izauro", eram sempre bem votados. 
Seus amigos e parceiros políticos, os ex-prefeitos Hélio Morais Marinho e Valdemiro Pedro Viana. Imagem extraída do livro "Trajetória Políticas

Homenagem concedida no ano de 1986, em reconhecimento aos seus serviços prestados ao município. 

*Postado por Francisco Veríssimo - Blog Fatos de Apodi-Portal Fatos do RN

Veja outros posts:  
https://fatosdeapodi.blogspot.com/2019/08/eleicoes-para-prefeito-de-apodirn.html - Eleições para prefeito de Apodi; 

https://fatosdeapodi.blogspot.com/2020/03/termo-de-posse-do-prefeito-izauro.html - Termo de posse do prefeito Izauro Camilo, 1963

https://fatosdeapodi.blogspot.com/2018/10/prefeitos-de-apodirn-desde-1833.html - Prefeitos de Apodi/RN.

https://fatosdeapodi.blogspot.com/2018/10/vice-prefeitos-de-apodi.html - Vice-prefeitos de Apodi 

Pesquisar este blog

Facebook